Os efeitos das fake news na sociedade brasileira contemporânea

  • 3

Ao afirmar, “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo Polonês Confúsio faz de certa maneira uma comparação entre o futuro e o passado. de fato ele estava certo, pois, os efeitos das fake news na sociedade brasileira não é um problema atual. desde a idade média, onde mulheres eram condenadas a bruxaria, por falsas notícias de práticas religiosas. Hodiernamente as adversidades ainda persistem de forma crescente.

A partir desse viés, grande partes da população brasileira consome diariamente as redes sociais ou informações online. Isso se deu pelo grande avanço tecnológico, proporcionando assim uma grande venda de celulares. gerando um grande crescimento no compartilhamento de notícias que muita das vezes são falsas, concebendo uma consequência na sociedade. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, ” As redes sociais são muito uteis e muito prazerosas, porém, é uma ameaça para a sociedade”.

Além disso, após a enorme proliferação do coronavírus no mundo, um extenso paradigma de notícias falsas com relação ao vírus aumentou gradativamente. Com tal objetivo de aterrorizar a população e consequentemente impedir a OMS ( Organização Mundial da Saúde) o combate ao vírus.

Outrossim, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo a mídia, juntamente com o governo, por meio de verbas governamentais, deve implantar nas redes sociais e em canais de televisão, o espaço de noventa segundos e informar sobre essas notícias falsas a verdade. Nesse sentido o fito de tal ação é precavir a população e amenizar as fake news. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado, pois conforme Oscar Wilde, ” O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Algumas considerações:
    1. Atente-se mais à correção gramatical. Não sei se foi a digitação, mas não há o uso correto de letras maiúsculas e minúsculas (sempre leia o texto de novo para checar esses detalhes)
    2. Procure apresentar o tema e a tese já no primeiro parágrafo. Eu acho que a alusão histórica e a citação acabaram escondendo sua tese.
    3. Gostei das citações e alusões, porém não deixe que elas camuflem a originalidade do seu texto.
    4. Como disse no começo, apresente o tema e a tese no primeiro parágrafo e retome essa tese no último parágrafo com a proposta de intervenção.
    5. Procure demonstrar originalidade e autoria do seu texto. Não se restrinja à informações já conhecidas. Posicione-se.
    Continue Firme, certamente vai chegar lá!
    Sou apenas um iniciante, então qualquer equivoco por favor me perdoe!

    • 2
  2. Parabéns, ficou uma ótima redação apresentando fato e exemplos da atualidade e passado, alem de citações de sociólogos e filósofos em geral. Creio que pecou um pouco em relação as pontuação, a a inicial das palavras apos o ponto final. Além disso, o fato de ter criado apenas uma problemática já que a outro foi meio que a complementação de outra já criada. Dessa forma, a criação de apenas um agente social.
    Em relação de nota você receberia entre 800 e 900.

    • 2
  3. Olá escritor, percebe-se poucos erros na introdução, como virgula em lugar errado e não se deve usar palavras do particípio mais de uma vez num paragrafo. Entende-se o seu repertório. Você traz problemas da atualidade para argumentar em relação as fake news propagadas pelo povo leigo. Há 3 citações que consolidam suas argumentações, partes importantes para o desenvolvimento do texto. A sua C3 está ótima, parabéns.
    Entretanto, o filosofo *Confúcio* era chines, não polonês. Você abusa dos seus conhecimentos gerais para citar filósofos, acho isso um diferencial.
    Acredito que sua proposta de intervenção apresenta agentes sociais e está fundamentada.
    Use mais sinônimos e conectivos, atente-se.
    Você mostra o seu pensamento e foge do senso comum e deixa implícita a sua própria opinião. S2 Obrigado
    Nota… 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.