Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar

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Por gentileza, corrigir modelo ENEM, com nota para cada competência.

O estado deve cuidar de seus filhos.

Na obra ”Utopia”, do escritor inglês Thomas More é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Conquanto, os entraves da educação a distância durante a paralização escolar é um problema, o qual dificulta a concretização dos planos de More. Dessa forma, em razão da falta de investimento e da falta de debate sobre as infraestrutura das cidades, emerge uma problemática complexa que precisa ser revertida.

Em primeira análise, cabe ressaltar que a falta e investimento nas áreas rurais é imenso. Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 43% das escolas rurais não possuem acesso a internet. Diante disso, observa-se uma barreira para que os alunos tenham acesso às aulas remotas, dificultando a educação a distância durante a paralisção.

Ademais, a falta de conversa das autoridades públicas a cerca da condição da população menos favorecida, configura o pensamento de Focault que muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse viés, oberva-se uma lacuna em torno do debate sobre a má infraestrutura do povo desprovido de boas condições, o que contribui com a falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua solução mais dificultada.

Infere-se, portanto que ainda há entraves para a construção de um mundo melhor, cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio das prefeituras promovam por meio de obras uma melhora na infraestrutura urbana e rural. Essas obras devem ser fiscalizadas pelas figuras dos vereadores, a fim de que os entraves da educação a distância durante a paralização sejam superados. Dessa forma espera-se que os ideias de More sejam alcançados.

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5 Correções

  1. (1) paralisação*.
    (2) são* repare que o núcleo do sujeito está no plural: entraves.
    (3) os quais* mesmo erro.
    (4) dificultam*.
    (5) à internet*.
    (6) à distância*.
    (7) paralisação*.
    (8) Parágrafo estrutura em muitos poucos períodos.
    (9) Aí, seria mais apropriado um ponto final.
    (10) Faltou uma vírgula, pela oração subordinada adverbial deslocada.
    (11) à distância*.
    (12) paralisação*.
    (13) Ausência da vírgula.
    (14) ideais*.
    Começo da introdução como encheção de linguiça,uma vez que você começou bem,mas meio que voltou pro começo. Em contrapartida,você foi muito bem na última frase do parágrafo

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  2. Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – Inserir vírgula: Na obra ”Utopia”, do escritor inglês Thomas More,
    – concordância: é retratada uma sociedade perfeita
    – paralisação
    – concordância: a falta de investimento nas áreas rurais é imensa
    – inserir crase: não possuem acesso à internet.
    – acerca
    – É preferível que você traga o nome completo do autor, pois pode acontecer do corretor não conhecer: Michel Foucault
    – observa-se
    – intercalar entre vírgulas conjunção deslocada: Infere-se, portanto, que ainda há entraves
    – Ocorreu justaposição no início da conclusão:
    – Justaposição é quando você coloca dois períodos em um só, prejudicando a estrutura sintática. Por isso, após você ter feito a retomada de texto, coloque o ponto final pra começar a proposta de intervenção.
    Reescrevendo: Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a construção de um mundo melhor. Cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar…
    – Inserir vírgula: por intermédio das prefeituras, promovam
    – promovam uma melhoria
    – Vírgula após conjunção: Dessa forma, espera-se…
    – ideais

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Thomas More e a Foucault– algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!

    Competência lll (120): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, mas de forma pouca organizada, em defesa de um ponto de vista.
    – Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação à solução, síntese de idéias ou consequência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das idéias.
    – Falta aprofundar o argumento do desenvolvimento 1
    – A base de um texto dissertativo-argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado.

    Competência IV (160): Articula bem as partes do texto, mas apresenta repetição de elementos coesivos.
    – Houve repetição dos conectivos “dessa forma” e “para que”. Evite repetições, para que haja repertório coesivo rico.
    – Seria mais viável começar o segundo período da conclusão com um conectivo: Nesse sentido, cabe ao Tribunal de Contas…

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito/finalidade (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento (que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos). Assim, a sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!

    cabe ao Tribunal de Contas da União (AGENTE) direcionar capital (AÇÃO) que, por intermédio das prefeituras promovam por meio de obras (MODO/MEIO) uma melhora na infraestrutura urbana e rural. Essas obras devem ser fiscalizadas pelas figuras dos vereadores (DETALHAMENTO), a fim de que os entraves da educação a distância durante a paralização (FINALIDADE) sejam superados.

    Comentário final: Olá, você apresentou um bom texto. Porém, atente-se às regras gramaticais. Para tirar nota máxima na argumentação, é necessário apresentar autoria nos argumentos, que se caracteriza como a organização hierárquica. Ainda, sem esquecer o fechando ao final das duas argumentações, seja por incitação a solução, síntese as idéias ou consequência. Na competência lV, quanto mais recursos coesivos, maior será sua nota nessa Competência. Suas ideias já estão bem articuladas e organizadas, só falta repetir menos os conectivos utilizados. A diversidade, nesse sentido, conta muito para o ENEM. Por fim, sua proposta está completa e relacionada à discussão do texto. Bons estudos!

    Nota final: 800

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  3. Olá , cuidado com a concordância “os entraves SÃO um problema. Ao invés de o qual, use que.
    Seu d1 está bom , mas experimente argumentar de forma mais profunda, expondo de forma crítica seu ponto de vista e as consequências do problema.
    No d2 acerca é junto, argumentação boa, bem estrutura com repertório, ótima.
    P. I. Está boa também

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  4. COMENTÁRIOS
    Na obra ”Utopia”, do escritor inglês Thomas More é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Conquanto, os entraves da educação a distância durante a paralização (1) escolar é (2) um problema, o qual (3) dificulta (4) a concretização dos planos de More. Dessa forma, em razão da falta de investimento e da falta de debate sobre as infraestrutura das cidades, emerge uma problemática complexa que precisa ser revertida.
    Em primeira análise, cabe ressaltar que a falta e investimento nas áreas rurais é imenso. Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 43% das escolas rurais não possuem acesso a (5) internet. Diante disso, observa-se uma barreira para que os alunos tenham acesso às aulas remotas, dificultando a educação a (6) distância durante a paralisção (7).
    Ademais, a falta de conversa das autoridades públicas a cerca da condição da população menos favorecida, configura o pensamento de Focault que muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse viés, oberva-se uma lacuna em torno do debate sobre a má infraestrutura do povo desprovido de boas condições, o que contribui com a falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua solução mais dificultada. (8)
    Infere-se, portanto que ainda há entraves para a construção de um mundo melhor, (9) cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio das prefeituras (10) promovam por meio de obras uma melhora na infraestrutura urbana e rural. Essas obras devem ser fiscalizadas pelas figuras dos vereadores, a fim de que os entraves da educação a (11) distância durante a paralização (12) sejam superados. Dessa forma (13) espera-se que os ideias (14) de More sejam alcançados.
    (1) paralisação*.
    (2) são* repare que o núcleo do sujeito está no plural: entraves.
    (3) os quais* mesmo erro.
    (4) dificultam*.
    (5) à internet*.
    (6) à distância*.
    (7) paralisação*.
    (8) Parágrafo estrutura em muitos poucos períodos.
    (9) Aí, seria mais apropriado um ponto final.
    (10) Faltou uma vírgula, pela oração subordinada adverbial deslocada.
    (11) à distância*.
    (12) paralisação*.
    (13) Ausência da vírgula.
    (14) ideais*.
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    NOTA
    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Total: 880

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