Os efeitos da superproteção parental no Brasil

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No filme “Tudo e todas as coisas” conhecemos a história do relacionamento entre uma jovem e sua mãe, que em decorrência da superproteção a diagnostica com uma doença imaginária e proíbe a própria filha a sair de casa por anos. Situações análogas a essa são facilmente encontradas em lares brasileiros atualmente, muitos pais não possuem preparo psicológico para cuidarem e guiarem os filhos de uma forma saudável, preferindo decorrerem de métodos cruéis de proibição e constrangimentos. Assim, esse problema deve ser resolvido urgentemente para um bom desenvolvimento psicológico e profissional desses jovens.

Primordialmente, é importante destacar que a educação familiar adequada é uma fase importantíssima na preparação dos filhos para a sociedade. Assim, é de suma necessidade um devido aproveitamento dos pais nesses momentos de aprendizado, que devem de forma motivacional, sem interferências negativas ou desestimuladoras guiarem os seus filhos. Porém, a maneira de criar os filhos atualmente tem sido totalmente o contrário a essa realidade utópica, os pais têm se apropriado de formas milimétricamente calculadas de controladoria dos filhos, ao invés de investirem na conversa e em métodos saudáveis de aproximação e ensinamentos.

Em segundo lugar, é necessário um acompanhamento psicológico não somente para os filhos, mas também para os pais. Pois, tendo-se em vista a sobrecarga de trabalho, os afazeres diários e os velhos costumes conservadores e extremos, os responsáveis acabam fugindo do propósito real —que é o ensino correto e eficaz— e substituindo o mesmo aplicando métodos superprotetores e de caráter negativo sobre os filhos, que podem correr o risco de se tornarem adultos frágeis e sem preparo profissional por falta de segurança, já que na vida adulta não terão os pais para os guiarem e corrigirem seus erros.

Destarte, depreende-se que a garantia de uma educação dosada e de responsabilidade afetiva vinda dos pais é de suma importância para o amadurecimento saudável dos filhos. Torna-se imperativo que as instituições escolares públicas e privadas, desenvolvam tarefas de entrosamento entre os pais e professores, como também palestras motivacionais e encontros dos tais responsáveis com psicólogos regularmente. Apenas sob tal perspectiva, poder-se á respeitar-se os direitos das crianças, e obviamente o desenvolvimento puro, correto e de qualidade das mesmas. Pois como proferido por Karl Marx: as inquietudes são a locomotiva da nação.

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5 Correções

  1. Olá, Sara!

    Adorei a sua redação e como você estruturou ela, no geral. Vou apresentar algumas correções e também alguns pontos importantes da sua redação:

    1. Sua redação é bem estruturada, possui excelentes vocabulários, que apesar de diferentes são claros quanto à proposta.

    2. Se atente aos erros de pontuação (em especial a vírgula) e acentuação que se apresentaram na redação.

    3. Seus conhecimentos gerais e específicos são ótimos, você teve boas citações e que agregaram positivamente à estrutura da sua redação.

    4. Atente-se também aos conectivos que você apresentou, alguns se repetiram e seria de grande interesse varia-los.

    5. Seu repertório foi ótimo e com a prática você melhorará o que se apresenta necessário.

    Parabéns pela redação!

    C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 150
    C4 – 160
    C5 – 200

    Nota – 910

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  2. Boa noite! Tudo bem?
    Um excelente texto.
    Possui poucos erros gramaticais.
    Boa proposta de intervenção, porém, poderia ter maior detalhamento.
    Uma boa citação, sem dúvidas enriqueceu muito seu texto!
    Apenas tenha cuidado com a repetição de conectores, pesquise listas de conectores e tente decorar alguns deles.
    Parabénsss, continue praticando!
    Bons estudos!
    <3

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  3. Sua redação possui um bom projeto de texto, baseado com argumentos articulados e repertórios socioculturais bem pertinentes. Gostei da sua proposta de intervenção, mas eu sugiro a você que a detalhe melhor. Ademais, muito cuidado com os erros gramaticais e ortográficos. Fora isso, seu texto está bem primoroso e agradável de ler.

    Vamos as notas

    Competência 1; 200
    Competência 2; 200
    Competência 3; 160
    Competência 4; 160
    Competência5; 200
    Total:920 pontos

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  4. Olá! Li sua redação e a corrigi de acordo com as cinco competências avaliadas pelo ENEM. Avido desde já que não sou nenhum especialista na área, mas creio que alguns apontamentos posso fazer em relação ao texto.
    Em primeiro lugar, devo parabenizá-la pela escrita coerente que, a despeito de alguns erros gramaticas e de concordância, mostrou-se bastante consistente. Todavia, é necessário salientar que sua redação careceu de repertórios socioculturais nos parágrafos de desenvolvimento, que são justamente aqueles nos quais o candidato discorre acerca de suas opiniões e apontamentos. Apresentar dados estatísticos e/ou exemplos de notícias são um bom exemplo para embasar os argumentos, caso contrário, este se torna raso e mais uma repetição da tese apresentada no início do texto. Ademais, no que tange ao último parágrafo, ficou evidente o agente, a ação e os meios pelos quais será executada, no entanto, não ficou evidente o motivo, o objetivo imediato pelo qual tais ações devem ser feitas. Uma dica é utilizar-se de expressões, como “para, com o objetivo de, visando, …” De resto, apresentou o que é necessário para uma boa proposta de intervenção.
    Apontamentos finais:
    Linha 2: “a diagnostica (trecho me pareceu estranho, poderia ser substituído por uma outra expressão)
    Linha 3: após a vírgula em “… , muitos …” poderia ser incrementada um conectivo como, “uma vez que”, “haja vista que”.
    Linha 8: “Assim” – não repetir conectivos, os avaliadores analisam o repertório de conectivos, sendo neste caso “Dessa forma” um bom substituinte.
    Linha 9: “aprendizado que devem, de forma motivacional, sem interferências negativas ou desestimuladoras, guiar seus filhos (rescreveria dessa forma).
    Linha 10: “… ,(pois, uma vez que, etc) os pais têm se …”
    Linha 11: Sem vírgula antes de ao invés
    Linha 15: Sem necessidade de “que é” entre travessões. Substituindo-o aplicando …
    Linha 21: Sem vírgula antes de “desenvolvam”, pois não se separa sujeito do verbo por vírgulas (a não ser que haja uma locução adverbial, por exemplo, que por estar deslocada precisa estar entre vírgulas).
    Linha 22: “poderão ser respeitados” – não usar vocabulário rebuscado, como mesóclise caso não se tenha domínio total do seu emprego, uma vez que a redação do ENEM cobra apenas o uso da linguagem formal, não usos mais arcaicos da língua.
    Certamente deixei algo passar, mas minha análise é esta.
    Pontuação:
    Competência 1: 120
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 120
    Competência 5: 160
    Nota final: 640

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  5. Olá ;) tudo bom??
    Seu texto está muito bom, possui uma ótima introdução com um bom repertório de filme que se enquadra no tema pedido. Possui bons argumentos que são bem esclarecidos durante os parágrafos.
    Em relação a conclusão, sugiro que acrescente uma solução a mais
    Competência 1; 200
    Competência 2; 200
    Competência 3; 160
    Competência 4; 160
    Competência5; 160
    Total; 880 pontos

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