“Não se nasce mulher, torna-se.”. Análogo à premissa de Simone de Beauvoir, filósofa existencialista e símbolo feminista, está o conceito de papel de gênero, isto é, conjuntos de comportamento atribuídos à masculinidade e à feminilidade. No entanto, a busca pela igualdade na contemporaneidade impactou a vida feminina no Brasil hodierno. Dentre os diversos efeitos dessa questão, salientam-se a mulher no mercado de trabalho e a aprovação de leis protetoras às cidadãs. Com isso, faz-se necessário o contínuo combate aos empecilhos existentes na consolidação da igualdade entre gêneros.
Em primeira análise, fica evidente que as lutas em prol das mulheres possibilitaram que se quebrasse o paradigma da “dona de casa” e avançassem rumo ao trabalho. Contudo, ainda se visualiza uma disparidade de salários e, até mesmo, de jornada, visto que elas exercem uma “jornada tripla” — tarefas domésticas, cuidado dos filhos e vida profissional. Verifica-se, diante de tal fato, uma similaridade com a introdução feminina no mercado de trabalho durante a Revolução Industrial, em que mulheres e crianças eram a mão-de-obra mais barata e explorada e, também, a função principal feminina estava no lar. Infere-se, logo, que, apesar do progresso, é urgente remediar essas persistências históricas.
Ademais, convém ressaltar que medidas jurídicas protetoras às mulheres são outra consequência importante. Anteriormente ao governo de Getúlio Vargas, na década de 1950, somente os homens eram considerados cidadãos, sendo o voto proibido ao gênero feminino. Hodiernamente, leis como a Lei Maria da Penha — a qual estipula punição e coíbe atos de agressão contra mulher — são parte da Constituição Brasileira. Nesse sentido, a busca por igualdade surtiu efeitos legais e inalienáveis, o que afastou a mulher da condição de
propriedade masculina definida socialmente. Dessa forma, é impreterível que se mantenha e aperfeiçoe-se essas garantias jurídicas.
A partir dos fatos citados, ficam indubitáveis os impactos da busca pela igualdade na função social social da mulher no Brasil contemporâneo. Torna-se inquestionável que cabe ao Ministério do Trabalho — responsável por garantir estabilidade trabalhista e conciliar os interesses entre sindicatos, trabalhadores e empregadores — fiscalizar as condições das mulheres — como, por exemplo, seus salários — em empresas e indústrias, por meio de um censo anual, com objetivo de assegurar essa regulamentação trabalhista igualitária.
Lorena____
Percebe-se que você usou a estrutura dissertativa-argumentativa, compreendeu a proposta do tema, teve um ótimo desenvimento nos parágrafos. É também foi fácil de entender sua proposta.
Portanto….
P.1 ressalta os comportamentos atribatribuídos entre os homens e as mulheres, e o impacto da mulher na sociedade.
P.2 Vc ressalta o papel da mulher na sociedade.
P.3 vc citou que durando o governo de Getúlio Vargas somente os homens tinham o poder e a lei Maria da Penha.
P.4 ressalta a importância da nos dias atuais.
Achei muito bom seu texto….
[940]
AlanF
Bom, seu texto ficou bem desenvolvido e seguiu o estilo proposto. Porém, acho que faltou um pouco de coesão entre alguns períodos no seu texto e também seria interessante um desenvolvimento mais detalhado de sua tese. Por fim, seu texto tem uma qualidade ótima, com pequenas alterações, com certeza o 1000 será seu ; )
AnneNeves
O seu texto é muito interessante e rico em informações o que é importante!
.
O conteúdo que foi citado também é muito bom e necessário de ser debatido.
.
Do mais, foram bem colocados os pontos a serem corrigidos nos comentários anteriores.
.
Parabéns, gostei bastante, continue assim………..
isabelabilleck
parabens sua conlusão seu desenvolvimento foram ótimos alis estavam bem amlplos
mais tenha mais propostas amplas, sua tese tambem precisa ser mais desenvolvida com seu ponto de vista mais desenvolvido
mais nao se preocupe vai treinando que vc chega la acredito no seu potencial e sei que voce vai conseguir
[email protected]
Na introdução, não fica claro qual a sua tese mas o tema fica bastante claro e evidente. Os dois parágrafos de desenvolvimento foram perfeitos. Parabéns. Na conclusão, você apresentou somente um agente que no caso o Ministério do Trabalho e para uma boa redação costuma-se usar dois agentes. Suas propostas de intervenções devem ser mais claras, mais profundas.