No seriado norte-americano
“Todo Mundo Odeia o Chris” é apresentado, em um de seus episódios, o vício compulsório da personagem Rochelle em fumar escondido da família. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro hodierno, os efeitos do tabagismo na sociedade se mostram um obstáculo para a integridade nacional. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como os impactos ambientais e fisiológicos acerca dessa prática.
Em primeiro lugar, vale mencionar que os resultados negativos na saúde, pela manutenção desse ato, corrobora o agravamento da questão. Tal fato se deve, principalmente, pelos exemplos televisivos ou interpessoais do tabagismo, que tendenciam a repetição progressiva desse costume, o que propicia a marginalização de seu caráter prejudicial à saúde. Nesse sentido, consoante o conceito de “Banalidade do Mal” desenvolvido pela filósofa Hannah Arendt, em que a causa para adesão de uma atitude errada é sua ocorrência frequente, o público-alvo dessa influência é induzido de modo alienado e nocivo.
Em segundo plano, o produto ambiental desfavorável, no que concerne a poluição pelo tabaco, impulsiona o problema. Segundo a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito ao meio ambiente preservado e limpo, entretanto, tal garantia legislativa não é seguida. Isso ocorre, primordialmente, pelo descarte inadequado dos resíduos do fumo, que contaminam o solo, o ar e, em casos graves, causam incêndios florestais. Por conseguinte, há o descumprimento da regra constitucional e a deteriorização do âmbito natural.
Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os frutos desse hábito maléfico. Logo, compete ao Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, promover campanhas contra o uso excessivo do tabaco, por meio de projetos nacionais de conscientização dos riscos ambientais e sociais de seu uso descontrolado, com auxílio de profissionais especializados nos sistemas corporais humanos mais afetados e agentes ambientalistas. Com o fito de que o país seja dotado de apelo ao bem-estar da população e o tabagismo seja um mal em decadência no século XXI.
Vitorjr
Muito boa sua introdução, já começou com um bom repertório, alem dos argumentos que ficaram muito bem organizados, além de escrever de uma forma muito boa, a conclusão esta ótima, ficou clara e bem direccionada, não sei dar nota, mas acho que sua redação seria uma nota bem alta, parabéns mesmo.
nataliematos1
Primeiramente, você escreve muito bem! Gostei da citação do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” na introdução, começou muito bem. A respeito da proposta de intervenção, ficou excelente, contém o agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Em geral, não vejo o que reclamar. Parabéns, achei sua redação nota 1000, continue assim!