Iniciante

Os efeitos de uma sociedade de padrões estéticos.

  • 1

No ano de 2019, a cantora e compositora Billie Eilish lançou a música ” I dont wanna be you anymore” ( Eu não quero ser mais você), a qual faz uma crítica aos padrões de beleza em relação a estética ao citar a seguinte frase em um de seus versos; Se as lágrimas poderem ser engarrafadas haveria piscinas frequentadas por modelos. Similarmente, como mencionado na letra da canção, as pessoas submersas nesses padrões que buscam um corpo ideal e a felicidade acabam frustradas e não satisfeitas, o que é a realidade da sociedade contemporânea. A partir desse contexto, é fundamental discutir acerca das principais  causas dos padrões estéticos, bem como dos efeitos que tal problema pode causar na vida humana.

O primeiro aspecto a se considerar é o domínio mídiatico como um dos principais precursores para que os padrões existam. Na obra ”Sociedade do Controle”, do filósofo francês Deleuze, é abordado que nos temos padrões  de beleza e modelos a serem seguidos e, são esses padrões que controlam, por isso o nome dado ao seu livro. Certamente, a sociedade é controlada ao não perceber o poder de influência que a mídia, pelos meios de comunicação, exerce sobre as pessoas. É possível observar um verdadeiro massacre, principalmente, de mulheres se matando para conseguir ter o corpo ideal, em uma sociedade democrática as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza  violando as raízes históricas do seu corpo. Dessa forma, não precisa-se de corpos disciplinados e sim de controle sobre o comportamento.

Ademais, faz-se válido pontuar que  os padrões estéticos  acarretam em sérios problemas na saúde dos indivíduos. Uma vez que a busca pelo corpo perfeito é feita em grande escala começa a aparição de distúrbios alimentares, cabe mencionar ainda o aumento da indústria da beleza. Em 2019, o Brasil se tornou o país que mais realizou cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no mundo, dados da própria Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos (SBCP) mostram que houve aumento de 25% nas intervenções estéticas em solo brasileiro. Percebe-se portanto, que as pessoas se tornam alienadas e incapazes de enxergar que estão perdendo o verdadeiro prazer de viver por estarem inconformados com sua forma física, produzindo uma guerra contra o espelho gerando uma auto rejeição automática.

Portanto, é necessário uma visão revolucionária para mitigar tal problema. Para isso, é necessário que a mídia propague conteúdos igualitários, exibindo modelos ,através de comerciais e propagandas, com corpos reais sem nenhum procedimento estético que seja. A fim de mostrar para todos que o belo é algo subjetivo e que o corpo ideal é aquele que é real. Desse modo, teria menos modelos tristes como na canção de Billie.

Compartilhar

4 Correções

  1. Excelente redação, argumentou muito bem! Uso de conectivos corretos. Mas,tem alguns erros ortográficos e de organização que você tem que usar para garantir a sua coesão textual.
    Por ser um tema bastante amplo você demonstrou argumentos bem gerais também!

    C1: Domínio da língua portuguesa: 120
    C2: Compreensão da proposta: 190
    C3: Organização e defesa: 100
    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: 140
    C5: Proposta de intervenção: 200

    Nota final: 750, a nota é uma simulação.

    Parabéns!!

    • 1
  2. Oiee!
    *Vou fazer algumas observações que encontrei…

    No ano de 2019, a cantora e compositora Billie Eilish lançou a música ” I dont wanna be you anymore” ( Eu não quero ser mais você), a qual faz uma crítica aos padrões de beleza em relação a(1) estética ao citar a seguinte frase em um de seus versos; Se as lágrimas poderem ser engarrafadas haveria piscinas frequentadas por modelos. Similarmente, como mencionado na letra da canção, as pessoas submersas nesses padrões que buscam um corpo ideal e a felicidade acabam frustradas e não satisfeitas, o que é a realidade da sociedade contemporânea. A partir desse contexto, é fundamental discutir acerca das principais causas dos padrões estéticos, bem como dos efeitos que tal problema pode causar na vida humana.
    (1) O certo seria “em relação à estética”.

    O primeiro aspecto a se considerar é o domínio mídiatico (1) como um dos principais precursores para que os padrões existam. Na obra ”Sociedade do Controle”, do filósofo francês Deleuze, é abordado que nos temos padrões de beleza e modelos a serem seguidos e, são esses padrões que controlam, por isso o nome dado ao seu livro. Certamente, a sociedade é controlada ao não perceber o poder de influência que a mídia, pelos meios de comunicação, exerce sobre as pessoas. É possível observar um verdadeiro massacre, principalmente, de mulheres se matando para conseguir ter o corpo ideal, em uma sociedade democrática as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza violando as raízes históricas do seu corpo. Dessa forma, não precisa-se de corpos disciplinados e sim de controle sobre o comportamento.
    (1) O certo seria “midiático”.

    Ademais, faz-se válido pontuar que os padrões estéticos acarretam em(1) sérios problemas na saúde dos indivíduos. Uma vez que a busca pelo corpo perfeito é feita em grande escala começa a aparição de distúrbios alimentares(2), cabe mencionar ainda o aumento da indústria da beleza. Em 2019, o Brasil se tornou o país que mais realizou cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no mundo, dados da própria Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos (SBCP) mostram que houve aumento de 25% nas intervenções estéticas em solo brasileiro. Percebe-se portanto, que as pessoas se tornam alienadas e incapazes de enxergar que estão perdendo o verdadeiro prazer de viver por estarem inconformados com sua forma física, produzindo uma guerra contra o espelho gerando uma auto rejeição automática.
    (1) Não há necessidade desse “em”.
    (2) Você citou um argumento, porém não desenvolveu ele, ficou como uma ponta solta no texto

    Portanto, é necessário uma visão revolucionária para mitigar tal problema. Para isso, é necessário que a mídia propague conteúdos igualitários, exibindo modelos ,através de comerciais e propagandas, com corpos reais sem nenhum procedimento estético que seja. A fim de mostrar para todos que o belo é algo subjetivo e que o corpo ideal é aquele que é real. Desse modo, teria menos modelos tristes como na canção de Billie.

    *De modo geral, é uma boa redação, apenas com alguns erros ortográficos e de organização que garanta a coesão do textual.

    C1: Domínio da língua portuguesa: 120
    C2: Compreensão da proposta: 200
    C3: Organização e defesa: 120
    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: 120
    C5: Proposta de intervenção: 200

    Nota final: 760, a nota é apenas simulação diante à minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.

    Parabéns!!

    • 1
  3. Introdução muito boa, parabéns!!!

    Vamos às inadequações que identifiquei:
    1. Por isso o nome dado ao seu livro( informação desnecessária para sua redação)

    2. não precisa-se ( não se precisa) – erro de colocação pronominal. (Não há necessidade)

    Na conclusão faltou detalhamento

    Nota: 840

    contra o espelho(,)gerando uma auto rejeição automática

    3.

    • 0
  4. No ano de 2019, a cantora e compositora Billie Eilish lançou a música ” I dont wanna be you anymore” ( Eu não quero ser mais você), a qual faz uma crítica aos padrões de beleza em relação a estética ao citar a seguinte frase em um de seus versos; Se as lágrimas poderem ser engarrafadas haveria piscinas frequentadas por modelos.
    Transcrição: A cantora Billie Eilish no ano de 2019 Lançou a música com o título de ”I dont wanna be you anymore, na qual são feitas inúmeras criticas com questão aos esteriótipos da beleza, em certo verso é citado: Se as lágrimas poderem ser engarrafadas haveria piscinas frequentadas por modelos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.