No século XXI, com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e de compartilhamento de informações, tem tornado – se cada vez mais fácil a criação de conteúdos cujas informações não são verídicas e nem respaldadas por órgãos legais de fiscalização, e isso tem uma clara consequência: o compartilhamento e disseminação de muitas informações falsas.
Como como citado no documentário “Democracia em Vertigem” produzido pela “Netflix”, é possivel observar o modo como o compartilhamento de “Fake News” influenciou fortemente a trajetória política de alguns candidatos à presidência estadunidense, sendo essa influência benéfica ou maléfica. A partir disso, é notável como as ferramentas e mecanismos digitais impactam efetivamente a vida das pessoas.
Justamente por todo o impacto que a disseminação de informações gera na vida humana, devemos estar atentos com relação ao conteúdo que consumimos e à sua veracidade. Um exemplo que pode ser utilizado nesse contexto é o caso de “Day Mccarthy”, que, após uma série de pronunciamentos em que a mesma criticava e fazia comentários de ódio direcionados a uma criança, e sofreu como consequência perseguições e ataques físicos e virtuais e teve seu nome vinculado a crimes que não cometeu.
Portanto, buscando reduzir o compartilhamento de informações falsas, cabe à Secretaria da Educação juntamente com órgãos publicitários e jornalísticos elaborar anúncios publicitários instruindo as pessoas como verificar a veracidade das informações recebidas e como denunciar caso identifiquem conteúdos falsos sendo compartilhados.
ThayAguiar
Olá, gostei da redação mas acho que você poderia ter desenvolvido melhor o primeiro desenvolvimento e ter ampliado mais a sua conclusão, lembre-se sempre de utilizar os critérios (Quem, O que, Como, Para que e o detalhamento). Além disso, se atente ao uso de conectivos (Ademais, outrossim, visto que, uma vez que, já que) mostra ao corretor domínio e aumenta a sua nota na competência 4. Parabéns, continue treinando! Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa- 160 pontos.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema – 160 pontos.
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar, interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
Competência 4: demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação- 140
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 120