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Os impactos da pandemia na educação brasileira

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Em concordância com o filósofo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico, pois ambos necessitam de igualdade entre todas as partes para se manterem saudáveis. No entanto, um corpo social em que a pandemia proporcionou impactos na educação demonstra uma contrariedade em relação à teoria do pensador, causado, não apenas pela discrepância social, mas também pela inércia estatal.

Diante desse cenário, é importante abordar a desigualdade social como um fator agravante de problemática. Infelizmente, as classes sociais com o poder aquisitivo menor já eram alvos de uma educação precária antes da pandemia causada pelo vírus da COVID-19, tendo em vista que não possuíam recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas escolares e estavam sujeitos a uma infraestrutura inadequada. Contudo, a situação durante e após a quarentena piorou, visto que as instituições de ensino que foram capazes de oferecer aulas através da internet de modo a continuar formando os cidadãos não obtiveram total êxito, porque a diferença econômica entre as famílias contemporâneas está em um crescimento constante que o número de alunos sem acesso ao ambiente online está, gradualmente, se tornado maior. Consequentemente, ocorre uma defasagem acerca dos estudos para os jovens, proporcionando a falta de conhecimentos básicos que os impedem de assimilar conteúdos mais complexos.

Ademais, deve-se abordar a ineficácia governamental como um agente contribuidor deste empecilho. Foi publicado, em 1988, o documento mais importante da história do Brasil: A Constituição Federal. Nela é previsto que todos os cidadãos brasileiros devem ter os seus direitos de estudar atendidos. Porém, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, porque as crianças, adolescentes e adultos que não possuíam condições financeiras estáveis não receberam auxílio do Estado, fato que demonstra uma hipocrisia do governo com a sua nação e, mesmo depois das aulas presenciais terem se restabelecidos nas escolas e universidades, não houve o anúncio de quaisquer ações da governança a fim de reverter a situação caótica que o país se encontra quando o assunto é educação. 

Desse modo, graças ao desequilíbrio social e à pouca ou nula ação do Governo Federal, o território nacional abrange diversas resultantes negativas causadas pela força da pandemia e é preciso que haja intervenções. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério da Educação, por meio do capital adquirido através dos impostos que o povo paga, promoverem investimentos nas instituições de ensino, com a intenção de oferecer uma maior quantidade de materiais didáticos e uma infraestrutura melhor. Outrossim, as escolas devem incluir em suas grades curriculares períodos de reforço para todos os alunos, com a finalidade de proporcionar aos estudantes outras maneiras de adquirirem os conhecimentos defasados. Medidas assim visam tornar a nação, de acordo com o sociólogo Durkheim, um corpo saudável.

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1 Correção

  1. Olá! Espero te ajudar com a correção.

    Em concordância com o filósofo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um corpo biológico, pois ambos necessitam de igualdade entre todas as partes para se manterem saudáveis. No entanto, um corpo social em que a pandemia proporcionou impactos na educação demonstra uma contrariedade em relação à teoria do pensador, causado, não apenas pela discrepância social, mas também pela inércia estatal.

    >>> sua introdução apresenta todos os elementos que são propostos pelo ENEM.

    Diante desse cenário, é importante abordar a desigualdade social como um fator agravante de problemática. Infelizmente, as classes sociais com o poder aquisitivo menor já eram alvos de uma educação precária antes da pandemia causada pelo vírus da COVID-19, tendo em vista que não possuíam recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas escolares e estavam sujeitos a uma infraestrutura inadequada.(⚠️)ÍNICIO Contudo, a situação durante e após a quarentena piorou, visto que as instituições de ensino que foram capazes de oferecer aulas através da internet de modo a continuar formando os cidadãos não obtiveram total êxito, porque a diferença econômica entre as famílias contemporâneas está em um crescimento constante que o número de alunos sem acesso ao ambiente online está, gradualmente, se tornado maior(⚠️) FIM. Consequentemente, ocorre uma defasagem acerca dos estudos para os jovens, proporcionando a falta de conhecimentos básicos que os impedem de assimilar conteúdos mais complexos.

    >>> foram abordadas temáticas muito importantes nesse parágrafo que de fato enalteceram sua argumentação, entretanto, faltaram os dados estatísticos para a comprovação desse crescimento que você falou no texto. gostaria de fazer um alerta para você: a Competência 4 da redação além de tratar dos conectivos, repetição de palavras, também trata da questão do tamanho dos períodos textuais. Sugiro que reformule esse parágrafo e tente deixar mais resumidas algumas ideias e pontuar adequadamente.

    Ademais, deve-se abordar a ineficácia governamental como um agente contribuidor deste empecilho. Foi publicado, em 1988, o documento mais importante da história do Brasil: A Constituição Federal. Nela é previsto que todos os cidadãos brasileiros devem ter os seus direitos de estudar atendidos. Porém, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, porque as crianças, adolescentes e adultos que não possuíam condições financeiras estáveis não receberam auxílio do Estado, fato que demonstra uma hipocrisia do governo com a sua nação e, mesmo depois das aulas presenciais terem se restabelecidos(⚠️ restabelecido) nas escolas e universidades, não houve o anúncio de quaisquer ações da governança a fim de reverter a situação caótica que o país se encontra quando o assunto é educação.

    >>> esse parágrafo de desenvolvimento atendeu a todos os requisitos. parabéns!!

    Desse modo, graças ao desequilíbrio social e à pouca ou nula ação do Governo Federal, o território nacional abrange diversas resultantes negativas causadas pela força da pandemia e é preciso que haja intervenções. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério da Educação, por meio do capital adquirido através dos impostos que o povo paga, promoverem (promova)⚠️ investimentos nas instituições de ensino, com a intenção de oferecer uma maior quantidade de materiais didáticos e uma infraestrutura melhor. Outrossim, as escolas devem incluir em suas grades curriculares períodos de reforço para todos os alunos, com a finalidade de proporcionar aos estudantes outras maneiras de adquirirem os conhecimentos defasados. Medidas assim visam tornar a nação, de acordo com o sociólogo Durkheim, um corpo saudável.

    >>> proposta de conclusão completa, atendeu a todos os problemas apresentados.

    C1:160
    C2:160
    C3:200
    C4:160
    C5:200
    NOTA:880

    BÔNUS: VOCÊ ESTÁ MUITO PR[OXIMO DOS 900+. Acredito que seu erro foi a falta de organização das suas ideias, já que você tem um grande potencial de argumentação e estava com muitas possibilidades de argumentar, porém faltou a organização textual. E lembre-se, sempre que for falar que algo vem aumentando ou está em crescimento, coloca uma fonte, jornal ou notícia como o informante. No mais, é isso! Se gostou da correção, vota aí ;) 🏆

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