Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar

  • 0

“O Brasil é um país do futuro”, disse Stefan Zweig em uma de suas primeiras viagens a nação. No entanto, quando se depara com os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar, percebe-se que a profecia não saiu do papel. Desse modo, é necessário a análise da problemática, haja vista a falta de investimentos por parte do Estado e a desigualdade quanto ao acesso a internet.

Em primeira análise, cabe citar que a Revolução Francesa,a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inaugurou um processo que levou a universalização das liberdades individuais e dos deveres sociais. Contudo, o poder estatal, pela falta de investimentos públicos, carece no desenvolvimento de recursos para a efetivação do ensino digital. Logo, ele é dissonante de princípios humanos constituídos antes da contemporaneidade, o que representa, sobretudo, uma das causas do problema.

Além disso, deve-se destacar a desigualdade social existente no país. Essa assimetria é vista, principalmente, no que se refere ao acesso a internet, algo essencial na utilização de plataformas virtuais para a formação educacional. Essa situação acaba provocando uma distinção populacional, de forma a oprimir as pessoas que não usufruem desse serviço. Esse cenário é exemplificado pelo filme “O Expresso do Amanhã” em que a ficção retrata um futuro apocalíptico, que faz alusão a pirâmide social, com um número restrito de pessoas no topo.

Infere-se, portanto, a necessidade de intervenção dos gestores políticos, associados ao Ministério da Educação, por meio do uso de verbas governamentais para criação de sites e aplicativos gratuitos, que auxilie no aprendizado dos jovens prejudicados pela suspensão das aulas. Além disso, deve haver a implantação de uma rede de internet acessível a todos, a fim de amenizar esses entraves, promovendo uma maior igualdade e melhorando o ensino online.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá. Vim para corrigir sua redação mas não tem o que corrigir kk sinceramente você abordou o tema muito bem e a introdução ficou bem completa. Não sou especialista mas sua redação ficou ótima, nem tem o que corrigir, você tem ótimos argumentos e os usa de forma clara. Você sabe “jogar” as palavras certas e no lugar certo, o que mostra sua introdução ser completa.

    • 0
  2. Olá,olá!!!!
    Boa tarde,tudo bem?
    Certamente nao tem o que corrigir!
    Introdução super articulada e bem convenente
    O desenvolvimento traz argumentos ótimos,e na estrutura da redação- ENEM
    A proposta de intervenção ficou boa. Mas pode procurar melhorias para acrescentar nela.
    Meus parabéns
    Siga assim!
    Muito Sucesso!
    Beijos!!

    • 0
  3. Nem tem o que “corrigir” na minha opinião.
    Ótima introdução, bem embasada e trazendo oposição quanto a teoria/prática.
    O desenvolvimento traz argumentos excelentes, dignos de convencer o leitor.
    A proposta de intervenção, apesar de um pouco utópica, ficou boa também.
    Continue assim, redação maravilhosa!

    • 0
  4. oi tudo bem? vou”corrigir” sua redação .
    Primeiramente, eu nao sou especialistas então talvez não vou ver tantos erros ( o que foi o caso) pq eu amei sua redação. Na minha opinião, ta realmente muito Boa, principalmente a introdução que foi bem detalhada e vc soube esparramar as ideias com bastante coesao. então meu Conselho é só ler redação nota 1000 pra ficar melhor ainda

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.