Os estigmas associados à saúde mental.

  • 2

A constituição Federal de 1988- documento jurídico mais importante do país-, prevê o direito a saúde e bem-estar social a todos os cidadãos brasileiros. Todavia, esses direitos não são constatados no Brasil, visto o alarmante número de pessoas que sofrem com a saúde mental. Tal prerrogativa, se da pelo individualismo gerado pelo uso excessivo da tecnologia e, também, o esgotamento profissional. Nesse viés, faz-se necessário a análise dessa conjuntura.
Em primeira análise, vale pontuar o uso excessivo da tecnologia como agravante da problemática. Na contemporaneidade, as crianças estão sendo expostas a telas muito cedo. De acordo com o pensador Freud, ” as interações vividas na infância influenciam o comportamento da pessoa por toda vida”. Nesse sentindo, o uso sem moderação da mídias, pode causar um cansaço psíquico, que levará o indivíduo ao anti-socialismo.
Ademais, a rotina extensiva de trabalho é outro contribuinte para o impasse. Com o capitalismo e a vontade de obter uma vida estável, as pessoas estão trabalhando cada vez mais, e deixando de se preocupar com a saúde mental, muitas vezes desencadeado por problemas financeiros do passado. Consoante ao médico Herbert Freudenbeger , que desenvolveu conceito da síndrome de Burnout, os mais afetados são os profissionais que se envolvem demais com o trabalho.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver os obstáculos. Para tanto, cabe ao Ministério da saúde e educação, por meio de divulgação as grandes mídias, palestras promovidas por profissionais da área, sobre os sintomas de um provável adoecimento mental e possíveis medidas de prevenção e cuidado com a saúde psíquica, com o intuito de informar as pessoas a cerca do problema. Somente assim, esse mal será erradicado, pois, conforme Gabriel O Pensador, ” é mudando o presente que moldamos o futuro”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: Está com algumas ambiguidades, porém está ótima
    D1: Presença de tópico frasal, o que é muito bom. O efeito do uso excessivo da tecnologia na infância não se limita apenas a traços antisociais, seria interessante se você tivesse citado de uma forma mais ampla, mas não significa, obrigatoriamente, que sua nota seria descontada.
    D2: Muito, muito bom, porém assim como o D1, falta você colocar mais sua opinião. Mostre que o problema é algo muito preocupante.
    Conclusão: Perfeita
    Obs. Gerais: o texto apresenta uma incrível articulação argumentativa, uma tese bem estruturada, poucos erros gramaticais, etc. Sinceramente, sua redação receberia nota mil, se não fosse por um erro muito importante. Infelizmente, a redação, como um todo, fugiu muito do tema que era para ser abordado. O “estigma” se refere a visão estereotipada e marcante presente na sociedade em relação às doenças mentais. Seu texto aborda apenas as circunstâncias pelas quais as pessoas desenvolvem esses problemas, e não como a sociedade as enxerga. Particularmente, creio que você tiraria 100 na competência 2, enquanto nas outras nota máxima ou quase
    Espero ter Ajudado :)

    • 1
  2. Acho que na Proposta de intervenção você deveria ter abordado sobre as leis da saúde do trabalhador ou seja deveria ter uma maior fiscalização em relação a isso mas tirando isso está muito boa e no final tenta trazer teu repertório ditado na introdução enquanto mais treino melhor você fica porque redação não é dom e sim técnica.

    • 0
  3. Está tuuuudo bem organizado, texto circuito, ideias claras, ótimo repertório sociocultural. Acredito muito que tire +900 nessa redação.
    A coesão das palavras e períodos estão muito bem estruturada, acredito que os critérios estão bem visíveis nas normas técnicas de corretores do ENEM.
    Parabénssss pelos argumentos impostos, na tese e na problemática

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.