Na saga de livros “Harry Potter”, é relatada a saída de alguns jovens de Hogwarts por tempo indeterminado, devido a um perigo maior, porém todos continuaram tendo apoio escolar. Fora da ficção, a realidade não é diferente quando diversos estudantes brasileiros evasaram da escola por conta da COVID-19, afetando a educação destes severamente. Isso se deve, sobretudo, a grande dificuldade dos estudantes ao se adaptarem ao ensino a distância e também, á falta de acesso a internet no contexto nacional atual. Frente a tal problemática, faz-se urgente a reversibilidade do cenário em questão.
Primordialmente, infere-se uma das causas para o impacto negativo na educação brasileira vigente é a dificuldade em se adaptar ao estudo híbrido, uma vez que estudantes não obtiveram o apoio necessário das instituições de ensino para prosseguirem adequadamente com os estudos. É fato que pela falta do incentivo adequado aos alunos, a grande maioria se sentiu desmotivada a persistir nas dificuldades, optando pela facilidade de não se dedicar. Mesmo que a Constituição Federal de 1988 garantir a todo brasileiro uma educação de qualidade, a pandemia acabou por dificultar ainda mais a concretização de tal artigo. Dessa maneira, mostra-se que a falta de incentivo aos estudantes brasileiros durante o ensino a distância prejudicou o país como um todo.
Além disso, contata-se a necessidade de abordar a ótica de que diversos cidadãos não têm acesso á internet mesmo nos dias atuais por diversos motivos, sendo um deles, os altos custos. Para além da conflituosa adequação ao ensino híbrido, muitos alunos não expierenciaram tal situação por não ter uma rede própria de internet em sua residência. Tal situação se deve por diversos motivos, evidenciando a desigualdade social no contexto nacional atual. Nessa perspectiva, Steve Jobs uma vez disse que a tecnologia move o mundo mas, sob essa ótica, o Brasil está ficando para trás quando levado em seu desenvolvimento. Dessa forma, indica-se que o país nunca vai ir para frente se não resolver tal empecilho.
Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos que perpetuam da pandemia sobre a aprendizagem. Para isso, é dever do Ministério da Educação — órgão de grande abrangência — diminuir a desigualdade entre os estudantes brasileiros por meio da disponibilização de equipamentos tecnológicos para adolescentes e crianças mais carentes, com a finalidade de inserir tais alunos de volta aos estudos. Ademais, é dever dos professores incentivar os discentes a permanecerem realizando as atividades escolares. Apenas assim, os estudantes brasileiros serão igualados aos estudantes de Hogwarts.
vitória.fav
Olá,
Na saga de livros “Harry Potter”, é relatada a saída de alguns jovens de Hogwarts por tempo indeterminado, devido a um perigo maior, porém todos continuaram tendo apoio escolar. Fora da ficção, a realidade não é diferente quando diversos estudantes brasileiros evasaram da escola por conta da COVID-19, afetando a educação destes severamente. Isso se deve, sobretudo, a grande dificuldade dos estudantes ao se adaptarem ao ensino a distância e também, á falta de acesso a internet no contexto nacional atual. Frente a tal problemática, faz-se urgente a reversibilidade do cenário em questão.
Competência 1: “Fora da ficção, a realidade não é diferente (VÍRIGULA) quando diversos estudantes brasileiros evasaram (ESTE VERBO NÃO EXISTE. O CORRETO SERIA EVADIRAM, O VERBO QUE VOCÊ USOU É MAIS PERTO DE ENVASARAM QUE SIGNIFICA COLOCAR EM UM VASO) da escola por conta da COVID-19”
“afetando” EVITE USAR O GERÚNDIO VOCÊ JÁ USOU NESTE PARÁGRAFO.
“afetando a educação destes severamente.” ANTES DESTA FRASE DEVE VIR UM PONTO. SUGIRO: “Tal fato, afeta, severamente a educação dos alunos.”
“também,” USO INCORRETO E DESNECESSÁRIO. USE APENAS O “e”. SE OPTAR USAR O “também” A FORMA CORRETA É: “… e, também, …”.
“á falta de acesso a internet” USO INCORRETO DA CRASE. JEITO CERTO: ” a falta de acesso à internet”.
Competência 3: “é relatada a saída de alguns jovens de Hogwarts por tempo indeterminado” EXPLIQUE AO CORRETOR O QUE É HOGWARSTS. SUA REDAÇÃO DEVE SER ENTENDIDA POR TODOS, INCLUSE OS QUE NÃO LERAM/VIRAM HARRY POTTER. SUGIRO: “é relatada a saída de alguns jovens de Hogwarts – escola dos bruxos – por tempo indeterminado” ESTE RECURSO DE ESTILO IRÁ ENGRANDECER SEU TEXTO.
Competência 2: APRESENTOU REPERTÓRIO VÁLIDO E COERENTE AO TEMA, O MESMO VALE PARA A ANTECIPACÃO DOS ARGUMENTOS.
Ps: Não consigo terminar agora e é minha primeira vez usando o site, então ainda não sei direito como funciona. Espero que tenha gostado e, se esse for o caso, posso ver para terminar a correção. Pelo que corrigi até agora tenha mais atenção na competência 1.
Ps 2: Uma dica, não foque em usar palavras difíceis, mas sim em usar palavras que você entenda e saiba escrever/conjugar corretamente. Se este não for seu caso, me perdoe, foi apenas o que me pareceu ao ler seu texto.
edmarcos_filho
Competência 01: 120 pontos ( domínio mediano com alguns desvios gramaticais recorrêntes )
* Recorrencia de erros ao utilizar a vírgula e ao conjulgar verbos, omissão de artigo quando necessário.
Competência 02: 120 pontos (argumentação previsível e pouco repertório)
* Ambos os parágrafos de desenvolvimento não apresentam repertório diversificaso, baseando-se apenas em raciocínio lógico. Citação de Steve Jobs não se caracteriza como uma citação de autoridade uma vez que, sendo um empresario do ramo da tecnologia, é natural que ele defenda a tecnologia como algo benéfico, tornando sua opnião tendenciosa e pouco crível.
Competência 03: 200 pontos ( apresenta informações, fatos e opniões organizados sobre o tema )
* É perceptível a existência de um projeto de texto que é bem organizado e retomado em cada parágrafo. Entretando cabe observar que não é possível julgar a veracidade da autoria do texto e garantir que não houve copia de textos motivadores estando a distância. Se esse tipo de situação ocorreu, a nota real será menor do que a informada.
Competência 04: 200 pontos ( apresenta bom repertório linguistico e sabe empregar bem elementos coesivos ao longo do texto ).
Competência 05: 200 pontos ( apresenta proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e cumpre com todos os 5 elementos exigidos ).
TOTAL: 840