Iniciante

Os efeitos do analfabetismo funcional no Brasil

  • 0

A passagem da pré-história para a história é marcada pela invenção da escrita, esse acontecimento facilitou muito a comunicação dos cidadãos daquela época, e vem facilitando até a atualidade. No entanto, mesmo com o avanço da escrita ainda é muito notória a quantidade de analfabetos funcionais no Brasil. Isso acontece tanto em decorrência do falho sistema de educação do país quanto pelo pouco hábito de leitura dos brasileiros.
Primeiramente, é importante ressaltar as falhas na educação como grande precursora dessa problemática. Esse fator é como uma “bola de neve”, pois vai desde a falta de incentivo com professores e educadores, que assim poderiam influenciar diretamente a aprendizagem de alunos, principalmente de escolas públicas. Como consequência, futuramente esses estudantes terão dificuldades com interpretação de textos e com cálculos matemáticos mais complexos.
Outrossim, o pouco hábito de leitura é um grande contribuinte para essa situação encontrada. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, 44% da população  brasileira não lê, e 30% nunca comprou um livro. Logo, essa falta de leitura, além de afetar na compreensão de textos, afeta no vocabulário, gerando dificuldades na escrita e também em diálogos, e dificultando até uma pessoa de fazer uma entrevista de emprego, por exemplo.
Portanto, é muito importante que medidas sejam tomadas para conter o avanço desse problema. Logo, é necessário que o Tribunal de Contas da União direcione capital para o Ministério da Cultura e Educação para que se possa aumentar o salário de professores e, consequentemente, sua dedicação para dar aula; além de acrescentar projetos com leituras de livros no horário contrário ao das aulas, com livros da própria escola. Ademais, trocas de livros já lidos por livros novos em uma comunidade de leitores. Dessa forma, será possível mudar os resultados de pesquisas futuras sobre essa essa temática.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi… Boa noite, tudo bem?
    .
    Bom, queria chamar sua atenção para o “primeiramente” do seu segundo parágrafo, recomendo que use: “Em primeiro lugar” ou simplesmente “Primeiro”….. Tirando isso, achei seu texto muito bom, os dados mencionados foram muito bons e gostei bastante da alusão do início, parabéns você tem potencial, continue

    • 2
  2. Então,vamos lá
    A redação está boa creio que precise estudar mais um pouco explicar de forma que podemos entender melhor oque você está querendo nus passar.
    Vejo que ao tem dois parágrafos mas só mais um pouco de atenção e tudo l
    Atenção estudar mais mais e mais sempre e bom eu mesmo tenho muita dificuldade em redação quero me aperfeiçoar mais e mais

    • 1
  3. O seu texto é muito interessante e rico em informações o que é importante!
    .
    O conteúdo que foi citado também é muito bom e necessário de ser debatido.
    .
    Do mais, foram bem colocados os pontos a serem corrigidos nos comentários anteriores.
    .
    Parabéns, gostei bastante, continue assim………..

    • 1
  4. Olá Boa Noite, tudo bem? ^^ espero que sim
    Pois bem seria Viável que no “Primeiramente” você trocasse por “Também é de extrema importância ressaltar o fato de ….” ,”fora isso o seu texto está excelente, as pontuações, modo de escrita, e o uso das conjunções, o tema , dentre outros. Parabéns

    • 1
  5. Seria viável que no seu segundo paragrafo envés de “primeiramente” poderia usar “Tendo em vista,” . outro ponto observado que poderia ser alterado era na sua conclusão no começo você poderia aderir “diante dos fatos dispersos” ou “portanto, e mister”, ate mesmo, “diante do exposto,” essas algumas dicas, porem seu texto esta muito bom, só precisa melhora um pouco onde colocar as conjunções adequadas; parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.