Estudante

Os impactos da poluição ambiental no Brasil

  • 2

Na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a sociedade foi marcada por grandes transformações no âmbito social, econômico e, principalmente, ambiental. Analogamente, no Brasil, as indústrias cresceram, novas tecnologias foram desenvolvidas, mas isso gerou também uma forte escassez de recursos naturais, bem como o agravo da poluição ambiental – um problema grave e hodierno. Diante desse viés emblemático, é possível preconizar que os impactos desse imbróglio emergem tanto da negligência estatal, quanto de uma lacuna educacional.

Nessa perspectiva, é indubitável que a indiligência do governo agrava esse dissabor. Isso porque de acordo sociólogo político Rousseau, o Estado, fonte das leis, é responsável por conservar o bem-estar da população, com base no que é justo, entretanto, isso não acontece no solo tupiniquim. Evidencia disso é que mesmo com a existência da Lei n.º 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que constitui poluição como crime, ainda assim, a nação brasileira ocupa o 4° lugar no ranking de países que mais emitem gases poluentes no mundo.

Paralelamente, a educação também é um fator que contribui para perpetuação desse empecilho. De acordo com o filósofo Sêneca, “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. A partir disso, corroborando com a assertiva de Sêneca, a falta de educação ambiental, consequentemente, impede a formação de indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais. Dessa forma, se a sociedade não for educada para ser consciente dos impactos das ações antrópicas ao meio ambiente, certamente, a emissão de CO2 e outros poluentes tendem a crescer paulatinamente.

Mediante ao exposto, é fulcral a tomada de medidas para resolver tal impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação em parceria com as escolas públicas e privadas, educar e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para conservação e proteção da natureza, através de palestras e de matérias com a temática ambiental inclusa na grade curricular. Outrossim, seria pertinente convidar Engenheiros Ambientais e Florestais para discorrer um pouco mais sobre o tema nessas aulas, agregando conhecimento. Tudo isso, com o fito de garantir que sociedade brasileira seja mais ecológica e consciente, pois, talvez assim, se estabeleça o equilíbrio socioeconômico e ambiental que tanto se almeja desde o início da revolução industrial. 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, Railton.

    Sua redação no geral ficou excelente. Parabéns! No entanto, podemos melhorar algumas coisas nela.

    Introdução: Ficou ótima. Você inicia com um repertório pertinente e legítimo e fez um uso super produtivo dele.
    D1: Nesse parágrafo você começou muito bem, mas depois que apresentou o primeiro repertório você não fez um uso produtivo dele e em seguida já coloca outro repertório que também não faz um uso produtivo dele. “Entretanto, isso não acontece no solo tupiniquim devido a falta de políticas públicas que efetivem o funcionamento das leis que condenem as queimadas ilegais. Evidencia disso é que mesmo com a existência da Lei n.º 6.938/81 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que constitui poluição como crime, ainda assim, a nação brasileira ocupa o 4° lugar no ranking de países que mais emitem gases poluentes no mundo.” Acho que assim ficaria melhor. (apenas uma dica)
    D2: Excelente!!
    Conclusão: Muito boa. Apresentou os 5 elementos e uma proposta de intervenção pertinente e plausível.

    C1- 180
    C2- 200
    C3- 140
    C4- 200
    C5- 200
    NOTA: 920

    • 2
  2. Olá!
    Gostei muito da sua redação. Você abordou questões importante sobre a poluição causada no Brasil e ótimas sugestões para evitar que esse problema continue. O conhecimento sobre lei e a citação foi bem colocado e ajudou na melhor compreensão do assunto.
    Sou nova aqui na comunidade, mas posso dizer que você fez uma ótima redação, parabéns!

    • 1
  3. Olá!
    Nossa você arrasou! meus parabéns.
    A introdução está perfeita, demonstrando os assuntos a serem discutidos com muita maestria
    O desenvolvimento 1 e 2 também, conversam entre si. Da para perceber que foi um texto bem planejado.
    Adorei as colocações das frases filosóficas e sociológicas.

    • 1
  4. oi amg, vou tentar corrigir tua redação de acordo com os meus conhecimentos sobre a redação do enem tá?
    vamos lá :)
    competencia 1: 200, a escrita está bem colocada e com poucas inadequações que não tiram o seu 200 aqui
    competencia 2: 160, desenvolveu muito bem o tipo textual, mas há repertórios soltos e sem estarem desenvolvidos
    competencia 3: 160 a argumentação está se encaminhando ao 200, mas por não ter desenvolvido os repertórios, a argumentação fica inconsistente
    competencia 4: 200, conectivos bem colocados
    competencia 5: 200, tudo ok na proposta
    nota: 920

    • 1
  5. Oi, tudo bem?
    Que redação linda!!!!
    Eu amei a Introdução e o seu desenvolvimento 2 ta muito bomm.
    A conclusão muito bem elaborada e completinha.
    Tá nítido que você planejou o seu texto cuidadosamente antes de escrever.
    Ótimos repertórios, produtivos e pertinentes.
    Só uma coisa: eu achei o seu D1, talvez, um pouco expositivo. Acho que poderia ter argumentado mais.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200

    Fiquei em dúvida se colocava 160 ou 200 na C3, então vai de 180 mesmo kkkkkkk

    Nota final: 980

    Parabéns!!!! Arrasou.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.