Paralisação escolar. É nesse contexto que regulamente se vive o estudante, e o que apenas lhe resta é o ensino a distância. Porém, essa alternativa não é democrática à todos, o que fomenta o maior empenho do poder público para superar esse e outros obstáculos da prática EAD durante a paralisação.
Em primeira análise, se faz necessário citar o surto do COVID-19 neste ano de 2020, que causou uma crise mundial e o fechamento de instituições de ensino, onde atingiu um total de 890 milhões de estudantes mundialmente, segundo a UNESCO. Nessa conjuntura, o MEC (Ministério da Educação), autorizou o uso de práticas EAD durante 30 dias, podendo haver prorrogações. Porém, não foi pensado no caso de estudantes de piores níveis socioeconômicos que terão mais dificuldades para ter acesso a essa alternativa, pois, segundo o TIC Domicílios de 2018, o ingresso a internet não é realidade para 30% da população brasileira. Desta forma, havendo um maior aumento da desigualdade social.
Em segunda análise, a escola garante alimentação por meio da merenda, principalmente, em regiões pobres, onde considera-se que a merenda escolar é para milhões de alunos, a principal, senão a única refeição diária. Desta forma, apesar da educação a distância ser uma boa oportunidade para alunos de áreas distantes, como zonas rurais, indígenas e entre outros, é também uma problemática para alunos de baixa renda.
Portanto, a fim de garantir a democracia, cabe ao Estado e outro órgãos que regem a educação, a implantação de serviços gratuitos de acesso a internet em locais públicos , com intuito de que todos os estudantes tenham total admissão a rede e dessa forma não sejam prejudicados nos estudos podendo acompanhar as aulas online. Além disso, cabe a Secretaria de Educação, a autorização para a abertura das escolas em determinado horário do dia para servir uma refeição aos alunos. Contudo, assim também será capaz de diminuir a desigualdade social existente na sociedade e nos ensinos de educação.
Vitoriabonon
Olá,gostei muito da sua redação achei bem clara e limpa. A introdução foi bem direta e reta. Já a argumentação foi muito bem desenvolvida.
O único problema que eu fiquei desconfortável foi na sua conclusão onde sugere uma intervenção muito contraditória a nossa realidade.
A utilização correta dos conectivos sem a repetição de vários artigos ajudou muito na leitura da sua redação
Dhamarys Lorrayne
Gostei bastante da sua redação. Sua introdução foi bem direta, e o seu desenvolvimeto foi muito bom, no entanto, se atente a quantidade de dados que você coloca. Na conclusão senti falta do detalhamento. Procure detalhar mais e se atente para perguntas que devem ser respondidas na proposta de intervenção: Quem? O que? Como?
I-160
II-160
III-120
IV-160
V-140
Total =740
Parabéns, continue praticando!!! Você vai longe!!!
lks
Texto muito bem articulado, com presença de dado estatístico e citação das fontes das informações.Muito bom
Só alguns detalhes que observei:
NA PRIMEIRA LINHA DO TEXTO:
-Tirar o “se”, não existe necessidade da utilização da palavra;
NA SEGUNDA LINHA DO ÚLTIMO PARÁGRAFO:
-Que tipo de serviços gratuitos?Exemplificar algum tipo, deixaria mais completo;
QUINTA LINHA DO ÚLTIMO PARÁGRAFO:
-Seria bom destacar que as escolas seriam abertas para servir a refeição, porém, tomando os devidos cuidados e medidas de proteção contra o coronavírus.
Parabéns e boa sorte!
mateusneto
Achei sua redação boa, na introdução foi bem direta, seu desenvolvimento foi bom, porém cuidado com a quantidade de dados que você coloca, pois não basta apenas colocar, mas também defender esse seu dado com base no tema, ou seja , fazer uma reflexão com base na informação apresentada. Na conclusão senti falta do detalhamento de um dos agentes exigidos.
I-160
II-160
III-120
IV-160
V-120
TOTAL=720
Edilainedepaula
Boa tarde, sua introdução merece um pouco de atenção, não está clara, seu D1 e D2, estão confusos a sua conclusão também precisa melhorar, se me permite uma sugestão, leia em voz alta que vai ajudar a detectar os problemas do texto.Boa sorte
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bicodeviuva
👉 Boa introdução. Só melhoraria um pouco a contextualização. Situar mais um pouco o problema, e sobre qual contexto surge essa paralisação. Também adicionaria um spoiler dos desenvolvimentos.
👉 Primeiro desenvolvimento muito expositivo. Está bem estruturado, mas lhe falta posicionamento crítico, especificamente no D1
👉 D2, apesar de ter seu posicionamento crítico, não apresenta dados ou vozes de autoridade que confirmem que para muitos a merenda escolar é a única ou melhor refeição das camadas mais pobres. A forma como utilizou isso, sem comprovar, é vista como embasamento no senso comum, o que não é bem visto pela banca.
👉 Como o Estado vai garantir internet de graça para as pessoas ? Você responder bem as perguntas bases, exceto o COMO.
👉 Além disso, achei a segunda ação meio vaga. Poderia ter detalhado mais como seria feitos.
herculanobandeira
Introdução bem feita com o uso correto de conectivos e concordancia em dia. A argumentação foi bem desenvolvida. A proposta de intervenção achei um tanto contraditória com a realidade porém nao sou expert em corrigir redações e não sei ao certo quais criterios usar para uma correção.