O seriado televisivo ‘’Pretty little liars’’ narra ao longo de suas temporadas o breve internato da personagem Spencer no sanatório ‘’Readly’’, onde a mesma sofre preconceitos relacionados a sua estadia lá por parte de sua família e colegas de classe. Fora da ficção, é possível analisar diversas ações discriminatórias as pessoas que sofrem de transtornos mentais. Sob esta óptica, vale ressaltar como principais motivos estereótipos solidificados a ‘’loucura’’ ou até mesmo ‘’frescura’’ associado a estas pessoas, além da falta de estrutura que alguns centros psíquicos apresentam corroborando para tal problemática.
Em primeira análise, tem-se em visão os inúmeros brasileiros que apresentam algum dano mental como depressão e ansiedade, tais doenças cresceram em larga escala e tornaram-se ‘’as doenças do século’’ por acometerem muitos brasileiros. Desta forma, o que era um ‘’tabu’’ para a sociedade ganha força e se faz necessário debater, pelo caso de muitos pensamentos retrógrados que se superiorizam em relação a quem sofre com estes transtornos, estereotipando e destruindo a autoestima do outro com expressões de que estes são pessoas ‘’loucas’’, ‘’frescas’’, ‘’que querem apenas chamar atenção’’ o que acaba deteriorando ainda mais indivíduos com o psicológico já abalado. Como na série citada, Spencer perde a credibilidade com a sua mãe, pela mesma desconfiar da veracidade e lucidez da filha, perpetuando assim preconceitos por todas as partes gerando insatisfação pessoal e favorecendo a intensificação do quadro mental que eles apresentam, visto que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10 milhões de pessoas sofrem com depressão e ansiedade.
Por conseguinte, cita-se as precárias condições que alguns hospitais mentais apresentam como a falta de medicamentos e profissionais que saibam lidar e acolher de forma responsável cada indivíduo. Esta problemática estrutural reflete de maneira significativa no quadro dos pacientes, uma vez em que uma anĺise psicanalista pode melhorar gradativamente como a pessoa se vê, seguindo para a cura de tais mazelas. isto acaba implicando no artigo 6 da Constituição Federal, onde há uma visão de cumprimento dos direitos sociais, incluindo a saúde como bem a todos, onde na prática deixa a desejar.
Logo, diante do exposto se faz necessário medidas interventivas. Urge que o Ministério da Saúde elabore palestras e rodas de conversa em escolas, por meio de recursos midiáticos e panfletagem, além de solicitar ao Ministério da Economia verbas para a reforma e criação de novos hospitais psiquiátricos, bem como o investimento em cursos para a melhoria dos profissionais de saúde, a fim de desmistificar estigmas preconceituosos sobre doenças psicológicas. Desta forma o Brasil caminhará para o cumprimento do direito social previsto no artigo já citado da Constituição Federativa.
essa foi minha redação do enem, ela encaixou nas linhas e tudo se possível atribuir comentários com notas, obrigada quem corrigir! :)
Mr.Crozma
Jucassiano não tem muitos parâmetros de correção; talvez, por ter estudado num colégio rigoroso, ele creia sinceramente que os parâmetros de correção dariam aquela nota que condiz nem um pouco com a tua redação. O manual dos corretores é muito mais leve, acessível a qualquer um. Aqueles que querem dar nota deveriam dar uma lidinha nele.
Enfim, segue a sua provável nota:
C1: 120 (Há “alguns” erros. Seu texto tem 430 palavras e só no primeiro parágrafo eu constatei 12 erros; alguns deles vão se repetir ao longo do texto – o que não entra na conta -, mas o que pega é variedade dos erros: tem concordância, de vírgula, de ortografia e de crase – o que deve ser considerado como mais do que “poucos” erros)
C2: 200 (Aqui se avalia algum dos repertórios apresentados. Mesmo que um deles seja baseado no texto de apoio, um outro pode atingir a nota máxima, e me parece ser o caso do repertório do seriado, cuja pertinência foi demonstrada e teve repercussão no desenvolvimento do primeiro argumento, o que é suficiente, já que a série é necessariamente um repertório legitimado por área de conhecimento cultural)
C3: 160 (Aqui se avalia o desenvolvimento das informações – é ver se a promessa feita no primeiro parágrafo teve cumprimento ao longo do texto! Para tirar apenas 80, você teria que escrever uma contradição grave ou desenvolver apenas uma informação – o que é impossível num texto com dois argumentos; para tirar 120, o corretor tem que achar que você deixou metade do texto sem aprofundamento, com metade do texto tendo brechas – e “brecha” aqui não é desconsiderar a ideia de toda parte do texto que contém erro de norma culta: a norma culta já foi avaliada na Competência 1! Aqui só pode ser 160, porque o texto apresenta algumas falhas, sendo a principal delas: não dar a mesma importância para os dois parágrafos e desenvolvimento, como o texto prometeu, no 1º parágrafo, ao tratar daqueles aspectos num mesmo patamar de importância, quando isso definitivamente não ocorreu no desenvolvimento. Outros problemas seriam o dado da OMS sem sentido nenhum naquele contexto e a Constituição-surpresa, esse terceiro parágrafo ficou devendo bastante, o que afeta até mesmo a progressão textual, mas o critério é “desenvolvimento da maior parte das informações” para tirar 160 aqui, o que sinceramente me parece ter sido o caso)
C4: 160 (presença “constante” de recursos coesivos – “suas”, “onde”, “sob essa ótica”, “assim”, “fora da ficção”, “até mesmo”, “além de”, “em primeira análise”, “dessa forma”, “esse”, “o que”, “como na série citada”, “uma vez que”, “bem como”, “por meio de”, “logo”… Bom, espero ter evidenciado o suficiente para se ver, ao menos, “constantes” recursos coesivos. O que definitivamente não via dar 200 pontos para essa sua competência é que há pelo menos uma inadequação no uso do “por conseguinte”, já que a relação entre os dois parágrafos a que ele se refere não é de causa e consequência: os estereótipos não causam falha na infraestrutura dos hospitais,certo?)
C5: 160 (aqui basta avaliar se há os 5 elementos. Eu fico MUITO triste quando vocês perdem ponto por terem “aprendido” que devem colocar duas propostas. Na hora de avaliar, o corretor deverá avaliar a proposta mais completa, e só. Agentes: Ministério da Economia e da Saúde; Ação: criação e reforma de hospitais psiquiátricos; Meio ?; Efeito: desmistificar estigmas – eu li como “quebrar tabus”, não achei que sua expressão ficou legal; Detalhamento do Efeito: cumprimento sexto constitucional)
A correção no Enem é extremamente pragmática e não tem interesse algum em avaliar seu texto com rigor – pelo contrário, a quantidade de textos feitos por alunos não esforçados que eles leem é enorme, e você claramente demonstra que estudou pra produzir o seu melhor. Confio que 800 é o mínimo que você tira com essa redação.
Jennyferjacinto
Em primeira análise, tem-se em visão os inúmeros brasileiros que apresentam algum dano mental, como depressão e ansiedade, tais doenças cresceram em larga escala e tornaram-se ‘’as doenças do século’’, por acometerem muitos brasileiros. Dessa forma, o que era um ‘’tabu’’ para a sociedade ganha força e faz-se necessário debater, pelo caso de muitos pensamentos retrógrados que se superiorizam em relação a quem sofre com esses transtornos, estereotipando e destruindo a autoestima do outro com expressões de que esses são pessoas ‘’loucas’’, ‘’frescas’’ e ‘’que querem apenas chamar atenção’’,o que acaba deteriorando ainda mais indivíduos com os psicológicos já abalados. Como na série citada, Spencer perde a credibilidade com a sua mãe, pela mesma desconfiar da veracidade e lucidez da filha, perpetuando assim preconceitos por todas as partes e gerando insatisfação pessoal e favorecendo a intensificação do quadro mental que eles apresentam (QUEM APRESENTA?), visto que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10 milhões de pessoas sofrem com depressão e ansiedade.
Vírgula antes da palavra ‘’como’’ na 2 linha do parágrafo.
Vígula antes da palavra ‘’por acometerem’’…
Dessa forma, e não ‘’Desta forma’’.
Faz-se necessário debater é o correto.
Esses transtornos é o correto, pois remete às doenças que você citou antes.
Evite usar o pronome ‘’estes’’ nesses períodos. Outro erro na linha 8.
Faltou a conjunção ‘’e’’ entre ‘’frescas’’ e ‘’que querem apenas chamar atenção’’.
Vírgula antes da expressão ‘’o que acaba deteriorando’’…
Faltou concordância entre os ‘’indivíduos’’ e ‘’psicológico já abalado’’.
Faltou a conjunção entre as palavras ‘’partes’’ e ‘’gerando’’.
Não tem sujeito do verbo ‘’apresentam’’. Que eles apresentam? Homens? Cidadões?
Jucassiano
A introdução apresenta repertório sociocultural. Sua tese está mal definida e observa-se a falta de pontuação adequada e o uso de crase.
A argumentação 1 está confusa e mal elaborada – qual o tópico frasal? A pontuação está muito mal colocada gerando incoerência em alguns momentos.
A argumentação 2 não se sustenta. O que é uma análise psicanalista? (Esse termo não existe, posso te garantir pois faço psicologia aqui na USP/SP). Percebe-se que o tópico frasal também não está definido.
Na conclusão a tese deve ser sempre retomada, ou seja, reescrita. Sua proposta de intervenção deveria retomar os pontos principais da argumentação e melhor detalhar os agentes, as ações, como serão feitas e por quê.
Enfim, no geral o texto é pobre e confuso, não há coerência e coesão adequada e ocorre vários erros gramaticais – conectivos e pontuação.
Comp 1: 120
Comp 2: 160
Comp 3: 100
Comp 4: 120
Comp 5: 100
Nota: 600