Os efeitos da violência contra os idosos

  • 0

Devido aos avanços na medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo do tempo. A população idosa no país já é mais de 30 milhões de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico). No entanto, há um despreparo da sociedade em lidar com as dificuldades próprias do envelhecimento. Isso significa que necessidades sociais e econômicas não estão sendo oferecidas dignamente àqueles que já fizeram muito pelo país.

É importante ressaltar que, a sociedade atual que é composta por valores capitalistas ocidental se fundamenta em uma ideia básica de exaltação à produtividade. Nesse sentido, o idoso dentro dessa nação passa a ser visto marginalizado, socialmente desvalorizado. Prova disso é a pesquisa realizada pelo G1, que diz que o mercado de trabalho opta mais pelos jovens inexperientes  do que pelos idosos com maior conhecimento. Dessa forma, fica em evidencia o determinismo biológico do século XIX que defende a predeterminação social do indivíduo a partir de suas características biológicas.

Segundamente, o envelhecimento traz na bagagem dependência física, emocional e financeira, e tal problemática faz com que o idoso se submeta até as situações mais desagradáveis. Somando a falta de conhecimento de seus próprios direitos, os números de violência doméstica, abandono e negligência vem crescendo de forma alarmante. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que revela que 60% de 57 países diferentes apresentam opiniões negativas sobre a velhice. Sob esse prisma, devem ser tomadas providências para transformar essa realidade.

Entretanto, as escolas junto as mídias devem difundir valores positivos sobre essa geração mais antiga, por meio de interações entre esses grupos etários, com palestras e propagandas. Para assim mostrar que os idosos possuem muita sabedoria e experiência a ser compartilhada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Devido aos avanços na medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo do tempo(1). A população idosa no país já é mais de 30 milhões(2) de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico)(3). No entanto, há um despreparo da sociedade em lidar com as dificuldades próprias do envelhecimento. Isso significa que necessidades sociais e econômicas não estão sendo(4) oferecidas dignamente àqueles que já fizeram muito pelo país.
    1-Informação desconexa
    2-Vírgula
    3-IBGE é uma sigla conhecida e, portanto, não precisa da segunda parte
    4-não são oferecidas
    Procure explicitar as suas teses e desenvolver melhor a problematização

    É importante ressaltar que,(1) a sociedade atual que(2) é composta por valores capitalistas ocidental(3) se fundamenta em uma ideia básica de exaltação à produtividade. Nesse sentido, o idoso(4) dentro dessa nação(4) passa a ser visto(5) marginalizado,(isto é) socialmente desvalorizado. Prova disso é a pesquisa realizada pelo G1, que diz que(6) o mercado de trabalho opta mais pelos jovens inexperientes do que pelos idosos com maior conhecimento. Dessa forma, fica em evidencia o determinismo biológico do século XIX que defende a predeterminação social do indivíduo a partir de suas características biológicas(7).

    1-Problema com a vírgula
    2-Repetição
    3-Concordância
    4-Vírgula
    5-visto pode ser removido
    6-Repetição
    7-Onde surgiu essa informação no seu texto?
    O seu projeto de texto é um pouco problemático.

    Segundamente, o envelhecimento traz na bagagem(1) dependência física, emocional e financeira, e tal problemática faz com que o idoso se submeta até as situações mais desagradáveis. Somando a falta de conhecimento de seus próprios direitos, os números de violência doméstica, abandono e negligência vem(2) crescendo de forma alarmante. Prova disso(3) é uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)(4), que revela que 60% de 57 países diferentes apresentam opiniões negativas sobre a velhice(5). Sob esse prisma, devem ser tomadas providências para transformar essa realidade.

    1-Tente ser mais objetiva.
    2-Concordância
    3-Repetição
    4-OMS ou Organização Mundial da Saúde é suficiente.
    5-Informação vaga

    Entretanto(1), as escolas junto as mídias devem difundir valores positivos sobre essa geração mais antiga, por meio de interações entre esses grupos etários, com palestras e propagandas. Para assim mostrar que os idosos possuem muita sabedoria e experiência a ser compartilhada.

    Agente-> As escolas junto as mídias
    Ação-difundir valores positivos sobre essa geração mais antiga
    Meio->Interações entre esses grupos etários, com palestras e propagandas
    Efeito->Mostrar que os idosos possuem muita sabedoria e experiência a ser compartilhada
    Detalhamento->Nenhum

    Nota:680
    C1->160
    C2->120
    C3->120
    C4->120
    C5->160
    É importante também ficar atento ao tema proposto “As consequências/efeitos da violência contra o idoso”.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.