A 1ª Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, promoveu intensas mudanças no sistema de produção. Como resultado, houve a supervalorização do trabalho que, atualmente, oferece riscos ao bem-estar dos trabalhadores. Haja vista a exigência de um grande empenho profissional em detrimento de sua saúde e vida pessoal
A princípio, a máxima de que a carreira profissional deve ser prioridade para um indivíduo, ainda é um problema. No filme “O Diabo Veste Prada” a jornalista Andy consegue uma vaga numa importante revista de moda, mas as cobranças do trabalho implicam em sua vida pessoal , além de gerar um grande estresse. Similarmente, o ideal de que uma pessoa bem sucedida é aquela em ascensão profissional, submete os empregados a longas cargas horárias, horas extras, baixa remuneração e o afastamento das pessoas do seu convívio social.
Ademais, a busca por prestígio laboral acarreta em diversas complicações físicas e emocionais . Conforme a OMS, saúde não se define como ausência de doença, mas sim como o conjunto de bem-estar físico, mental e social. Dessa forma a falta de um ambiente de trabalho próspero e saudável implica não só a higidez do individuo, uma vez que traz problemas como depressão, ansiedade e estresse. Mas também afeta o desempenho e produtividade do servidor em seu ofício.
Logo, a tomada de medidas que mitiguem o problema é de suma importância. Sendo assim, as instituições privadas devem orientar seus funcionários e oferecer uma área laboral mais saudável, por meio de workshops. Eles serão feitos nas empresas e proporcionarão atividades de lazer, exercícios físicos e palestras com psicólogos. Com o intuito de informar os trabalhadores sobre os malefícios do trabalho em excesso e estimular práticas de bem-estar físico e mental.
opsletizia
– Boa introdução, o tema ficou bem claro e fácil de entender. Assim como a utilização dos conectivos, foram todos bem colocados no desenvolvimento. Dentro da argumentação foi também excelente, amei a referência ao filme. Entretanto, a sua conclusão poderia ter sido trabalhada de maneira diferente, como dito em outra correção.
Mas em um geral sua redação foi boa, parabéns pelos seus esforços!
Ariel_hsy
Competência I: No primeiro parágrafo poderia-se ter optado por utilizar vírgula ao invés de ponto final em “Haja vista”. Não identifiquei nenhum outro desvio de gramática no texto. A redação foi muito bem escrita e revisada. Parabéns!!
Competência II: a compreensão temática bem como a abordagem do tema em diversos aspectos foram amplas. Muito bom.
Competência III: O repertório sociocultural foi bom devido à citação ao filme e à OMS, mas senti um pouco a falta de uma frase de autoridade, ou, talvez, a citação de uma obra literária. Mas claro, nada disso é obrigatório. A apresentação do repertório foi boa.
Competência IV: quanto à utilização dos conectivos coesivos tá tudo bom. Apesar disso, notei que não há uma semelhança estrutural entre os parágrafos. Seria bacana tentar deixá-los com o tamanho o mais próximo possível.
Competência V: Neste aspecto senti que ficou vaga a proposta de intervenção porque responsabilizar as empresas privadas pela manutenção de suas práticas exploratórias a favor da saúde dos funcionários soa contraditório, uma vez que não há um monitoramento ou fiscalização adequados. Seria mais interessante fomentar a questão legislativa e de intervenção do Estado ou dos próprios trabalhadores.
I – 200
II – 200
III – 160
IV – 120
V – 120
Vinikay
C1: 200
C2:200
C3: 120
C4:200
C5:160
Gostei da tua introdução. Porém, achei as teses confusas, acho que devido a pontuação. Eu poria assim : ” Como resultado, houve o surgimento de problemas, como a supervalorização do trabalho que, atualmente, oferece riscos ao bem-estar dos trabalhadores e um grande empenho profissional em detrimento de sua saúde e vida pessoal”. Bom desenvolvimento e com teses bem explicadas. Ótima alusão por sinal. Boa conclusão mas não teve aquela retomada a alusão da introdução. Bastante conectivos e texto bem estruturado.