Os impactos da bipolarização política e o discurso de ódio nas redes sociais- correção modelo enem com nota.

  • 1

Sócrates, na Grécia Antiga, estabeleceu um regime denominado democracia. Esse novo sistema político traria voz ao povo, por meio de uma escolha justa de seus representantes. Atualmente, essa soberania popular está imensamente ameaçada, devido à má gestão, fomentando uma bipolarização política. Este conflito entre os dois polos distintos da política, o conservador e o liberal, geralmente desencadeia um grande discurso de ódio nas redes sociais. Esse atrito gera impactos negativos para sociedade, uma vez que as pessoas acabam tomando decisões incongruentes e utilizam o meio social para discussões incabíveis.
É incontestável que o descontentamento da sociedade, gerado por políticos corruptos, influenciam muito nas decisões dos cidadãos. Com isso, inúmeros eleitores acabam optando pelo lado extremo e contrário ao que estava no poder. Além disso, múltiplos candidatos se aproveitam da situação para fazer a cabeça da população, exprimindo exatamente o que ela gostaria de ouvir. No entanto, assim como diz a frase que já estava presente no contexto histórico do Segundo Reinado, em 1840, “Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposição”, apostar cegamente no extremo se torna perigoso, já que as pessoas agem com base nos seus interesses, logo, nunca é a solução para uma crise.
No que tange a propagação de ódio nas mídias sociais, pode-se diretamente relacionar o fato com o fanatismo político. Em diversos casos de discussões, as pessoas demonstram suas opiniões completamente influenciados pelos líderes partidários, se manifestando de forma absurda, ofendendo, menosprezando, ameaçando e sendo extremamente desrespeitosos com quem pensa o contrário dele. Todas essas ações citadas, são consequências dessa bipolarização doentia.
Em virtude do que foi mencionado, é irrefutável que os impactos da bipolarização política e o discurso de ódio nas redes sociais são extremamente negativos para a sociedade. Deste modo, conclui-se que deve haver uma intervenção, urgentemente, através dos meios de comunicação como as emissoras de televisão, jornais e as mídias sociais, acabando com a propagação de fake-News, que tornam os atritos ainda maiores, e conscientizando a população para que haja mais respeito, independente do partido político. Além disso, cabe ao poder legislativo criar leis rígidas sobre a injúria e calúnia cometida nas redes sociais devido as opiniões políticas, com aplicação de multa e pena de prisão. Assim, a discórdia entre apoiadores contrários, seria muito menor.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência I: ótimo domínio da escrita.
    Competência II: boa relação entre história e o tema.
    Competência III: Tese clara e objetiva.
    Competência IV: conhecimento claro dos mecanismos linguísticos.
    Competência V: proposta de intervenção perfeita, completa e com efeito.
    Olá Vanessa, não sou nenhuma professora e estou aqui para aprender tb, se eu estiver errada em algo me perdoe :) Sua redação está digna de 900+ pontos, achei bem estruturada.

    • 0
  2. Olá, gostei do tema da sua redação
    se possível corrija a minha tbm
    Competência 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa ( entre 160 e 140, use sinônimos, fique atenta a pontuação)
    Competência 2.Compreender o tema e não fugir do que é proposto ( 200 )
    Competência 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ( 200 )
    Competência 4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação ( entre 180 e 160 )
    Competência 5. Respeito aos direitos humanos ( entre 180 e 160)
    Em suma sua redação está muito boa, parabéns

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.