Os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea

  • 0

Na série “Elite”, a personagem Marina é uma jovem estudante que é portadora de uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível -, a mesma é tratada com indiferença pelos outros alunos do colégio por conta dos mitos e falsas informações relacionados as IST’s. Fora da ficção é notável a preocupação quanto a disseminação das fake news na contemporaneidade. Nesse contexto persiste um problema complexo, em virtude da desinformação generalizada, bem como do mau uso da mídia na propagação das fake news.
Em primeira análise, a falta de informação coletiva é um desafio presente no problema. Segundo Josemar Bosi “quando a fake news é cultural, quem a compartilha revela sua ignorância sobre o assunto”. Tal perspectiva aponta que a proliferação de notícias enganosas é dada pela falta de conhecimento sobre o assunto e o compartilhamento compulsório indevido. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Além disso, cabe ressaltar que o mau uso midiático para disseminação de notícias mentirosas é um entrave no que tange à problemática. Durante a pandemia do Covid-19 surgiu uma falsa afirmação de que a vacina da gripe aumentaria o risco de contrair o coronavírus, o que causou confusão entre as pessoas acarretando no comprometimento da saúde do corpo cívil brasileiro. Dessa maneira, medidas devem ser tomadas para reprimir o avanço das fake news.
Portanto, é imprescindível que o problema seja solucionado. Para isso, cabe ao Governo Federal promover ações para diminuir a disseminação de notícias falsas, por meio da criação de canais de denúncia especialmente para o caso das fake news, influenciando a população a fazer tais denuncias, a fim de ter uma sociedade mais consciente e com acesso a informações verdadeiras. Ademais, é de suma importância que escolas e universidades promovam palestras sobre a temática, a fim de conscientizar os alunos sobre os efeitos das fake news para que não ocorra o que aconteceu com Marina.

Compartilhar

4 Correções

  1. Iara, boa noite. Percebo que é uma redação padrão enem. O começo da introdução ficou um pouco confusa quando coloca a palavra MITO, fake news não está relacionado a mitos. Mas de resto foi bem na introdução com dois argumentos, utilizou tópico frasal, conectivos.

    No desenvolvimento utilizou legal tópico frasal, retomou o primeiro argumento, deu exemplo, excelente.

    Terceiro parágrafo, utilizou tópico frasal, não entendi a parte do “ corpo civil brasileiro” deve ter sido erro de digitação né ?! ( meio confuso ficou)

    Na concluso, utilizou tópico frasal de conclusão, retoma o tema fica mais claro, depois coloca seus exemplos que podem ser feito para combater a fake news.

    Se for padrão enem, nota: 800.

    • 1
  2. Olá! Infelizmente não tenho tanta qualificação para corrigir sua redação de maneira correta. Irei indicar alguns cursos online então:
    -curso de redação Beduka
    -curso de redação Curso ENEM gratuito
    -curso de redação Blog do ENEM

    Canais youtube:
    -Luma e ponto
    -Lumber Geek
    -Debora Aladim
    -Vá lê um livro (repertório)

    • 0
  3. Olá, Iara

    Você inicia de uma forma excelente, com um repertório muito bom e liga esse repertório com o tema muito bem, indico apenas mudar essa parte “por conta dos mitos e falsas informações relacionados as IST’s.” por “por conta das informações falsas relacionados as IST’s.” O restante do parágrafo está excelente, você apresenta sua tese e os pontos que serão desenvolvidos em cada desenvolvimento.
    No seu primeiro desenvolvimento você inicia com um tópico frasal e retoma o tema que será desenvolvido no parágrafo. Em seguida apresenta um repertório legítimo e pertinente ao tema, mas acho que deveria ter feito um uso mais produtivo dele, como a apresentação de uma consequência que esse compartilhamento compulsório causa.
    O seu segundo desenvolvimento, como no primeiro, você inicial com um ótimo tópico frasal e deixa claro qual será o tema desenvolvido naquele parágrafo, muito bom! Em seguida apresentou o repertório pertinente, mas, infelizmente, não legitimado, faltou você dar uma fonte para essa informação, por exemplo, “Segundo a OMS, durante a pandemia do Covid-19 surgiu uma falsa afirmação de que a vacina da gripe aumentaria o risco de contrair o coronavírus” por exemplo. Também, faltou você desenvolver mais, “por que colocou a saúde do corpo cível brasileiro em risco?” Indico fazer essas perguntas ao longo do planejamento da redação.
    Por fim, sua conclusão, começou muito bem com um tópico frasal, mas você propõe duas intervenção, infelizmente as duas estão incompletas. Na primeira você apenas tem o Agente, o Meio, Detalhamento e Finalidade, faltando a ação, você apenas diz “promover ações para diminuir a disseminação de notícias falsas”, faltou de fato dizer qual seria essas ações. E na segunda você tem Agentes, Ação, detalhamento e finalidade, faltando o Meio.

    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    880 pontos

    • 0
  4. Olá! Infelizmente não tenho tanta qualificação para corrigir sua redação de maneira correta. Irei indicar alguns cursos online então:
    -curso de redação Beduka
    -curso de redação Curso ENEM gratuito
    -curso de redação Blog do ENEM

    Canais youtube:
    -Luma e ponto
    -Lumber Geek
    -Debora Aladim
    -Vá lê um livro (repertório)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.