Segundo a Lei da Inércia, de Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne a disseminação de notícias falsas, que ocorre devido a má influência midiática e consequentemente, à falta de conhecimento da população.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a má conduta de uma parcela dos meios de comunicação presente na questão.
Conforme o Sociólogo Pierre Bourdieu o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa
perspectiva, pode-se observar que não é dever somente das mídias digitais informar e agir contra a proliferação de notícias manipuladas, os demais meios de comunicação, como a televisão, ao não promoverem debates que elevem o nível de informação da população, também influenciam na consolidação do problema.
Em consequência disso, surge a questão da lacuna na base educacional que intensifica a gravidade do impasse. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre os riscos do compartilhamento de dados de cunho falso e a necessidade da verificação quanto a veracidade dos mesmos, sua visão será limitada, o que contribui para a perpetuação do obstáculo.
Assim, faz-se necessário que todos os meios de comunicação em massa, desenvolvam ações que revertam esta má influência midiática sobre o tema. Tais ações devem ocorrer por meio da recorrente produção de informativos como entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade de sua conduta no mundo virtual, contribuindo dessa forma, para a erradicação da divulgação de notícias manipuladas.
hillary
Olá! sua introdução ficou muito boa, a analogia com as Leis de Newton trouxe riqueza dos conhecimentos diversos e sai do senso comum. O desenvolvimento demonstrou um bom repertório e conexão entre um parágrafo e outro. Sua conclusão ficou muito boa, bem clara e objetiva. Parabéns continua assim!!
Nanducadias
Oi Lara, tudo bem? Achei muito criativa a sua analogia à primeira lei de Newton! Entretanto, não acho que a relação com as fake news tenha ficado explícita na introdução. Do ponto de vista gramatical, faltou crasear a preposição “a” que vem antes de “má influência”. Quando disse “em primeiro plano é preciso atentar” eu acredito que substituir essa passagem por “é válido ressaltar” ou algo do tipo faria mais sentido e fluiria melhor. “Uma parcela dos meios de comunicação presentes na questão”. Vírgula após “conforme o sociólogo…” Sua divisão de parágrafos não está boa. Enquanto temos parágrafos com 2 a 5 linhas, o terceiro é muito extenso, o que o torna cansativo e difícil de assimilar. Tente manter uma média de 7 a 9 linhas por parágrafo. Por fim, apesar de estar muito bem estruturada, sua proposta de intervenção é nula, uma vez que se trata de conscientização. É isso! Parabéns!
Lara99
Muito obrigada por sua correção, foi de grande ajuda. Mas poderia me explicar o porquê de não poder utilizar conscientização na proposta? Fiquei confusa quanto a isso, pois eu não disse só que a população precisa se conscientizar, eu apresentei formas e agentes que trariam essa informação para que a sociedade esteja mais preparada para lidar com o problema.
De qualquer forma, muito obrigado por sua contribuição. :))
LíviaCarneiro
Lara,parabéns! Você apresentou uma bela introdução,desenvolvimento e conclusão na sua redação.Gostaria de te parabenizar principalmente por ter estipulado uma fabulosa harmonia sobre os conceitos da Lei de Newton e a falta de conhecimento da população.Outra coisa que chamou a minha atenção foi o fato de ter exposto as atitudes que faz-se necessário serem adquiridas pela população,onde o principal objetivo é conscientizá-las do impacto que o mundo virtual pode causar.
Nafla.ferreira
Oi, Lara! Tudo bem? Gostei muito da sua redação, é um tema bem atual e que pode cair no ENEM. Parabéns, sua introdução está muito boa e fez uma analogia incrível a Lei de Newton rs. Seu desenvolvimento está muito bom e o uso dos conectivos ajudou muito. Sua conclusão apresentou um proposta de intervenção. Meus parabéns, continue assim! Abraços.