No livro “1984” , de George Orwell, é retratada uma distopia na qual um governador autoritário manipula a verdade e, consequentemente, a população. Fora da ficção de Orwell, a sociedade brasileira contemporânea sofre os efeitos das fake news, causados principalmente pelas mídias sociais. Destarte, hão de ser analisados os fatores culturais e cognitivos que cercam essa problemática inconcebível, a qual merece um olhar mais crítico de enfrentamento.
Em primeiro lugar, vale destacar o panorama cultural das fake news. Tal questão está associada ao fenômeno contemporâneo de Pós-Verdade, o qual, como assinalam os filósofos Pondé e Cortella, é o mascaramento da realidade, a não busca pela veracidade dos fatos, especialmente no ambiente virtual. Nesse cenário onde verdade não importa, o que reinam são fake news, que se proliferam e retardam a evolução da sociedade brasileira. Logo, é indubitável que esse efeito das notícias falsas é nocivo no aspecto social.
Em segundo lugar, cabe a análise do fator mental por trás das fake news. No “Mito da Caverna” de Platão, é apontado pelo filósofo que o único modo de os indivíduos alcançarem a luz e a razão é se libertando de seus medos, preconceitos e ignorâncias. Sob tal ótica, percebe-se que as fake news, por seu caráter alienador, são potencializadas pela ausência de senso crítico populacional frente notícias e informações que confirmam os seus vieses ou que apelam ao sentimentalismo.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve criar campanhas públicas de incentivo ao racionalismo. Isso poderá ser feito com profissionais ligados à comunicação palestrado em universidades, escolas e em lives no YouTube e Instagram. Essas palestras terão como foco estimular a criticidade dos cidadãos ante informações novas. Desse modo, poder-se-á mitigar os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea.
livia0622
Oi!
Amei sua redação, seus argumentos são ótimos.
Você fez uso dos conectivos em todos os parágrafos.
Sua redação está bem organizada e bem estruturada.
Sua conclusão está completa, com AGENTE, MEIO, FINALIDADE, AÇÃO e DETALHAMENTO e você tem domínio da norma-padrão da língua.
Espero ter ajudado. Boa sorte!
AlisonRoberto
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve criar campanhas públicas de incentivo ao racionalismo. Isso poderá ser feito com profissionais ligados à comunicação palestrado em universidades, escolas e em lives no YouTube e Instagram. Essas palestras terão como foco estimular a criticidade dos cidadãos ante informações novas. Desse modo, poder-se-á mitigar os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea.
——————————————————————————————————————————————
Oi. gostei bastante da sua redação, apenas cuidado com a gramática e com algumas incoerências no projeto de texto.
C1*160
C2*200
C3*160
C4*200
C5*200
920
Teddy
Bom domínio da língua portuguesa, soube articular bem os parágrafos, é interessante notar a simetria entre eles em relação ao tamanho, demonstra que você realmente se preocupou em organizar bem as ideias do texto.
O tema foi bem trabalhado, com diversas referência externas, isso é bem bacana de se observar quando vc não possui dados concretos como: aumenta tantos % ao ano ou x pessoas são vítimas por dia.
Acredito que seria legal colocar algum caso onde fake news tiveram impactos na prática (se vc conhecer algum, como alguma reportagem que demonstra alguém que já foi preso ou espancado por causa dessas mentiras, colocaria mais impacto na redação e demonstraria sua alienação com as notícias atuais), mas isso é só uma sugestão.
Sua redação está ótima, bem escrita e articulada, só acho q valorizaria um pouco substituir fake news por notícias falsas ou utilizar algum pronome, como “elas” ou até por “tal problemática”
mandsszsz
Sua facilidade com a língua portuguesa é muito boa, mas quando escrever fake news e nomes de pessoas para dar referência, use aspas. O único erro gramatical que achei foi neste trecho: No D2 ” o único modo de os indivíduos” ao invés de ”de os” use ”dos”.
Sua redação foi bem articulado e coesiva. Sua conclusão tem todos os critérios(agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). É isso, espero que minha opinião te ajude :)
Tereza Pereira
oi, :)
O seu texto tem uma ótima linguagem, você utiliza os conectivos, tem ótimos repertórios, você propõe algo e cumpre esse algo. Na sua conclusão você pode colocar menos pontos continuando, porque dessa forma você coloca tudo no “mesmo lugar” (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento), e, acredito eu, fica mas intuitivo. Ainda, você poderia ter finalizado a conclusão relembrando o repertório do inicio do texto porque assim você fecha o texto de maneira uniforme, ainda mostra ao corretor que você “amarrou” todas as pontas e planejou o texto antes de escrever (isso não é necessariamente uma regra, somente uma dica ok). Espero ter te ajudado um pouco, boa sorte! :)