OS EFEITOS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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Segundo as ideias do sociólogo Zygmunt Baumer, a migração em massa entre estados de um mesmo país, é um fator que incrementa a visão de sociedade líquida na modernidade. Visto isso, é possível mencionar que todos os dias, cidadãos se mudam entre unidades federativas no Brasil. Entretanto, esta população de migrantes internos por discriminação para com sua fala, encontra conflitos trabalhistas e sociais em sua integração na nova localidade. O mesmo ocorre a habitantes locais com baixa classe social.

De acordo com pesquisa realizada e divulgada pelo “G1”, o número de denúncias por xenofobia teve aumento de 110% em 2018, comparado ao ano anterior, sendo majoritariamente no ambiente de trabalho. A língua é fundamental para a existência e estrutura da sociedade, tendo dentre suas variações, a regional. Portanto, é evidente que o preconceito com a primordial forma de comunicação resulte em desavenças, hostilidade e um pré-julgamento de capacidade no ramo laboral.

Por conseguinte, presencia-se que a variação por nível socioeconômico emite o mesmo efeito, uma vez que dialetos e sotaques não somente são moldados de acordo com a região de moradia, mas também, por nível de escolaridade. Na alegoria “Mito da Caverna”, de Platão, é retratado um grupo de pessoas isoladas do restante da sociedade e tendo para si, tudo o que se conhece, como realidade absoluta. Paralelamente, no quesito de acolhimento, é possível evidenciar o despreparo de uma parcela da população, provinda da ignorância de não ter conhecimento de fora da própria bolha social.

Portanto, é de suma importância que o Ministério da Cidadania e o Ministério da Educação forneçam palestras abordando o tema de variações linguísticas em um país continental e promovam campanhas não somente nas redes sociais, mas também por meios midiáticos para alcançar mais pessoas. É mister também que o Ministério da Justiça faça o mesmo, a fim de comunicar a já efetividade das políticas públicas na punição dos praticantes da intolerância e tudo poderia ser feito por meio de verbas públicas. Desta forma, o Brasil daria mais um passo para quebrar a barreira linguística para migrantes e habitantes locais.

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2 Correções

  1. Olá! Gabriel, pretendo te ajudar na correção da sua redação com base no enem. Não esqueça de avaliar a correção 👀

    Segundo as ideias do sociólogo Zygmunt Baumer, a migração em massa entre estados de um mesmo país, é um fator que incrementa a visão de sociedade líquida na modernidade. Visto isso, é possível mencionar que todos os dias, cidadãos se mudam entre unidades federativas no Brasil. Entretanto, esta população de migrantes internos(,)🚩 por discriminação para com sua fala, encontra conflitos trabalhistas e sociais em sua integração na nova localidade. O mesmo ocorre a habitantes locais com baixa classe social.

    >>> você fez uma citação de autoridade e colocou sua tese, mas de alguma forma não ficaram tão claras quais seriam as discussões que seriam abordadas no D1 e D2. CUIDADO!!! aqui vai uma orientação para você: se o tema aborda os “efeitos”, supõe-se que o candidato escreva sobre os efeitos/ consequências sobre o tema proposto e não sobre as causa, se forem faladas sobre as causas a sua nota da C2 cai deliberadamente e seu texto estará tangenciado. logo, ao observar essas palavras que delimitam a sua argumentação, tome muito cuidado.

    De acordo com pesquisa realizada e divulgada pelo “G1”, o número de denúncias por xenofobia teve aumento de 110% em 2018, comparado ao ano anterior, sendo majoritariamente no ambiente de trabalho. A língua é fundamental para a existência e estrutura da sociedade, tendo dentre suas variações, a regional. Portanto, é evidente que o preconceito com a primordial forma de comunicação resulte em desavenças, hostilidade e um pré-julgamento de capacidade no ramo laboral.

    >>> infelizmente você só citou algumas consequências do preconceito linguístico, porém não aprofundou a discussão de pelo menos uma delas. C3

    Por conseguinte, presencia-se que a variação por nível socioeconômico emite o mesmo efeito, uma vez que dialetos e sotaques não somente são moldados de acordo com a região de moradia, mas também, por nível de escolaridade. Na alegoria “Mito da Caverna”, de Platão, é retratado um grupo de pessoas isoladas do restante da sociedade e tendo para si, tudo o que se conhece, 🚩(retire a vírgula) como realidade absoluta. Paralelamente, no quesito de acolhimento, é possível evidenciar o despreparo de uma parcela da população,🚩(retire a vírgula) provinda da ignorância de não ter conhecimento de fora da própria bolha social.

    >>> aprofunde o argumento colocado sobre a bolha, como isso ocorre na prática? é por meio da exclusão de direitos? falta de oportunidade no mercado de trabalho? discriminação? qual é a consequência da bolha social? C3

    Portanto, é de suma importância que o Ministério da Cidadania e o Ministério da Educação forneçam palestras abordando o tema de variações linguísticas em um país continental e promovam campanhas não somente nas redes sociais, mas também 🚩(repetição de conectivo) por meios midiáticos para alcançar mais pessoas. É mister também que o Ministério da Justiça faça o mesmo, a fim de comunicar a já efetividade das políticas públicas na punição dos praticantes da intolerância e tudo poderia ser feito por meio de verbas públicas. Desta forma, o Brasil daria mais um passo para quebrar a barreira linguística para migrantes e habitantes locais.

    >>> não foi observado o detalhamento de nenhuma das propostas. C5

    NOTA:840
    C1:160
    C2:200
    C4:120
    C5:160

    bônus: para alcançar os 900+ sugiro que sempre verifique se sua argumentação está autossuficiente e totalmente relacionada com o tema colocado, além de averiguar se as propostas de redação, pelo menos uma, esteja completa.

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  2. Não sou profissional mas vou deixar alguns pontos que notei lendo sua redação e espero que ajudem nos seus estudos.

    A sua introdução é confusa, o repertório usado no meu ver não se encaixou com o tema que você deveria abordar, também não vi uma tese e o assunto da redação não ficou claro, foi mal colocado no parágrafo.

    Seu D1 é um tanto expositivo e está bagunçado, a argumentação em si sobre os efeitos do preconcieto linguístico ficou rasa.
    Lembre-se que deve problematizar o tema, se pergunte o que ele causa na sociedade? Por que isso está ocorrendo ? E argumente sobre seu ponto de vista e traga repertórios para dar embasamento a sua opinião.

    O seu D2 está desconexo, uma frase não faz sentido com a outra, você fala de nível socioeconômico, escolaridade e e bolha social mas não exemplifica como essas coisas refletem no tópico central (gerando a fuga do tema), isso faz com que fique difícil entender o que você quer dizer e prejudica a coesão e projeto de texto ( pode perder ponto na C2 E C3).

    Sua conclusão é vaga, não tem o detalhamento da proposta e nem o como,.
    Por exemplo, o Ministério da justiça deve fazer campanhas por mieo de que ? Qual orgão estaria fazendo junto com o ministério da justiça? Brigadas militares? As ideias ficaram incompletas
    Você deve se atentar a dar soluções pertinentes, que façam sentido, se possível ligando com os efeitos que você falou nos desenvolvimentos, proponha ções resolvam os problemas que você deu anteriormente para que o texto siga sempre uma mesma linha de raciocínio.

    Sugiro que pesquise sobre conectivos para não repertir durante o texto e usar de forma correta, e também dê uma olhada na gramática, além de estudar sobre projeto de texto e o modelo do texto dissertativo-argumentativo.

    Parabéns e continue treinando!!!

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