Iniciante

Os efeitos das fake News na sociedade brasileira contemporânea

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Desde o surgimento da mídia durante a Reforma Protestante, sua funcionalidade vem se adaptando com os novos tempos. Propagar a informação sobre variados assuntos tornou o mercado de trabalho aos jornalistas grande o suficiente, para que pessoas comuns determinassem que possuíam tal liberdade para o mesmo. Logo, com aceitação de poder compartilhar informações adquiridas na internet, a compartilhação de informações falsas se tornou recorrente na sociedade, levando em alguns casos à morte.

Em primeiro lugar, a expressão de opiniões se tornou recorrente com a abertura que as redes sociais propuseram a todos, a ponto a de ser igualada a informações confiáveis. Com os “jornalistas de redes sociais”, foi possível que ideais já refutados, retornassem e desencadeassem caos, até mesmo na saúde. Como exemplo, o número de casos de mortos e contaminados pelo sarampo tornou a crescer no Brasil, desde que movimentos antivacinas se expandiram na internet, e espalharam fake News para defender suas ideias.

Além disso, divulgação de notícias sem sua verificação pode não apenas fazer com que pessoas sigam uma ideia que já está sendo exposta, mas também desencadear uma histeria coletiva, e morte. Em 2012, no litoral de São Paulo, uma mulher fora assassinada aos socos pelos moradores da comunidade em que vivia após a divulgação, nas redes sociais, que a mesma seria uma bruxa e matava crianças para seus rituais. Apesar de possuir capacidade de desenvolver diversos meios de tecnologia, o homem contemporâneo parece não saber como usá-lo ao seu favor.

Portanto, é possível perceber que fake News vão além de uma simples brincadeira. Logo, tal problema pode ser amenizado ao passo que o governo junto aos órgãos fiscais, intensificassem ações de proibições de divulgação das mesmas. Tal ação pode ser feita por meio da ampliação e intensificação de programas que impedem sua propagação, para que casos de notícias falsas sejam combatidos. Além disso, cabe ao indivíduo procurar saber de onde vem a informação adquirida junto a sua veracidade, assim, pode se informar se aquela notícia é verdadeira e evitar novos casos de fake News.

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6 Correções

  1. Olá, sua redação legalzinha. Contudo, nota-se um demasiado número de erros. Vou citar alguns para tentar te ajudar.
    1- Evite o uso de TÍTULO, só utilize se for pedido. Para não acontecer o que ocorre em sua redação. Incoerência com o texto.
    2- De onde tirou que a mídia iniciou na reforma protestante. Nesse período cresceu o número de impressões e propagação de folhetos. Porém, no século XV já existe a mídia. E as mídias sociais nas quais existe o assunto da sua redação, vão surgir séculos após a reforma protestante.
    3- Na sua introdução é citado o termo “pessoas comuns” para se referir aqueles, isto é, a maioria das pessoas que não são jornalistas. Ora, os jornalistas são pessoas incomuns ? Possuem superpoderes ou algo do tipo ?
    4- É pertinente a repetição dos mesmo conectivos e algumas palavras. Cuidado para não ficar nítido para banca que seu vocabulário é restrito. Exemplifico o erro citado com a repetição da palavra “recorrente” na última linha do 1º parágrafo e na primeira linha do 2º parágrafo.
    5- Seu desenvolvimento tem excessivos argumentos, de forma desorganizada. A última frase do 3º parágrafo seria um ótimo tópico frasal, para iniciar um parágrafo.
    6- Sua conclusão ficou aquém, problemáticas levantadas não foram solucionadas. Foi pelo senso comum, dizer que cabe ao Governo e ao cidadão. Como se num passe de mágica o cidadão que divulga fake news se conscientizará e mudará seu comportamento errôneo. Faltou um maior detalhamento.
    Olha, apesar das muitas falhas, continue escrevendo. É errando que se aprende.

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  2. Olá, tudo bem?
    1- Ocorreram algumas repetições de palavras que não são muito difíceis de serem notadas. Exemplo: “compartilhar”; “compartilhamento”; “informação”; “informar”; “recorrente”. Releia e identifique :)
    2- “Como exemplo, o número de casos de mortos e contaminados pelo sarampo tornou a crescer no Brasil, desde que movimentos antivacinas se expandiram na internet, e espalharam fake News para defender suas ideias.”
    Aponte a fonte de onde tirou essa informação. Embora possa ser um fator, é importante que diga de onde saiu a informação para que não pareça opinião pessoal.

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  3. COMPETÊNCIA 1 = 180
    COMPETÊNCIA 2 – Sua redação está dentro dos limites dissertativos-argumentativo. Você trouxe bons repertórios e soube desenvolver bem com o tema. = 200
    COMPETÊNCIA 3 – É nítido que você tem um bom projeto de texto e as suas ideias estão bem relacionadas. = 200
    COMPETÊNCIA 4 – Você faz bom uso dos conectivos, porém repetiu por duas vezes o “Logo”. Você poderia ter optado por outro conectivo conclusivo. = 160
    COMPETÊNCIA 5 – Ao meu ver, sua proposto contém os 5 elementos necessários. = 200
    Na minha opinião, eu avaliaria em 940.
    Bons estudos!!!

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  4. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa : Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal com poucos desvios gramaticais. = 180
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: Desolvenve o tema por meio de uma argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo- argumentativo.= 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
    Apresenta informações, fatos, relacionados ao tema, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.= 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Apresenta as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos= 160
    5. Respeito aos direitos humanos: El

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  5. C1- 160
    C2-200
    C3-120 (utilize as conclusões nos parágrafos do desenvolvimento para que fiquem mais completos nas ideias. Além disso a tese naõ ficou clara na introdução, indico ler redações com teses bem claras pra seu melhor aprendizado :)
    C4-120 ( escasso uso de elementos de coesão,busque uma tabela com todos esses elementos)
    C5-160( lembre-se de detalhar algum dos elementos da conclusão; o agente,o que deve fazer, o por meio de ou o para que.)
    NOTA FINAL: 760

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  6. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa : Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal com poucos desvios gramaticais. = 180
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: Desolvenve o tema por meio de uma argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo- argumentativo.= 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
    Apresenta informações, fatos, relacionados ao tema, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.= 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Apresenta as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos= 160
    5. Respeito aos direitos humanos: Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. = 200
    Nota: 940

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