Não é redação para o ENEM! É para um concurso da Marinha, então não precisa de proposta de intervenção.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos.
Os faróis são utilizados há muito tempo pelos navegantes em suas viagens de exploração e exportação. Esse equipamento passou por inovações, mas sua função primordial permaneceu: garantir a segurança no mar e seus arredores. Sendo assim, é de extrema importância que o conhecimento sobre sua operacionalização e funcionalidades sejam difundidas entre os trabalhadores marítimos através de capacitações. De igual modo, para o bom funcionamento dos aparelhos, são necessários investimentos que supram suas demandas.
Dessa forma, a Marinha do Brasil já diz em sua visão de futuro, que será uma força “com alto grau de independência tecnológica de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional. A afirmativa ressalta a necessidade da disponibilidade de recursos para investir em em suportes e equipamentos modernos, nos quais os faróis são primordiais, por sua função de segurança.
Por conseguinte, de nada servem maquinários de última geração se não houverem pessoas habilitadas para os operar e prestar-lhes manutenção. Dessa forma, o aprimoramento intelectual e o desenvolvimento profissional são tão importantes para os militares quanto seus valores organizacionais contidos na Rosa das Virtudes, como o patriotismo e a lealdade. Para o bom uso destes instrumentos de iluminação, é preciso conhecimento técnico sobre seu funcionamento, área de alcance em milhas náuticas, etc.
Pode-se concluir que o poder naval e marítimo precisam de preparação e recursos para o uso dos faróis. Esses, não teriam sua eficiência e eficácia garantidas se não fossem os devidos investimentos em avanços tecnológicos e mão de obra qualificada. Com essas predisposições, a proteção e segurança estão garantidas.
Ryan_gust
Boa noite, segue correção comentada.
MATRIZ DE CORREÇÃO SOLICITADA
*OS PARÊNTESES REFEREM-SE () À CORREÇÃO.
*LEGENDA: O.A=OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Os faróis são utilizados há muito tempo pelos navegantes em suas viagens de exploração e exportação. Esse equipamento passou por inovações, mas sua função primordial permaneceu: garantir a segurança no mar e seus arredores(ARG_1). Sendo assim, é de extrema importância que o conhecimento sobre sua operacionalização e funcionalidades sejam difundidas entre os trabalhadores marítimos através de capacitações(TESE,OK). De igual modo, para o bom funcionamento dos aparelhos, são necessários investimentos que supram suas demandas.(ARG_2) ► PARÁGRAFO BOM, PERÍODOS CURTOS E INTRODUZEM UM RACIOCÍNIO QUE, APARENTEMENTE, SERÃO DESENVOLVIDOS NO TEXTO.
Dessa forma(USO EQUÍVOCO DE O.A. TENTE UTILIZAR O.A’s QUE APRESENTAM RACIOCÍNIO. EX: NESSE VIÉS) a Marinha do Brasil já diz em sua visão de futuro, que será uma força “com alto grau de independência tecnológica de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional(“). A afirmativa ressalta a necessidade da disponibilidade de recursos para investir em em suportes e equipamentos modernos, nos quais os faróis são primordiais, por sua função de segurança. (RETOMA TESE, OK. SUA ARGUMENTAÇÃO É VÁLIDA. CONTUDO, APARENTA INCOERÊNCIA, POIS DE QUE FORMA OS FARÓIS SÃO TECNOLÓGICOS? POR QUE TÊM COMO FUNÇÃO A SEGURANÇA? FALTOU DESENVOLVER.
Por conseguinte, de nada servem maquinários de última geração se não houverem pessoas habilitadas para os operar e prestar-lhes manutenção. Dessa forma, o aprimoramento intelectual e o desenvolvimento profissional são tão importantes para os militares quanto seus valores organizacionais contidos na Rosa das Virtudes, como o patriotismo e a lealdade. Para o bom uso destes instrumentos de iluminação, é preciso conhecimento técnico sobre seu funcionamento, área de alcance em milhas náuticas, etc. (NOVAMENTE, QUAIS SÃO ESSES MAQUINÁRIOS, ESPECIFIQUE. APESAR DISSO, VC RETOMA A TESE, OK)
Pode-se concluir que o poder naval e marítimo precisam de preparação e recursos para o uso dos faróis. Esses, não teriam sua eficiência e eficácia garantidas se não fossem os devidos investimentos em avanços tecnológicos e mão de obra qualificada. Com essas predisposições, a proteção e segurança estão garantidas. (PARÁGRAFO CONCLUI E RETOMA A TESE, MUITO BOM!)
SARAH, SUA ARGUMENTAÇÃO MELHOROU BASTANTE! PARABÉNS! ENTRETANTO, VC SE VOLTOU PARA UMA IDEIA QUE NÃO DESENVOLVEU, QUE FORAM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO FARÓIS. POR ISSO, A COERÊNCIA DE SUA REDAÇÃO CAI BASTANTE, AINDA MAIS, PORQUE VC A ADICIONOU EM TODOS OS PARÁGRAFOS.
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; ► 25 (INCOERÊNCIA)
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos. ► 30 (FALTA DE DESENVOLVIMENTO)
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos. ► 15 (TENTE NÃO UTILIZAR ETC. POIS GENERALIZAM MUITO)
NOTA ESTIPULADA: 70
Tentei fazer o melhor para te ajudar, espero que tenha feito alguma diferença =).
Boa sorte e obrigado S2.
Olá, tudo bem?
Não sou especialista em correção, mas irei sugerir algumas dicas para auxiliar na sua redação, são elas: feche as aspas no primeiro desenvolvimento; busque substituir a expressão “etc”, por “entre outras necessidades”, essa mudança já auxilia em apresentar repertório em seu vocabulário; evite usar expressões na conclusão como: “concluindo”, “pode-se concluir que”, troque por “em face do exposto”, “portanto”, “Dessarte”. Elas contribuem para retomada mais consistente do seu texto.
Espero que tenha uma reescrita produtiva!
Pamela_gross
OI
INTROD.
Muito boa, apenas chamo atençao para o único conectivo. Penso que há outros adequados para sua frase já que “de igual modo” leva ao pensamento de uma comparação com a mesma visão da informação anterior e não é isso que acontece
D1:
“já diz em sua visão de futuro” essa frase poderia ser trocada até mesmo para um simples “afirma”
-nao fechou aspas mas creio que a frase foi até o ponto, então o resto da sua frase nao relaciona-se com o que foi citado (isso pode tirar nota de coesão)
– uma dica pra desfazer esse “erro” sem perder a citaçao é incrementar a sua fala, além de relacionar, vc pode falar um pouco mais argumentando o que você, como candidato, pensa a respeito
D2:
– “Por conseguinte, de nada servem maquinários de última geração se não houverem pessoas habilitadas para os operar e prestar-lhes manutenção” vamos por partes
conectivo: eu usaria “em análise”, “em outro aspecto”, “Ao analisar por outra otica/ em contrapartida…” já que conseguinte é consequencia, essa consequencia nao foi citada anteriormente já que seu paragrafo anterior estava falando da necessidade dos maquinarios
frase: opera-los* ou “manter e operar os mesmos”
– Veja, nessa primeira linha vc resume o que falará certo? volta nesse paragrafo e releia. Agora analise: tem 3 frases, a primeira foi esse resumo (legal, valoriza) , já a segundo fez uma comparaçao legal tbm, mas essa relação ocupou grande espaço e isso significa que ela teria que trazer valor ao paragrafo, se tivesse mais uma frase dando valor nao teria tanto problemas mas como só tem ela deixou seu paragrafo fraco, e a terceira frase ainda veio falando de necessidades e só. acabou. entende? quero dizer, em resumo, que ficou vago
– outra dica, evite usar etc em textos, passa a ideia que vc nao sabe outro exemplos ou que nao soube como exemplificar com menos palavras
CONC:
-os poderes
-preparações
-estes nao teriam…. sem virgula
-aos devidos
– já que o item b é expressão, creio que seria a melhor parte do texto para inferir seus pensamentos, mas não li mais do que já havia tratado os desenvolvimentos, faltou um brilho ai já que é o fechamento, hora de conquistar quem lê. Tente parar um pouco e respirar, pense no que mais vc sabe sobre farois que é util e nao é a primeira coisa que todos candidatos vão pensar e escrever
boa sorte