Os efeitos dos desastres ambientais no brasil

  • 1

 Há os desastres ambientais e os desastres naturais, o segundo,  é ocorrido pela natureza, os terremotos, tempestades e furacões são exemplos disso. Desastres ambientais são causados por humanos, como os rompimentos de barragens em Minas Gerais e do litoral do nordeste brasileiro atingido com o óleo. Em ambos casos, ficou desprotegida tanto a flora e fauna local quanto a saúde humana.

Ocorreu em 2015 e 2019 respectivamente, os rompimentos das barragens de Mariana e de Brumadinho, ambas de Minas Gerais. A falha liberou milhões de metros cubicos de rejetos de mineração no solo , tornando-o infértil, poluiu a água  contaminando-a e sufocando a fauna marinha, prejudicando o ecossistema aquático.

Em 2019 o litoral nordestino foi atingido por óleo, os moradores locais foram retirando os resíduos sem qualquer proteção, o prejuízo veio não somente para a água, mas para a economia e saúde dos habitantes.

Deste modo, os desastres ambientais são causados pelos humanos e sentido por todo o ecossistema em volta. Demorará anos para o solo das cidades de Minas Gerais voltar a sua normalidade, assim como as praias nordestinas. As pessoas sentiram na pele as catástrofes, houve desabrigados nas cidades mineiras, desempregados do nordeste, a contaminação com o óleo vazado pode gerar modificações no DNA, as avalanches de lama levaram a vida de diversas pessoas -e animais- nas cidades de Brumadinho e Mariana. Logo, os desastres ambientais são problemas que poderiam ter sido evitados.

Portanto para proteger a população, fauna e flora local é de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente buscar auxiliar as pessoas, multar os responsáveis por todo o prejuízo sofrido ecologicamente para servir de reparo do ecossistema e para os problemas das pessoas afetadas e criar leis de fiscalização, para que todas as empresas que possa causar um desastre ambiental seja avisada -juntamente com um fiscalizador- previamente de período em período das consequências se algo der errado com a empresa que pode causar uma catástrofe.

Compartilhar

3 Correções

  1. A ideia do texto em si eu achei muito boa, mas acredito que faltou um pouco mais da sua opinião sobre o assunto, pois você só apresentou fatos, assim na maioria das vezes fica uma leitura cansativa. Tenta falar sobre o que você acha da interferência humana nos nossos recursos naturais, e o que pode se fazer para solucionar, acho que seria uma boa.

    • 1
  2. Olá, não sou nenhuma especialista, mas acho que deveria ter a sua opinião no texto, pois apenas mostrou os fatos e não defendeu com nenhuma argumentação.

    Também, não fica legal iniciar uma frase com “portanto” (começou no início da conclusão).

    Ainda, não é preciso detalhar tanto os fatos, apenas fazer uma referência e um breve resumo, para o caso de o leitor não ter conhecimento sobre o fato.

    No início dos parágrafos, deveria usar conectivos para dar o sentido de continuidade no texto.

    • 1
  3. Claramente é um texto dissertativo, na qual apresenta uma ideia central concretizado a partir de fatos, citações, dados estatísticos e quaisquer outros elementos, ou seja, um texto expositivo.

    O texto cobrado no ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, os quais apresentam os requisitos:
    – 4 parágrafos
    – tese
    – argumentação
    – conclusão ( Solucionar os dois problemas listados na tese)
    – apresentar conhecimento de outras áreas

    Dica: recomendo a ler redações nota mil para você ter uma base de como é a estrutura cobrada no ENEM!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.