Crianças ao redor do mundo crescem assistindo diversas animações que retratam animais como amigos e seres repletos de bondade. Contudo, em algum momento de seu desenvolvimento e formação da maturidade, inúmeras pessoas perdem esses preceitos e desumanizam os animais, visto que o número de abandono e maus tratos, principalmente com cães, gatos e cavalos, apenas cresce no Brasil. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema com contornos específicos, que emerge devido à cultura de impunidade brasileira, e à má influência midiática. O que deve ser analisado para uma melhor compreensão dessa problemática.
Em primeira análise, vale mencionar que ,de alguma forma, as pessoas sabem que o estado, além de permeável a corrupções, é ineficiente, e há quase a certeza de que nada irá acontecer ao infrator. Realidade essa que também está presente nas leis contra agressão aos animais, uma vez que, mesmo com a sua existência, os índices de violência contra esses seres aumentam de forma contínua e exponencial. O que mostra uma insuficiência judiciária e a perpetuação da cultura da impunidade no Brasil.
A isso, soma-se o fato de que é quase inexistente a presença de comerciais ou programas que apoiem essa luta abertamente. Desse modo, destaca-se uma ausência de posicionamento da grande mídia, o que se torna um problema, já que ela possui grande influência na sociedade, assim representando uma força indispensável para esse desafio. No entanto, tal poder tem que ser usado de maneira consciente e responsável, de forma que impeça que o assunto caia no esquecimento e vire um tabu para a população, o que seria um desserviço.
Dado o exposto, pode-se inferir a necessidade do fim do culto à impunidade e criação de penas maiores em casos de violência animal, o que poderia ser feito por meio de projetos sociais que valorizem essa vida, como ‘Uma chance para todos’, que atuaria nas ruas espalhando cartilhas e mensagens humanizando esses seres. Assim como torna-se relevante ter uma maior fiscalização do cumprimento das leis e o desenvolvimento de programas de televisão que abordem esses assuntos de maneira a influenciar as pessoas à não fazer tais ações. Com isso, evidencia-se que tais medidas devem partir, principalmente, da população, do poder judiciário e da grande mídia,sendo essas partes vitais de uma democracia, a fim de cumprir com os Art 3 e 5 que preveem a construção de uma sociedade igualitária e justa.
Thalita.tt
Bom dia!!
Gostei muito do seu texto. Só deveria prestar um pouco de atenção na parte de pontuação e acentuação, mas tirando esses pequenos errinhos sua redação está muito boa :)
O tema é muito bom, e realmente precisa ser discutido…………………………………………………………………………….
Eduarda88
O texto está muito bom,(tirando alguns erros de acentuação) particularmente gostei muito do tema, só deveria tomar mais cuidado com alguns erros ortográficos que podem passar meio que despercebidos, e é claro as quebras de coerência.
Voltando ao assunto do tema, realmente me agradou muito, este não é um assunto muito citado no dia a dia, então está foi uma escolha bastante interessante.
Maria Evelyn liberal da Silva
Oie, boa noite!
Primeiramente parabéns pelo seu texto…
Eu adorei o tema, você tem uma boa escrita, porém falhou em algumas partes, em algumas vírgulas…
Seu repertório está bom, mas argumente mais e continue praticando.
Dica: assista aula sobre pontuação, análise as competências, veja redações nota mil do Enem e veja atualidades tbm.
Na revisão do seu texto, fique atento para perceber erros, assim você terá domínio do seu texto…
Continue praticando e terá sucesso, espero ter ajudado, bons estudos!!!
David017
C1 – 120
“que emerge devido à cultura de impunidade brasileira, (vírgula incorreta) e à má influência midiática. (ponto final incorreto, devia ter continuado com uma virgula) O que deve ser analisado…”
“sabem que o estado..” Estado começa com letra maiúscula.
“ter uma maior fiscalização do cumprimento das leis (vírgula) e o desenvolvimento…”
“cumprir com os Art 3..” evite abreviar as palavras.
C2 – 160
Ótima demonstração de repertório, só algumas coisas:
“há quase a certeza de que nada irá acontecer ao infrator.” podia trazer algum dado, do texto motivador mesmo, que comprove isso.
C3 – 160
Queria parabenizar pela sua introdução, a citação sobre as crianças ficou muito boa.
Aconselho que tente colocar uma retomada de ideia no final de cada parágrafo, associando o tópico frasal com a argumentação do parágrafo.
A conclusão não foi muito bem organizada, você devia ter colocado o agente logo após cada proposta, colocando tudo no final acabou ficando desorganizado.
C4 – 180
Você usou muito bem os conectivos, mas no segundo parágrafo você não fez muito uso deles.
C5 – 160
Sua proposta foi ótima mas como falei faltou organização, além de detalhar melhor o agente. Sugestão:
“poderia ser feito por meio de projetos sociais que valorizem essa vida, como ‘Uma chance para todos’, onde voluntários pertencentes à ONG’s atuariam nas ruas espalhando cartilhas e mensagens humanizando esses seres.”
“assim como torna-se relevante, através do Governo Estadual, investir na fiscalização do cumprimento das leis…”
Você escreve muito bem, continue treinando!
Soso
Olá Igor, tudo bem?
Aqui vai minha correção:
Gosto muito desse tema além de ser muito interessante e também ser algo recente, mas ao meu ver possui alguns pequenos erros, como de ortografia, em algumas palavras tu acaba colocando acento agudo onde não há. E em algumas partes acaba tendo uma quebra de incoerência textual.
Apesar disso é um texto relativamente bom tendo chances de ter uma nota média alta.
Então essas foram as minhas observações treine mais um pouco que vai ficar muito melhor nisso tendo também menas dificuldade em escrever.