Estudante

Os etigmas associados a doenças mentais na sociedade brasileira.

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     O livro “A metamorfose”, de Franz Kafka, retrata um jovem caixeiro-viajante que vive com os pais e se transforma em um inseto – metáfora utilizada para como a sociedade enxergava seus problemas mentais. Além da literatura, muitos são os estereótipos para enfermidades psíquicas que a sociedade, por consequência da inatividade estatal em instruir a população e pela disseminação nas mídias sociais de uma “cultura da felicidade”, atribui as vítimas dessas patologias. Logo, faz-se fulcral debater os estigmas associados a doenças mentais no Brasil e suas consequências sociais.

     Em primeiro lugar, o tímido e débil papel do Estado em educar a população sobre problemas psicológicos fomenta a permanência da taxação de indivíduos nessas condições. A exemplo, o filósofo Sócrates afirmou que através da dialética os homens resolveriam os seus problemas. Assim, ao não promover o debate sobre a importância da saúde mental em instituições de ensino e campanhas públicas, o Governo negligência o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre patológicas psíquicas. Logo, sem informações verídicas, a sociedade fica vulnerável a preconceitos infundados.

     Ademais, a disseminação nas redes sociais de uma “cultura da felicidade” – na qual todos têm de estar bem o tempo todo – gera a contração de pessoas mentalmente abaladas, dificultando a busca por tratamento. A rigor, o filósofo Sigmund Balmam  dicertou sobre a rápida mudança  das informações nos tempos modernos. Assim, enquanto alguns indivíduos tentam de adaptar a novos padrões, outros já surgiram. Logo, ocorre um processo de anomia – não se identificar socio-culturalmente – nos indivíduos, sendo as redes sociais o meio hodierno de tal quadro.

     Em síntese, a manutenção dos estigmas associados a pessoas com doenças mentais na sociedade urge por soluções.  Para tanto, o MEC – órgão responsável pela educação no país – deve instruir a população a respeito da saúde mental, por meio da disciplina de biologia – que já estuda doenças físicas – para que preconceitos infundados não se proliferam. Concomitantemente, o Ministério da Saúde, órgão responsável pelo SUS, deve incentivar a reflexão de conteúdos nas mídias que idealizem a vida, por meio dos canais digitais para incentivar a banalização das doenças mentais e dos tratamentos, cumprindo o artigo 6° da Constituição Federal. Assim, milhões de Kafkas voltarão a ser borboletas.

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10 Correções

  1. Considerando que o autor da redação queira uma correção ao estilo do ENEM, pode-se afirmar que certamente a nota não será de 900 pontos, tendo em vista que essa nota é impossível já que a nota da redação se dá por múltiplos de 40, e 900 não é um múltiplo de 40. Segundo minha avaliação, seria de 920 pontos.

    Competência 1: apresenta ótimo domínio da escrita formal, com poucos desvios gramaticais. Nota: 160.
    Competência 2: apresenta argumentação consistente com repertório sociocultural produtivo em defesa de um ponto de vista em respeito ao modelo de texto dissertativo-argumentativo. Nota: 200.
    Competência 3: apresenta informações, fatos e opiniões em relação ao tema de forma consistente e organizada com autoria em defesa de um ponto de vista. Nota: 200.
    Competência 4: apresenta excelente articulação entre as partes do texto com diversificado repertório de recursos coesivos.
    Competência 5: apresenta uma proposta de intervenção relacionada com o tema e à discussão desenvolvida. No entanto, pecou na ausência de um detalhe da proposta de intervenção proposta. Nota: 160.
    Nota final: 920.

    Imprecisões gramaticais (motivos pelos quais foi descontado 40 pontos da nota da competência 1:
    §1… “cultura da felicidade”, atribui as [CRASE] vítimas dessas…
    §1… os estigmas associados a [CRASE] doenças mentais…
    §2 Em primeiro lugar [POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE PLEONASMO: É ÓBVIO QUE É EM PRIMEIRO LUGAR, CASO CONTRÁRIO, NÃO SERIA O PARÁGRAFO SEGUINTE DA INTRODUÇÃO. E OBVIEDADES SÃO CONSIDERADAS COMO PLEONASMO], o …
    §2…papel do Estado [USO INDEVIDO DE LETRA MAIÚSCULA] …
    §2…o Governo [USO INDEVIDO DE LETRA MAIÚSCULA] …
    §3… o filósofo Sigmund Balmam dicertou… [GRAFIA: TERMO CORRETO: “DISSERTOU”].
    §3…Assim, enquanto alguns indivíduos tentam de adaptar [REGÊNCIA. TERMO ADEQUADO: “SE”]

    Motivo pelo qual foi descontado 40 pontos da competência 5:
    §4 … instruir a população a respeito da saúde mental, por meio da disciplina de biologia – que já estuda doenças físicas – para que preconceitos infundados não se proliferam… [FALTOU DETALHAR COMO ESSA INSTRUÇÃO SERIA VIÁVEL]

    Detalhe que eu particularmente gostaria de destacar por ser estudioso de filosofia:
    §2…A exemplo, o filósofo Sócrates afirmou que… [É IMPOSSÍVEL DETERMINAR O QUE SÓCRATES AFIRMOU, POIS ELE NUNCA ESCREVEU UMA OBRA. “O SÓCRATES” VULGARMENTE CONHECIDO PELO SENSO COMUM, NO GERAL SE APRESENTA COMO UMA PERSONAGEM DE DIÁLOGOS DE AUTORIA DO FILÓSOFO PLATÃO. ASSIM SENDO, É IMPOSSÍVEL DETERMINAR O QUE SÓCRATES DISSE OU NÃO, SOMENTE SERIA POSSÍVEL DETERMINAR AQUILO QUE SÓCRATES, ENQUANTO UMA PERSONAGEM DE PLATÃO AFIRMOU. ENTÃO, A MANEIRA MAIS APROPRIADA DE FAZER A CITAÇÃO SERIA: “…A EXEMPLO, A FIGURA DO FILÓSOFO SÓCRATES AFIRMOU QUE…]

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  2. Amei a sua redação e não tenho nada para acrescentar. Parabéns, certamente tirará uma nota maior que 900.
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    Você conseguiu desenvolver todos os seus parágrafos de uma maneira clara, limpa e objetiva. Gostei muito dos seus argumentos.
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    Sua intervenção foi muito bem feita, bem detalhada e bem elaborada.
    ===================
    Novamente, parabéns!

    • 1
  3. Bom dia, DanJCardoso!
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    Amei a sua redação e não tenho nada para acrescentar. Parabéns, certamente tirará uma nota maior que 900.
    ===================
    Você conseguiu desenvolver todos os seus parágrafos de uma maneira clara, limpa e objetiva. Gostei muito dos seus argumentos.
    ===================
    Sua intervenção foi muito bem feita, bem detalhada e bem elaborada.
    ===================
    Novamente, parabéns!

    • 1
  4. C1 – 200 (excelente domínio da escrita formal, traz palavras não ordinárias para seu texto)
    C2 – 200 (ótima estruturação do texto e argumentos consistentes)
    C3 – 200 (hora nenhuma tangenciou ao tema, seguindo a lógica até o final do texto)
    C4 – 200 (articulação boa entre as partes do texto, com diversos recursos de elementos de coesão)
    C5 – 200 (proposta de intervenção muito bem elaborada. detalhada, relacionada ao tema e articulada á discussão do texto)

    Nota mil sua redação, você está de parabéns!
    depois me dá umas dicas, rrsrsrs

    Excelente redação

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  5. Sua redação está perfeita! Ótimas argumentações, uma introdução muito bem feita, as teses estão ótimas, como citado em outros comentários cuidado com os erros gramaticais.
    Outra sugestão a fazer é usar bastante uso de elementos articuladores no final, ao usar os argumentos e também é muito muito bom usar órgãos de autoridade como você citou o MEC, por exemplo citar dados do IBGE, citar órgãos do governo. Realmente sua redação está mais que boa! Está excelente! Parabéns,

    • 1
  6. Bom dia!
    Sua redação está realmente muito boa, parabéns!

    Sua introdução está ótima, começou com uma referencia muito boa, o que já chama atenção dos corretores, e deixou bem clara a sua tese.
    O seu desenvolvimento foi bem colocado e organizado e seus argumentos defenderam bem a sua tese anteriormente colocada.
    Por fim, sua proposta de intervenção foi bem feita e completa, inclusive muito boa citação para finalização o texto.
    No geral a redação cumpre o papel, tem referencias inteligentes e argumentos bem defendidos, apenas tente se atentar a erros gramaticais anteriormente citados em outros comentários como “dicertou” onde o correto seria dissertou.
    Creio que o resultado será mais de 900, ótima nota!

    • 1
  7. Oiii!!! Achei sua redação muito boa, porém apenas com desvio gramaticais, como “dicertar”.
    Você conseguiu desenvolver bem o texto de maneira organizada, clara e bem estruturada.
    As palavras de juízo de valor agregaram muito ao seu texto e deixaram ele com uma nova aparência
    Acredito que você ficará com +900!!

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  8. Olá!
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    Bom dia Daniel
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    Parabénsssssssssssssssssss! muito boaaaaaaaaaaaaaaaaa a redação.
    Introdução bem feitaaaaaaaaaaaaaaa, uso corretooooooooooooo dos conectivos durante o textooooooooooooo, desenvolvimento boooooooooooooooooooooom e ótimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa proposta de intervenção.
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    boa sorte
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    nota= > 800

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  9. Olá! Muito obrigado a todos pelas correções. A nota obtida foi de 920 pontos, sendo:
    C1 = 160; C2 = 200; C3 = 180; C4 = 180; C5 = 200.
    Para mim, a nota foi plausível, uma vez que estava no 2° EM no ano da pandemia.
    Novamente meu obrigado a todos pelo tempo e esforço cedido nas correções!

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  10. Bom dia!
    Excelente redação!
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    1 – Ótima introdução;
    2 – Desenvolvimentos bons, porém achei que você deveria ser mais crítica nos desfechos finais;
    3 – Intervenção bem feita.

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    Em síntese, a manutenção dos estigmas associados a pessoas com doenças mentais na sociedade urge por soluções. Para tanto, o MEC – órgão responsável pela educação no país – deve instruir a população a respeito da saúde mental, por meio da disciplina de biologia – que já estuda doenças físicas – para que preconceitos infundados não se proliferam. Concomitantemente, o Ministério da Saúde, órgão responsável pelo SUS, deve incentivar a reflexão de conteúdos nas mídias que idealizem a vida, por meio dos canais digitais para incentivar a banalização das doenças mentais e dos tratamentos, cumprindo o artigo 6° da Constituição Federal. Assim, milhões de Kafkas voltarão a ser borboletas.

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    C1 = 160
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 200
    C5 = 200 ================== 900

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