No filme “Modo Avião” da Netflix, retrata a vida de uma jovem blogueira, que o uso exagerado do seu celular fez com que a deixasse viciada e com déficit em sua adolescência. Fora das telas, encontra-se muitos jovens e crianças no Brasil, o que é um perigo iminente quando se usa a tecnologia em excesso, pois podem trazer más consequências. Com isso, essa utilização precoce prejudica tanto em um indivíduo na interação com o corpo social, quanto em suas noites de sono trazendo insônia.
A princípio, a falta de entrosamento com outros indivíduos provocado por um aparelho tecnológico é um vilão, porquanto mexe com o cérebro. De acordo com a psicanalista Vera Ferrari Rego Barros, crianças e adolescentes precisam da interação social para o seu desenvolvimento e o uso incontrolável de um celular, por exemplo, pode acarretar deficits e transtornos mentais. Análogo a isso, encontra-se parte da população infanto-juvenil brasileira, apoiada em um computador e celular em casa, logo se vê isolada sem saber do mundo exterior. Dessa forma, essa forma de quarentena pode contribuir para problemas como: estresse, depressão e deficiências no tato, olfato e paladar.
Outrossim, é correto afirmar que uma noite de sono interrompida por eletrônicos podem ser prejudiciais, pois uma vez uma madrugada não dormida, gera insônia constante. Segundo o site educativo “Brasil Escola”, um período bem dormido contribui para o aprendizado e desenvolvimento mental e físico de uma criança e adolescente. Diante disso, fica evidente a importância do repouso noturno, entretanto, no Brasil, a maioria de jovens, os quais passam noites ligados ao celular ou a um computador, por meio de redes sociais ou jogos. Por conseguinte, tornam-se vulneráveis à falta de concentração.
Infere-se, portanto, os efeitos negativos do excesso precoce da tecnologia e medidas devem ser tomadas. Urge que escolas, lugar de aprendizado, criem palestras e cartazes, ministradas por professores e psicólogos contratados, a fim de trazerem informações aos menores de idade sobre o uso exacerbado de dispositivos. Assim, no Brasil, diminuirá casos de vício em tecnologia como o da personagem do filme “Modo Avião”.
Cecília Araújo
Oi . tudo bem ?
Então , você poderia dar mais ênfase ao cuidado com a posição das vírgulas em suas próximas redações , visto que pode se causar uma reação não muito positiva do corretor no tão esperado dia da correção de sua redação . Posso citar logo no segundo parágrafo uma possível oração que poderia ter sido dividida por uma vírgula : “a falta de entrosamento com outros indivíduos , provocado por um aparelho … ” .
Vale ressaltar que foi um ótimo aliado para sua dissertação o uso de uma referência , neste caso em específico , a psicanalista Vera Ferrari Rego Barros . Gera uma impressão de autenticidade para o seu texto , vislumbrando deste modo , seu aspecto !
Outro ponto á salientar é que sua conclusão perfeitamente finalizada , levando se em consideração a retomada que foi feita em relação a abordagem inicial do filme alusório . Espero que esses simples “toques” possam ter expandido ainda mais seus conhecimentos gerais .
Jffgg
Oi espero ajuda.
Introdução vc poderia usa O filme “Modo Avião” da Netflix, em vez de No filme “Modo Avião” da Netflix. Por que assim iria ficar coeso com a próxima frase. E também a frase: Fora das telas, encontra-se muitos jovens e crianças no Brasil, o que é… VC teria que escrever dessa maneira: Fora das telas, encontra-se muitos jovens e crianças nessa situação no Brasil…
Outra frase com erro de coerência: a maioria de jovens, os quais passam noites ligados ao celular ou a um computador, por meio de redes sociais ou jogos. Por conseguinte, tornam-se vulneráveis à falta de concentração. Recomendo o estudo para uma melhora como também a leitura tanto de redações nota 1000 como livros. ESPERO TER AJUDADO
alizoneida
Sua redação segue o padrão do texto dissertativo-argumentativo, mas com alguns erros:
De gramática:
“… a vida de uma jovem blogueira, que o uso exagerado do seu celular fez com que a deixasse viciada e com déficit em sua adolescência.”. Nesta frase o uso do “que” é empregado incorretamente, não gerando clareza textual.
” tanto em um indivíduo”. O correto seria “tanto um indivíduo”.
“o corpo social, quanto…”. Vírgula empregada de forma errada.
“pode acarretar deficits e…”. O correto seria “déficit”.
” do repouso noturno, entretanto,..”. A forma correta seria “do repouso noturno. Entretanto,…”.
De falta de clareza:
“encontra-se muitos jovens e crianças no Brasil,…”. Faltou clareza. Encontram essas pessoas como?
“a falta de entrosamento com outros indivíduos”. Falta de entrosamento de quem?
” tornam-se vulneráveis à falta de concentração.”. Quem tornam-se?
De coesão:
Encontrei duas frases totalmente soltas no textos e que poderiam fazer parte do tema, mas, da forma as quais foram colocadas, estão incoesas.
Essas duas frases são:
“Dessa forma, essa forma de quarentena pode contribuir para problemas como: estresse, depressão e deficiências no tato, olfato e paladar.”
“…entretanto, no Brasil, a maioria de jovens, os quais passam noites ligados ao celular ou a um computador, por meio de redes sociais ou jogos.”
Portanto, concluo que você conseguiu entender a proposta do tema e desenvolver o texto na estrutura dissertativa-argumentativa. Teve uma tese bem definida, porém com alguns erros já citados anteriormente.
Seu texto foge um pouco do senso comum, mas ainda é perceptível sua presença, principalmente na sua conclusão. Citou o filme “Modo Avião” na intodução e conseguiu contextualizá-lo, com pequenos erros, além de ter citado ideias e pensamentos no 2º e 3º parágrafo da psicanalista “Vera Ferrari Rego Barros” e do site educativo “Brasil Escola”, respectivamente. Entretanto, falha nefastamente no 4º parágrafo, no qual cita um agente de senso comum, que são “as escolas”.
Com esta minha correção e embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 680.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 160