Todos os dias no Brasil há alguém que precisa de uma transfusão sanguínea, o que faz ser de extrema importância que haja doações regulares. No entanto, na sociedade brasileira a doação de sangue não tem sido encarada como uma ação comum de se realizar e em muitos casos estigmatizada. Sendo assim, vale ressaltar o medo de doar e a falta de solidariedade com o seu próximo.
De início, nota-se que em muitos casos a falta de sangue nos hemocentros têm se dado pelo medo gerado pelo preconceito ou pela desinformação o que, em alguns casos, é gerado por alguma crença religiosa. Essa situação gerada pela falta de informações legítimas gera índices como os registrados pela farmacêutica Abbott, em que apenas 19% da população brasileira doa sangue com regularidade. Essa rede de medo disseminada pelas notícias falsas gera a espera muito longa dos receptores e em alguns casos a morte pela falta de sangue.
Além disso, a falta de solidariedade tem sido uma preocupação, visto que a maior retribuição em doar deve ser contribuir com a saúde dos seus compatriotas e isso na sociedade brasileira tem sido desvalorizado. Entretanto o motorista Adalto Carvalho diz “Sei que já salvei muitas vidas com isso e quero salvar muitas vezes mais”. Uma posição extremamente contrária à posição da maioria dos cidadãos brasileiros que não dão importância às doações de sangue e suas consequências.
Portanto, para que a doação sanguínea não seja encarada como uma incógnita ou vista de maneira errada, faz-se necessário que o governo com apoio de ONGs gere campanhas e projetos que incentivem as doações de maneira educativa, quebrando paradigmas extremamente errados sobre a doação de sangue. Assim, por meio das mídias e instituições de ensino pelo país, gerando essa libertação do preconceito, aumentando os estoques dos hemocentros e consequentemente salvando vidas.
Índigofcd
oi :)
-Introdução:
Não é algo que tire pontos, mas acho que a sua introdução poderia ser desenvolvida melhor, principalmente no último período.
”No entanto, na sociedade brasileira a doação de sangue não tem sido encarada…” cuidado com a vírgula!
Quando introduzir uma explicação ou clarificação no meio da oração, use vírgula no começo e no fim do aposto
A frase certa seria ” No entanto, na sociedade brasileira, a doação de sangue não tem sido encarada…”
Suas teses são boas, mas tome cuidado em não culpar a vítima, que nesse caso, são os cidadãos.
-Desenvolvimentos:
Tente não repetir a mesma palavra muitas vezes para não perder pontos na competência 4
No D1 você repetiu o verbo ”gerar” 5 vezes, dá pra substituir por ”causar”, ”provocar”, ”originar”…
O seu repertório precisa ser legitimado e conhecido, como um filme, uma tese de um sociólogo ou um fato histórico, então infelizmente o repertório do D2 não é válido :(
Tbm no D2, você usou a tese da falta de solidariedade da população, mas usou um relato que exemplifica a solidariedade na população.
Não é algo que tire pontos, mas não é legal colocar um repertório que vá contra o seu argumento.
-Conclusão:
Você colocou agente, detalhamento, ação, modo e finalidade, o suficiente para fechar a competência 5!
Nota:
C1: 160
C2: 120/160
C3: 160
C4: 160
C5: 200
800/840