Os impactos da pandemia do coronavírus na escola como manter a escola viva?

  • 0

O surgimento de um vírus altamente transmissível surge na China, e com ele vários problemas econômicos e sociais para toda população do mundo, estamos falando do covid-19.

O coronavírus veio pra mudar todo nosso modo de viver, e com ele trouxe vários problemas e um deles são os impactos que trouxe pra o sistema educacional, pois teve que paralisar as aulas presenciais nas escolas e faculdades, e com isso vem os obstáculos de manter a qualidade do ensino.

Nessa crise muitas famílias acaba optando pela retirada das crianças das escolas, e com isso acaba gerando mais problemas tanto na educação da criança, como no que diz à respeito do setor privado, pode até ocasionar o fechamento total da instituição, o que vem acontecendo atualmente.

Diante desses contrastes que acabamos de abordar, percebemos o tamanho do estrago causado pelo vírus. Portanto é necessário que as instituições de ensino deve se pensar numa conexão mais intensa com os alunos, com um sistema de redes onde os estudantes possa entrar em contato com o educando ao vivo para que tire as suas dúvidas online, deve ser criado cronogramas de estudos com atividades diárias e com isso diminuir as distâncias através do uso da tecnologia.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Ficou muito repetitiva as palavras, no título por exemplo a palavra escola se repetiu duas vezes na mesma frase e quase uma do lado da outra. Falta um pouco mais de conhecimento, o ENEM cobra um nível um pouco mais elevado de sabedoria. Ainda da tempo de aprender e de treinar redação. Talvez focar um pouco mais nesta área, o peso dela é bem grande, vale a pena.

    • 1
  2. Boa noite, sua redação apresenta algumas falhas mas compreendi a ideia. Antes de tudo é muito importante que um texto dissertativo – argumentativo esteja sempre em terceira pessoa ( evite usar palavras como “estamos ” “acabaamos” “percebemos” e “nosso”). Sentir falta do uso de conectivos ( use e abuse deles pois enriquecem a sua redação). O desenvolvimento possui poucas linhas se tiver como base a estrutura de redação Enem. Na concluso

    • 1
  3. INTRODUÇÃO: Sua introdução ficou muito fraca. Você expôs sobre o que falaria seu texto, mas não o contextualizou como uma tese. Você também poderia ter usado uma citação, alusão ou algo relacionado a alguma matéria escolar para dar força para esse paragrafo que além de tudo ficou muito pequeno.
    1° DESENVOLVIMENTO: Nesse paragrafo você soube argumentar, entretanto os fatos ficaram confusos e pouco coesos, uma vez que você citou a paralisação das aulas e em seguida citou que os pais retiram seus filhos da escolas. Você também poderia ter usado nesse paragrafo citações e alusões para dar valor a sua argumentação
    2° DESENVOLVIMENTO: Não existe!!! Caso você esteja estudando para o Enem ou praticando redações de texto dissertativo-argumentativo, a falta do segundo paragrafo de desenvolvimento é gravíssima e pode até mesmo zerar sua nota. Tome cuidado com isso.
    CONCLUSÃO: A conclusão ficou boa, mas faltou o meio como as ações serão realizadas.
    Conheça as cinco competências cobradas pelo Inep na redação:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    5. Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.