Os impactos da pandemia da Covid-19 no turismo brasileiro.

  • 0

A música “Rio de Janeiro” da novela Chiquititas – SBT, retrata a admiração dos cidadãos brasileiros pela cidade, o que evidencia o turismo em sua região. Com isso, pode-se ressaltar os impactos da pandemia da Covid-19 no mercado turístico, onde, o excursionismo foi afetado e refletiu na diminuição dos serviços de lazer nas áreas turísticas. 

 

Nessa perspectiva, os efeitos deletérios decorrentes da interrupção repentina e prolongada dos fluxos internacionais, foram direcionados para uma queda de 42% do PIB brasileiro, atingindo a economia, segundo o site da globo, “G1.com”. Em contrapartida, vê-se a elevação do desemprego como efeito final da problemática e sua semelhança com a atualidade, decorrente da crise na economia. 

 

Outrossim, além das portas fechadas de muitos lugares atrativos como: hotéis, pousadas, restaurantes e bares; o índice de pobreza elevou-se, já que as pequenas empresas, em sua maioria, utilizam o setor turístico como atração para vendas. Ao observar o desenho animado – Barbie Dreamhouse, vê-se em um de seus episódios da viagem turística para a Flórida que a necessidade de comprar era enorme, afetando seus estímulos de economia. Fora da ficção, a realidade se assemelha em contraponto, uma vez que a interrupção da Covid-19 desfavoreceu o mercado turístico.

 

Dessa maneira, torna-se evidente a necessidade de uma intervenção que desfavoreça a problemática. Logo, é dever da mídia promover divulgações sobre o turismo, com o intuito de fortalecer os serviços de entretenimento e auxiliar na elevação do PIB, por meio virtual, utilizando canais de televisão com maiores visualização, como o SBT e a Globo. Ademais, as publicidades podem influenciar na importância dada ao turismo, fazendo com que ele seja mais valorizado no mercado. Dessa maneira, o Brasil evitará o aumento da problemática em sua região. 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Cuidado com o argumento de queda de 42% do PIB, tem algum equívoco grosseiro nesse dado do G1. Provavelmente esses 42% sejam queda apenas no setor de turismo, daí argumento seria razoável.
    – Use conjunções sempre entre frases e entre parágrafos, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
    – Evite repetições de palavras com sinônimos.
    – Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, …. Creio que você atendeu em parte aos requisitos.

    Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.