OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA INCLUSÃO DIGITAL

  • 1

(Por favor, corrijam com os critérios da Banca NUCEPE)
Em virtude da atualidade e relevância da questão, tornam-se a cada dia mais comuns as discussões a cerca da inclusão digital. Os impactos decorrentes da pandemia do Covid-19, acentuaram a relação de pessoas desempregadas e sem renda e a acessibilidade à internet em isolamento social.

Um desses aspectos diz respeito ao distanciamento social, e a volta das pessoas para as zonas rurais. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a região Norte tem a maior porcentagem de domicílios sem internet do país, por falta de conhecimento para usar. Fato esse que comprova a exclusão dos interioranos a esse acesso.

Cumpre ainda destacar que, como consequência à epidemia, houveram aumentos nos índices de demissões e consequentemente uma redução do poder aquisitivo da população para adquirir o mínimo existencial, como por exemplo a internet. Além disso, vários atendimentos essenciais como o Auxílio Emergencial, dependem do uso de aplicativos. Porém no Brasil, ainda segundo o IBGE, 45,9 milhões de Brasileiros não tem acesso a rede. Tirando assim a garantia desse direto.

Portanto, a inclusão digital em momento de crise epidemiológica depende das ações conjuntas de Estado e iniciativas privadas provedoras do ciberespaço, para porem em prática o que é previsto pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, como um direito humano no artigo 19 do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, eu não tenho muita familiaridade com esta banca mas dei uma pesquisada e tentarei fazer o meu melhor. Parabéns pela redação, achei ela bastante fácil de ler, não é uma leitura massiva ou pesada e é um texto bem construído. Logo no início foi usado a expressão “a cerca da” erroneamente, pelo que eu entendi a intenção foi falar “a respeito de” então deveria ter sido usada a palavra “acerca” junto. Além do mais não existe “a cerca da”, só existe “a cerca de”; então a dica que eu tenho pra ti é toda vez que quiser falar “a respeito de” e vier a expressão “acerca da” mentalize que é junto sempre. Tome cuidado também com pontuações como vírgula e ponto de continuação. No terceiro paragrafo eu não consegui entender o que o “cumpre” significou. Ademais eu gostei bastante, os paragrafos foram bem divididos e seus argumentos muito bem colocados, além de ter introduzido muito bem sua tese e ter retomado sua tese na conclusão. Muito sucesso!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.