Aprendiz

Os impactos da objetificação da mulher para a sociedade atual

  • 0

A atriz Marilyn Monroe, que se popularizou ao posar para revistas, em meados da década de 50 (cinquenta), ficou reconhecida por ser um exemplo de sensualidade e beleza. Atualmente, o conceito de beleza e sensualidade não está distante da realidade vivida pela atriz, entretanto, observa-se uma vanglorização do feitio de um indivíduo ao envez de carater e outros aspectos desse. Por consequência, vê-se um aumento significativo de problemas relacionados a saúde mental, que também são motivados pelo bullying e preconceito.

Primeiramente, os impactos da objetificação da mulher são evidentes no momento em que, se observa todo o contexto histórico e social em que ela esta inserida, sendo na maioria das vezes vista pelo gênero masculino como alguém para agrada-lo. A exemplo, se tem as mulheres antes do período Vitoriano que, estar acima do peso era considerado como sinal de saúde e fertilidade. Contudo, com a chegada da Primeira Guerra Mundial, os padões estéticos foram se tornando cada vez mais rigorosos no decorrer do século XX e XXI.

Ademais, é de extrema importância ressaltar que o bullying e preconceito sofrido por pessoas, em sua grande parte mulheres, por estar fora do padrão estético, pode resultar em graves consequências para a saúde mental. A cantora Melanie Martinez em sua musica ”Mr. potato head”, aborda o tema trazendo grandes discussões sobre, o que demonstra a nessecidade de enfrentar esse problema. Um exemplo trágico, é de uma adolescente da cidade de Belém que se suicidou por conta da gordofobia que sofria no Colégio onde estudava.

Portanto , para a prevenção da saúde dos jovens contemporâneos, é importante a atuação do Ministério da Saúde, trazendo as instituições de ensino proficionais da psicologia, para auxiliar os estudantes durante o período letivo. Além disso, o Ministério da Educação disponibilizando material para os docentes abordarem o assunto nas salas de aula, vai trazer desde cedo a conscientização desse contratempo. Somente assim, a objetificação da mulher será entendida como um mal construído ao longo da história, e não só mulheres com a aparência de Marilyn mas as demais também terão sua beleza vista.

Compartilhar

3 Correções

  1. E aí, Beatriz, tudo bem? Gostaria de começar abordando aspectos gerais da sua redação. Ela é intensa quando se trata do conteúdo elaborado, todavia falta uma melhor articulação e organização do texto para que sua mensagem fique mais clara para o leitor.

    A Introdução- A introdução sempre deve ser uma espécie de “trailer” para o filme que você irá nos contar, ou seja, mostrar o assunto que será abordado, seu posicionamento e quais serão os argumentos utilizados para isso. A sua introdução carece de uma clareza quanto ao assunto sugerido, fico em dúvida se será abordada a saúde mental ou o bullying que mulheres sofrem dentro da sociedade, mas não cogito o assunto “objetificação feminina”. “vanglorização do feitio de um indivíduo ao envez de carater e outros aspectos desse” o trecho é muito confuso e contém erros: envez e carater.

    Argumento 1- Nesse desenvolvimento, você demonstra bastante repertório, mas não argumenta de maneira ativa, de modo que ficou uma exposição de argumentos sem relação com o assunto principal. Nesse parágrafo, a interpretação sugere que o assunto principal seria “Os padrões estéticos femininos da sociedade patriarcal”. Uma maneira de tornar esses argumentos é você demonstrando de que forma o corpo vitoriano e os padrões estéticos pós guerra se relacionam efetivamente com a objetificação da mulher.

    Argumento 2- Retomo os mesmos apontamentos feito no arg1, entendo que os padrões estéticos são importantes agravantes na objetificação da mulher, mas é necessário que haja uma relação entre eles dentro do seu parágrafo. “A cantora Melanie Martinez em sua musica ”Mr. potato head”, aborda o tema trazendo grandes discussões sobre, o que demonstra a nessecidade de enfrentar esse problema” grandes discussões sobre O QUE?.. “enfrentar esse problema” qual a problema?.. O seu texto deve ser claro do começo ao fim. Jamais deixe essas brechas nas frases. Além disso, o argumento não foi articulado ao tema novamente.

    conclusão- a proposta deve conter agente, meio, modo, finalidade e detalhamento. A sua conclusão traz mais de uma proposta, de tal forma que você não abordou os cinco tópicos.

    De maneira geral. Beatriz, o seu texto precisa de muita atenção na parte gramatical, não pontuei a maioria porque a correção ficaria mais extensa. Tome cuidado com vírgulas, ortografia (proficionais, nessecidade) e a estrutura sintática das frases. Busque utilizar mais conectivos para melhor articular suas ideias.

    Espero que a correção te ajude eu não tenha parecido rude em nenhum momento, bons estudos!

    • 1
  2. oii Beatriz, tudo bem?
    Estou no primeiro do médio, então estou longe de ser um expert no assunto, por isso vou falar de uma forma geral da sua redação, que alias aborda um tema importantíssimo.

    Na introdução você já trás referencias para exemplificar o assunto, e isso permanece em toda a sua redação, achei interessante pois se tornou um texto rico em informações, ao mesmo tempo você desenvolveu elas de maneiras simples e objetivas não deixando o texto ficar muito carregado.

    Seus argumentos foram ótimos e consistentes. Achei pouquíssimos erros de gramatica e sem duvida você fez um bom uso das palavras.

    Confesso que achei a introdução um pouco confusa, mas, o desfecho que seria a conclusão ficou extremamente clara e direta, além de apresentar soluções viáveis.

    Bom, acho que é isso. desculpas pela correção simples, ainda estou aprendendo, mas espero ter ajudado.

    Boa sorte com as redações, ate.

    • 1
  3. Olá, Beatriz! Tudo bom? Espero que minha observações contribuam com o seu estudo.
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pela ótima redação. Percebe-se que você compreende e aplica perfeitamente a estrutura do texto dissertativo argumentativo.

    Introdução> -Alusão muito bem posicionada, relevante e condizente com o tema
    -Atenção para a apresentação das teses, não está tão explicita
    C1: “vanglorização” escreve-se “vangloriação”
    “ao envez” >>>> “ao invés”
    Desenvolvimentos> Eles contêm a problematização, contextualização com as outras áreas do conhecimento, muito bom!!! Entretanto, em alguns períodos não foi usado conectivos, o que prejudicou a coesão do texto, como em: “A cantora Melanie…”

    C1: Como não foi citado o nome do colégio, ele funciona como substantivo comum e deve ser escrito com inicial minúscula.

    Conclusão: Apresenta os elementos, mas a construção um pouco confusa o que compromete a identificação deles.
    É interessante sempre estabelecer a ordem: Agente, ação, meio/modo, finalidade + detalhamento.
    Dica: Evite usar verbos no gerúndio, o excesso deles é caracterizado como vício de linguagem.
    Penso que para apresentar a ação cabe o uso de verbos no infinitivo, como “disponibilizar” ao invés de “disponibilizando”
    “irá trazer” ao invés de “vai trazer”

    C1: Atenção com a escrita da palavra “profissionais”
    Alguns erros de vírgula ao longo do texto.

    C1: 120
    C2:160
    C3:160
    C5: 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.