Estudante

Os Fatores motivadores da violência escolar

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Max Weber define família, igreja e escola como instituições sociais, responsáveis por formar os indivíduos e prepará-los para a vida cidadã. Destaca-se, no Brasil, que a escola vem deixando de cumprir seus objetivos de direcionar os alunos por causa de fatores motivadores da violência nesses ambientes. Então, vale ressaltar as causas influenciadoras dos atos, principalmente entre estudantes e docentes, bem como as consequências refletidas na sociedade. Em suma, será perceptível a gravidade da situação hostil urgindo melhoras nos centros estudantis.

No aspecto influenciador, o respeito mútuo é impedido quando o aluno discorda da autoridade maior em sala de aula, o professor. Nesse viés, notas inferiores à média, exigências como realização de trabalhos ou ordens de comportamento são fatores para os alunos buscarem formas de vingança. Em decorrência, os docentes tornam-se alvos de práticas violentas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, apenas no primeiro semestre de 2017 foram registrados 178 crimes de agressão. Logo, a violência contra os profissionais é alta e deve ser revertida para também incentivar a redução da prática reversa.

Consequentemente, a sociedade é influenciada pelas atitudes advindas do meio educacional como incentivo a violência entre cidadãos, negligência e descumprimento de regras. Nesta ótica, as formações dos indivíduos são moldadas nas escolas e transformadas em cada um para as reproduzirem no meio, como afirma o educador contemporâneo Dermeval Saviani. Portanto, ações inapropriadas no cenário social criam ambientes mais violentos com cidadãos se prejudicando e recebendo sanções, vistos como resultados de erros na concepção do conhecimento na fase de aprendizagem.

Urge-se, assim, medidas de reversão da violência para as escolas voltarem a atingir seus objetivos. O Ministério da Educação – órgão público com poder e responsabilidade de organizar a educação brasileira – deve diminuir os casos de violência escolar por meio de projetos de reintegração dos infratores. A fim de que as pessoas envolvidas na prática reprovável sejam orientadas, os projetos governamentais oportunizarão assistência psicológica e preparação para o retorno às salas de aula. Somente dessa maneira, as instituições sociais estarão sendo organizadas como Weber assegurava.

** Corrijam com detalhes por favor, não dá pra entender o que arrumar com uma simples intervenção

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4 Correções

  1. De fato, seu vocabulário se destaca em sua escrita, parabéns! No entanto, devo concordar com o colega quando diz que suas ideias poderiam ser mais aprofundadas em seu desenvolvimento e sua tese poderia ser mais evidenciada na introdução.
    Na sua proposta de intervenção, acredito que poderia ser vinculado outro órgão para realizar a ação, junto ao MEC. Um exemplo seria o conselho tutelar ou outros órgãos da rede de proteção e atendimento às crianças e adolescentes.
    No mais, seu texto está muito bem estruturado! Continue assim e com certeza alcançará uma nota alta no enem 2020!

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  2. Olá,o seu texto está muito bom.Entretanto,eu notei algumas coisas que vou discorrer em tópicos.
    .A sua introdução ficou boa,ter usado o Max foi muito bom.Porém,você não expôs a tese no início e isso é muito importante para problematizar .Só assim,tudo ficará mais claro para quem for ler.
    .Acho que os argumentos foram bons e consistentes nos parágrafos 2 e 3 (desenvolvimento).
    .No terceiro parágrafo, há um desvio de acentuação gráfica (uso da crase no caso).
    .A sua proposta respondeu às perguntas necessárias, isso é ótimo.
    .Seu vocabulário é excelente.Você escreve muito bem,continue assim!!

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  3. O começo da introdução ficou interessante ao usar Weber. Porém, você não problematizou o tema como deveria. Por conseguinte, o seu primeiro parágrafo não foi muito bem elaborado na parte das ideias, mas o seu vocabulário estava muito bom.
    Eu também não achei ideia central do segundo muito concreta, mas o vocabulário também destaca-se, parabéns.
    Por fim, a sua proposta ficou muito boa, precisa e detalhada (o que é muito importante)
    De uma maneira geral o seu vocabulário está muito bom. Entretanto, eu aconselho que faça esse tema de novo, mas antes pesquise sobre como pode problematizar, pois, é muito importante ter duas situações a serem resolvidas. Cujos são fatores ligados ao tema.

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  4. Amigo, vamos ver no que consigo lhe ajudar. Destacarei os pontos que considerei positivo e os que considerei negativo.
    Positivos
    – Você iniciou o texto com alusão histórica, isso mostra que você tem um certo repertório.
    – Citou o Augusto Cury, mostra interdisciplinaridade
    – Passou pelos relativamente bem pelos cinco critérios da proposta de solução
    – Usou alguns conectivos entre as frases, ficou bacana
    Negativos
    – Repetiu a palavra “que” duas vezes na primeira linha do segundo parágrafo
    – Não entendi porque você colocou dois pontos na segunda linha do terceiro parágrafo (não entendi mesmo, talvez eu não tenha captado a ideia).
    – Você fez duas citações no segundo parágrafo, uma atrás da outra, logo em seguida o parágrafo acabou. Acredito que faltou embasar o argumento mais uma pouco,
    – Achei que faltou dizer como o estado melhoraria na violência das escolas, de que forma, qual seria a ação
    – Na citação do IBGE do segundo parágrafo, eu usaria a palavra “sofrem” violência, no lugar de “sofreram”.
    Esta foi minha análise a partir daquilo que eu conheço sobre e redação, não sou professor de português, talvez algumas coisas que pontuei podem não ser consideradas, enfim, espero ter ajudado.

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