Iniciante

OS EFEITOS DO IMPOSTO SOBRE LIVROS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 0

Na série “Modern Family”, Alex é constantemente zombada pelos irmãos por ser uma leitora assídua e reconhecer a importância de ler. Assim como ela, é de conhecimento geral que os livros são indispensáveis na vida das pessoas, mas a taxação sobre eles, proposta pela Receita Federal põe em risco esse hábito tão cotidiano. Cabe, assim, ressaltar os efeitos dos impostos sobre os livros na sociedade brasileira, como a sequela econômica no setor literário e a limitação do senso crítico da população

 

A princípio, a taxação de 12% sobre o item, mesmo com o propósito de aumentar as fontes de arrecadação de bens, pode ter um efeito negativo a longo prazo. Segundo o site “Fala! Universidades”, de 2012 a 2018 quase mil livrarias fecharam devido a dívidas. Há anos o mercado literário sofre problemas econômicos, e a proposta em debate encareceria o preço final dos livros, o que afastaria compradores interessados.

 

Ademais, ao diminuir a venda de livros consequentemente diminuiria o hábito de ler. Decerto, a leitura é uma ferramenta modificadora no âmbito cultural, social e educativo, haja vista a declaração do pensador Antônio Lobo que diz  “um povo que lê nunca será um povo escravo”. Isso porque ao ler o indivíduo estimula sua criatividade, desenvolve suas emoções e reflete sobre o mundo e o contexto em que está inserido. Logo, ameaçar essa prática é ameaçar o bem-estar de uma sociedade.

 

Portanto, é preciso que os cidadãos brasileiros, mediante suas redes sociais, se posicionem contra o projeto em debate, seja através de abaixo-assinado ou protestos virtuais, com a finalidade de mostrar a indignação popular com a proposta. Além disso, a mídia, por intermédio de campanhas televisivas, deve divulgar os benefícios da leitura, de forma que todos entendam a importância dela, para haver cada vez mais pessoas como a Alex.

 

OBS: se possível pontuar conforme o enem, mas todo comentário é bem vindo ^-^

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa introdução e uso da série para exemplificar a leitura. Fez toda a estrutura da introdução correta, com uma boa contextualização e abordou dois efeitos que posteriormente foram tratados no desenvolvimento.

    Primeiro parágrafo também ficou bom, trouxe o dado estatístico, deu a sua opinião(efeito negativo) e explicou de que modo o dado estatístico influencia para que a sua opinião seja validada(aumento do preço dos livros faz com que os compradores se afastem). É bom fazer assim porquê o parágrafo não fica expositivo, somente com informações, mas você usa as informações para chegar numa opinião. Só recomendo fazer parágrafos mais longos, tentando desenvolver mais as ideias, talvez puxando outras áreas do conhecimento para isso.

    “Ademais, ao diminuir a venda de livros consequentemente diminuiria o hábito de ler.”

    Recomendo refazer essa frase:

    “Ademais, a diminuição da venda de livros consequentemente diminuiria o hábito de ler”

    Você fez bem ao citar o repertório e trazer uma breve explicação do benefício da leitura, isso faz com que o repertório seja aprofundado e se encaixe no seu argumento.

    Portanto, é preciso que os cidadãos brasileiros,(agente) mediante suas redes sociais,(meio) se posicionem contra o projeto em debate,(ação) seja através de abaixo-assinado ou protestos virtuais, com a finalidade de mostrar a indignação popular com a proposta.(finalidade) Além disso, a mídia,(agente) por intermédio de campanhas televisivas,(meio) deve divulgar os benefícios da leitura,(ação) de forma que todos entendam a importância dela,(finalidade) para haver cada vez mais pessoas como a Alex.

    Faltou o detalhamento.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5:160

    880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.