Os impactos da desindustrialização no Brasil.

  • 1

A série “Peaky Blinders”, o personagem principal é dono de diversas indústrias que consegue ampliar seu patrimônio em virtude delas. Analogamente, no Brasil, as grandes indústrias tem papel vital para o desenvolvimento econômico, entretanto nos últimos anos está ocorrendo a desindustrialização no território brasileiro o que acarreta o desemprego e a menor participação do país no comércio mundial.

Em primeiro plano, as indústrias possuem uma grande quantidade de colaboradores, o que permite parte da sociedade empregada gerando mercado consumidor. No início da década de 30, ocorreu o êxodo rural, aonde muitas pessoas saíram da zona rural e mudaram para o centro urbano em busca de emprego nas indústria, comprovando o quanto esse centro é importante para o desenvolvimento econômico, todavia com a crescendo da desindustrialização gravará a taxa de desemprego no país.

Além disso, a participação do Brasil no comércio exterior é pequena e com a maioria dos produtos do setor primário, o agrícola, sendo poucos produtos produzidos serem industriais. Em análise do PIB ocorreu uma queda de 33%na década de 80 para 18% nos últimos cinco anos. Nesse viés, a desindustrialização tem consequências nocivas ao mercado externo e interno brasileiro, pois a falta de produção de produtos industriais e tecnologicos por mais pequena que seja, podem atrasar o desenvolvimento científico.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. As industriais devem por meio de um melhor gerenciamento estimular seu crescimento em solo brasileiro, incentivando e ajudando industriais parceiras de menor ou igual porte a se manterem no mercado com ações em conjunto, colaborando entre si para melhores lucros. Só assim, os impactos da desindustrialização poderá ser minimizado e controlado.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá. Boa noite. Gostei muito da sua redação. Poucos erros, bons argumentos, com apresentação de dados para comprovar.
    Eu só não entendi a frase do desenvolvimento 1 “[…] todavia com a crescendo da desindustrialização gravará a taxa de desemprego no país.” Acho que houve erros de digitação aqui no “crescendo e gravará”.
    A conclusão também acho que podia melhorar um pouco mais.
    Não sei se é para o Enem que você está estudando, mas vou te avaliar seguindo o modelo dele, ok?
    Segue a nota:

    C1: 130 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 200 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 150 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 180 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 840.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.