Iniciante

Os impactos da escassez de água e suas implicações para a população brasileira”,

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Não sei se já ouviram falar em pedras nos rins, uma doença causada pela pouca ingestão da agua. Assim podem ver a importância e utilidade que ela tem para o ser humano. Embora a sua escassez esteja cada vez mais preocupante, afetando a todos, seja pela falta de consciência das pessoas que a dispediçam, seja pela irregularidade da sua distribuição.

Ademais, é importante destacar que grande parte da população não tem o costume de economizar água, utilizando de forma abundante e desnecessária. Uma vez que, durante o banho, deixam o chuveiro ligado enquanto se ensaboam ou passam shampoo. Segundo a ONU é recomendado 110 litrosde H2O por habitante/dia. Porém o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia. Nesse sentido, é nítido a importância de se tomar medidas úteis.

Por outro lado, há uma má disposição de H2O. Causando ainda mais a sua falta para sociedade e acarretando problemas para ela. Isto é, minimizando o seu próprio consumo e suas necessidades essenciais, como lavar uma roupa ou se higienizar. De cada 100 litros tratado no Brasil, apenas 63 são consumidos é o resto perdidos por vazamento, medição incorreta e falha técnicas. Nesse caso, é preciso até mais do que uma boa fiscalização.

Portanto, é evidente a necessidade de agir de forma precisae igual, para evitar a ausência de água e seus prejuízos acompanhados. Desse modo, compete a CNRH, a deliberar projetos, inclusive palestras, para enfatizar  o uso devido de H2O e buscar resoluções nas falhas técnicas. Com o objetivo de mudar a percepção humana, para que abram seus olhos e vejam a realidade em quem vivem, e fazer o respectivo ajuste nos sistemas de abastecimento e tubulações públicas.

 

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2 Correções

  1. “Não sei se já ouviram falar em pedras nos rins, uma doença causada pela pouca ingestão da agua.”
    (Tente descrever a doença e não use a segunda pessoa em sua argumentação. Por exemplo: Pedras nos rins é uma doença causada pela pouca ingestão de água[…])

    “Embora a sua escassez esteja cada vez mais preocupante, afetando a todos, seja pela falta de consciência das pessoas que a dispediçam, seja pela irregularidade da sua distribuição.”
    (Ausência de Tese e argumentos. Exemplo: Dessa forma, o impacto da escassez de água afeta toda população brasileira, principalmente na má distribuição e no desperdício desse recurso. )

    “Ademais, é importante destacar que grande parte da população não tem o costume de economizar água, utilizando de forma abundante e desnecessária.
    (Use conectivos adequados para começo de parágrafo, o “ademais” é usado para adicionar uma ideia-pode ser utilizado no terceiro parágrafo).

    “Uma vez que, durante o banho, deixam o chuveiro ligado enquanto se ensaboam ou passam shampoo. Segundo a ONU é recomendado 110 litrosde H2O por habitante/dia. Porém o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia. Nesse sentido, é nítido a importância de se tomar medidas úteis.”
    (Você usou os dados da ONU para sustentar sua tese porém, ele apenas dá uma informação, não tem relação com seus argumentos).

    Por outro lado, há uma má disposição de H2O. Causando ainda mais a sua falta para sociedade e acarretando problemas para ela. Isto é, minimizando o seu próprio consumo e suas necessidades essenciais, como lavar uma roupa ou se higienizar. De cada 100 litros tratado no Brasil, apenas 63 são consumidos é o resto perdidos por vazamento, medição incorreta e falha técnicas. Nesse caso, é preciso até mais do que uma boa fiscalização.
    (Seu parágrafo há ausência de argumentos que validam sua tese – procure adicionar de onde você adquiriu os dados que coloca em sua redação. Por exemplo: “Segundo o G1, em 2010, de cada 100 litros tratado no Brasil, apenas 63 são consumidos[…]”.)

    Portanto, é evidente a necessidade de agir de forma precisae igual, para evitar a ausência de água e seus prejuízos acompanhados. Desse modo, compete a CNRH, a deliberar projetos, inclusive palestras, para enfatizar o uso devido de H2O e buscar resoluções nas falhas técnicas. Com o objetivo de mudar a percepção humana, para que abram seus olhos e vejam a realidade em quem vivem, e fazer o respectivo ajuste nos sistemas de abastecimento e tubulações públicas.
    (Tente elaborar mais sua conclusão. Coloque “Quem”, “Como”, “Onde”, para resolver os problemas apontados por você no primeiro parágrafo. Evite marcas orais como “[…]para que abram seus olhos[…]”

    Competência 1: 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: 120
    Desenvolve o tema por meio de argumentação
    previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: 120

    Apresenta informações, fatos e opiniões
    relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: 120
    Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: 120

    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Espero ter ajudado.
    Seu texto está bom, apenas pratique mais a estrutura de dissertação-argumentativa.
    Bom estudos!!!

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  2. * POR FAVOR CORRIJAM COM BASE NO ENEM E SUAS COMPETÊNCIAS. BOTEM NOTA. OBRIGADA!!!!!*
    POR FAVOR CORRIJAM COM BASE NO ENEM E SUAS COMPETÊNCIAS. BOTEM NOTA. OBRIGADA!!!!!*
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