” Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Essa assertiva do educador brasileiro Paulo Freire demonstra o grau de importância da educação sobre a vida dos cidadãos. Desse modo, é verídico o papel fundamental dos professores nesse âmbito.Entretanto, são diversas as dificuldades enfrentadas dia após dia pelos educadores no país como às péssimas condições salariais e a falta de voz diante das políticas educacionais.
Primordialmente, é fato que a situação da remuneração dos profissionais da educação são inerentes as suas necessidades. Sob esse viés, na novela ” malhação, viva a diferença” transmitida na rede globo, evidência com prescrição a objeção dos educadores, principalmente nas instituições públicas com a falta de infraestrutura e equipamentos didáticos. Fora da ficção, a realidade não é diferente proporcionando o menor desempenho dos pedagogos por omissão de material e por fim às más condições salariais.
Dessa maneira, é explícito a indispensabilidade de melhorias para uma melhor atuação e honorários.
Ademais cabe pontuar que, muitas vezes os professores não possuem suas solicitações atendidas. Decerto, a Secretária da educação é a principal responsável por repassar os pedidos feitos ao governo como verbas para a realização de obras e o envio de ferramentas pedagógicas. Contudo, a ausência de notoriedade de ambas as partes e a desaproximação impossibilita a prática de novas atividades para o desenvolvimento do ensino e o seu avanço. Logo, sequer é dado importância para os peditórios feitos e faz-se preciso medidas para a devida resolução.
Diante do exposto, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com as secretárias públicas, a criação de projetos para o melhor andamento das escolas e a capacitação dos pedagogos, por meio de novas propostas de ensino e cursos profissionalizantes, cujo o objetivo é não somente resolver os problemas enfrentados pelos educadores mas o progresso do ensino para os alunos. Somente assim, será possível viver em uma sociedade em que há uma democracia em todos os aspectos e pessoas.
YasminxviIniciante
Os impactos da desvalorização do professor no Brasil
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celly02edu
C1: 200
C2:200
C3:200
C4:200
C5: 200
T: 1000
Olá, Yasmim, foi possível notar que você tem muito conhecimento sobre a norma culta padrão. utiliza bem os conectivos, trazendo mais coesão e coerência para o seu texto. gostei bastante dos seus repertórios, foram muito bem escolhidos, porém acredito que dava para ilustrar um pouquinho mais. porque eu sentir que você abordou mais uma situação geral e não houve uma situação mais direcionada, ok? mas está perfeito também, só uma dica. E sobre a conclusão, ta perfeita, colocou todos os elementos da proposta da forma mais correta possível. ( não sou nhma corretora, ta bom?) mas realmente seu texto ta perfeito.
condessa
Oi Yamin! No geral, sua redação está muito boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. É de bom tom de nomes de obras e instituições sejam grafadas com letra maiúscula. Desse modo, seria interessante que se escrevesse “Malhação, viva a diferença”, por exemplo. (Apesar de não ser considerado um desvio gramatical, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
2. Você apresentou alguns desvios gramaticais bobos, como “evidência” no lugar de “evindencia” e “explícito” quando o correto seria “explícita”.
3. Houve alguns problemas com o uso de vírgula, como em ” que, muitas vezes os professores”,
já que era necessário o emprego dessa pontuação antes de “os”.
4. Sei como pode ser difícil encontra exemplos que corroborem nossa opinião, mais seria interessante que você houvesse utilizado um no segundo parágrafo do seu texto.
5. A sua proposta de intervenção poderia estar um pouco mais detalhada.
6. Seria interessante retomar a citação feita no seu primeiro parágrafo no encerramento, mais precisamente, na última frase, no seu texto.
Nota: 880
Critério 1: 160
Critério 2: 200
Critério 3: 160
Critério 4: 200
Critério 5: 160