De acordo com São Tomás de Aquino todas as pessoas deveriam ser tratadas com a mesma importância. No entanto, o Brasil no que concerne às doenças mentais ainda enfrenta um estigma social, uma vez que parte significativa das pessoas que sofrem com esses transtornos são mal interpretadas ou ignoradas. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema que emerge tanto do individualismo, quanto da lenta mudança de mentalidade da população.
Em primeiro plano, é válido destacar como a cultura do individualismo coopera para a perpetuação dessa problemática. Conforme Zygmunt Bauman a sociedade pós-moderna é massivamente pautada pelo egoísmo. Essa realidade é perceptível especialmente quando o indivíduo começa a manifestar sinais desses transtornos psíquicos, bem como, ansiedade, falta de ânimo, tristeza, e são rotuladas ou ignoradas por não terem idade ou responsabilidades para tanta sobrecarga mental. Desse modo, a falta de empatia agrava o problema e dificulta o tratamento da doença.
Outrossim, a lenta mudança da mentalidade social dificulta a desconstrução desse estigma. A esse respeito, o sociólogo Émile Durkheim defende que o fator social é a maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Na esteira desse raciocínio, a forma deturpada com que as doenças psicossomáticas estão sendo propagandas e tratadas em meio a sociedade, entre pais, filhos e nas redes sociais, facilita uma visão menos séria do problema e abre espaço para os julgamentos e preconceitos.
Diante de tudo isso, observa-se a necessidade de uma intervenção. Para tanto, o Ministério da Saúde em parceria com o MEC deveria disponibilizar palestras abertas em escolas públicas e privadas de modo que estudantes, pais e os moradores circunvizinhos pudessem ouvir profissionais da área e pessoas que já enfrentaram alguns desses transtornos, a fim de desconstruir esse estigma presente no Brasil. Nesse sentido, seria pertinente ainda a criação de PDFs informativos ou o uso da #DEPRESSÃOÉCOISASÉRIA para aumentar o alcance. Somente assim, as pessoas com doenças mentais seriam tratadas com a importância que São Tomás de Aquino acreditava que todas as pessoas merecem ter.
NOTA FINAL PELOS CORRETORES DO ENEM
920
DanJCardoso
Introdução: Muito cuidado ao citar Tomás de Aquino, lembre-se que Aquino foi o pai da patrística, que por tentar unir razão e fé, taxava quem não tinham ambas de louco para queimar na fogueira da inquisição! Use vírgula ou travessões depois de Brasil. Feche com vírgula ou travessão após mentais. Só 1 estigma? Tome cuidado com um numeral e artigo. Ótima explanação das teses, porém, procure culpar sempre agentes diferentes em cada uma, por exemplo, qual a culpa que o estado tem? E as redes sociais? Justifique porque debater o tema: “Sendo assim, faz-se necessário debater os estigmas associados às doenças mentais …” . No geral, o texto apresentou: Repertório (25%), Contextualização (25%), Teses (25%), mas faltou justificar o debate. Portanto, a introdução alcançou 75% do objetivo.
Desenvolvimento 1: Usou conectivo, excelente. Terceiro período muito longo, deveria ter conjugado com o quarto. Desenvolvimento perfeito. No geral, o desenvolvimento 1 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), contextualização (25%) e conclusão (25%). Portanto, o desenvolvimento 1 alcançou 100% do objetivo.
Desenvolvimento 2: Propagadas, propaganda é só no intervalo da novela das nove. Use ponto final para separar sua contextualização da conclusão. Vírgula não substitui ponto final, deixa o período muito longo e dificulta a leitura, porque falta ar e raciocínio para continuar lendo tudo em sequência. No geral o desenvolvimento 2 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), Contextualização (20%) e conclusão (20%) ainda que conjugados. Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 90% do objetivo.
Conclusão: Retomou o tema! Deveria não, ou ele “deve” ou “não deve”, dá a entender que você tem medo dos órgãos ou uma humildade exagerada. Parceria não substitui detalhamento, só acrescenta mais agentes. Quem deve esses PDFs? Ou “é” pertinente ou “não é”. Cuidado com o uso de linguagens próprias das redes (#), não tenho a informação se é um problema, mas melhor não se arriscar. De que modo e aumentar o alcance de quê? Fechou o tema com o repertório inicial, excelente ( apesar de Tomás de Aquino querer isso para todas as pessoas cristãs, católicas e fervorosas, tal qual o modelo da Idade Média). Uma proposta de intervenção não é extensão da outra! Cada uma deve apresentar solução para cada uma das teses da introdução na ordem que você apresentou, geralmente os corretores são instruídos a ler primeiro a introdução e a conclusão para formar uma ideia sobre a qualidade geral do texto, valorize ambos. No geral, a conclusão apresentou: Retomada (10%), Intervenção com 4 dos 5 elementos fundamentais (60%) e Fechamento (10%). Portanto, a conclusão atingiu 80% do objetivo.
Nota gera: 87% ou 900
Competência 1: 180 pontos (estude a pontuação);
Competência 2, 4 e 4 (usarei a nota geral dos parágrafos): 180, 180 e 180.
Competência 5: 160 pontos (cuidado com a elaboração que não segue os critérios.
Nota geral: 880
Nota real 900+ (os corretores não tem tempo para serem tão rígidos).
Excelente redação! Extraordinária para o tempo e condições do ENEM.
victoriagatha
Amei a sua redação e não tenho nada para acrescentar. Parabéns, certamente tirará uma nota maior que 900.
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Você conseguiu desenvolver todos os seus parágrafos de uma maneira clara, limpa e objetiva. Gostei muito dos seus argumentos.
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Sua intervenção foi muito bem feita, bem detalhada e bem elaborada.
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Novamente, parabéns!
Fawashin
Evidentemente, você apresenta um excelente domínio na construção de um texto dissertativo-argumentativo e sabe utilizar muito citações.
Se não me engano, sua proposta de intervenção está incompleta.
Você apresenta poucos erros de pontuação.
Provavelmente, sua redação atingirá um nota maior que 900 pontos.
Daniel Barbosa
Bom dia Parabéns!!!
Você escreveu um excelente texto, com certeza chegará a nota mil ou próxima….
Diante de tudo isso, observa-se a necessidade de uma intervenção. Para tanto, o Ministério da Saúde em parceria com o MEC deveria disponibilizar palestras abertas em escolas públicas e privadas de modo que estudantes, pais e os moradores circunvizinhos pudessem ouvir profissionais da área e pessoas que já enfrentaram alguns desses transtornos, a fim de desconstruir esse estigma presente no Brasil. Nesse sentido, seria pertinente ainda a criação de PDFs informativos ou o uso da #DEPRESSÃOÉCOISASÉRIA para aumentar o alcance. Somente assim, as pessoas com doenças mentais seriam tratadas com a importância que São Tomás de Aquino acreditava que todas as pessoas merecem ter.
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C1 = 180
C2 = 200
C3 = 200
C4 = 200
C5 = 200 ======================== 980 PONTOS!!!
Jffgg
Oi espero ajudar.
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Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
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D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
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■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
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Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)