Regente

Os impactos da crise hídrica na sociedade.

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Na obra literária o “Quinze”, de Raquel de Queiroz, é retratado o sofrimento causado pela escassez de água, onde a falta de chuva traz mudanças relativas no cotidiano da população. Trazendo para os tempos atuais, observa-se que a escassez do bem hídrico tornou-se um problema atemporal, afligindo a sociedade mediante preocupações reais. Nesse sentido, é válido destacar que os pilares que sustentam tal problema, enfatizam a seca e o aumento da poluição das Águas.

Em primeiro lugar, destaca-se como base do problema: a seca. De acordo com o intergovernamental panel on climate change (IPCC), a temperatura média da atmosfera vem aumentando constantemente ao longo das últimas décadas, o que gera como preocupações, o acréscimo dos impactos socioambientais causados pelo aquecimento global.  Nesse contexto, diversas consequências desse processo são visíveis, dentre as quais se destacam : o derretimento dos polos e o aumento do nível do mar. Somando a isso, são vivenciados também extremos climáticos, como ondas de calor, secas e furacões, que por sua vez afetam o bem-estar da sociedade.

Outrossim, a poluição hídrica,  termo mais adequado segundo ministério do meio ambiente, corresponde ao processo de poluição e deposição de rejeitos nas águas dos rios e lagos. Assim, a principal causa da poluição hídrica é o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas, sobretudo, nas grandes cidades onde o aumento dos de rejeitos produzidos nas indústrias são lançados em grande quantidade aos Rios. Desse modo, é válido afirmar que as consequências da contaminação hídrica são visíveis, destacando-se entre as mais problemáticas, o processo de eutrofização- presença excessiva de produtos químicos nos rios, que por sua vez, promove a expansão da crise hídrica em nível global.

Fica evidente, portanto, a intervenção pontual do problema. Ademais, é dever do governo federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, atuarem por meio do desenvolvimento de projetos que visem a dessalinização dos mares, bem como, a transposição de rios destinados aos municípios e /ou países onde a seca é representada de maneira agressiva. Na sequência, é dever do Governo Federal por meio da criação de programas, expostos e desenvolvidos através das mídias comunicativas, apresenterem como objetivo em ênfase, conscientiza as indústrias a respeito dos impactos negativos, que o excesso de produtos químicos lançado nos  rios e lagos, promove tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Pois como afirma Anne Frank: ” o que foi feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir que aconteça novamente” . Como efeito, surgirá a erradicalização da crise hídrica.

 

∆ Tema ENEM.

∆ SE POSSÍVEL CORRIJAM MEDIANTE AS COMPETENCIAS DO MESMO.

∆ Obrigada. ʕっ•ᴥ•ʔっ

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3 Correções

  1. Concordo com a moça que disse sobre o argumento da Anne Frank, seria legal se você desenvolvesse o texto com esse argumento (:

    Recomendo você fazer somente uma proposta de intervenção, pois assim você pode ficar mais segura em relação a faltar informações.

    ”Fica evidente, portanto, a intervenção pontual do problema.” Realmente, deve-se intervir no problema. No entanto, seria melhor você falar algo como ”para solucionar o problema é necessário…” ir diretamente ao agente dessa intervenção, ao invés de adicionar um ”ademais”. Por exemplo: Portanto, para que se resolva o problema é necessário que o Governo…”

    ”Ademais, é dever do governo federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, atuarem por meio do desenvolvimento de projetos que visem a dessalinização dos mares, bem como, a transposição de rios destinados aos municípios e /ou países onde a seca é representada de maneira agressiva.” Legal, você disse O QUE precisa ser feito, mas COMO será feito? Lembre-se que é necessário a proposta conter o QUEM FAZ (O Governo), O QUE VAI FAZER (a dessalinização…), COMO VAI FAZER (por meio de técnicas…), PARA QUE FAZER (a fim de solucionar tal situação…).

    Lembrando que não sou professora de Língua Portuguesa, mas acredito que cada um pode se ajudar um pouquinho (:

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  2. Competência 1: 200 – demonstra bom domínio da norma culta, não percebi nenhum tipo de desvios gramaticais ou ortográficos.
    Competência 2: 200 – compreendeu a proposta perfeitamente e não apresentou distanciamento ou tangenciamento do mesmo, além de bons repertórios socioculturais.
    Competência 3: 160 – bom projeto de texto e argumentação, porém achei que no primeiro parágrafo do desenvolvimento faltou um fechamento do argumento, uma explicação mais clara da relação das mudanças do clima com a crise hídrica, já que lendo só esse parágrafo separado não saberia identificar de primeira que esse era o tema do texto. No segundo teve a relação e o fechamento, explicitados pela última oração.
    Competência 4: 200 – coesão e coerência impecáveis, bom uso dos conectivos.
    Competência 5: 140 – faltou detalhamento na primeira proposta e falar um pouco mais sobre a finalidade no final, além disso talvez a citação de Anne Frank pudesse ser colocada durante o desenvolvimento, já que na conclusão é onde deve ser falado apenas a proposta para concluir o texto, não sei se os corretores aceitariam essa adição de informação na conclusão.
    Nota final: 900

    Bom, espero ter ajudado!

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  3. Você deveria trazer o problema para o BRASIL na contextualização do tema.
    não é recomendado esses dois pontos no tópico frasal

    você não apresenta desvios gramaticais, então acho que iria garantir 200 pontos na C1. mas na C3 perderia 40 pontos, pois há alguns errinhos em seu projeto de textoo.
    as demais competências, 200 pontos. ou seja, eu daria 960 em sua redação. :) muito boa

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