Estudante

Os efeitos da relação entre homem e as tecnologias no século XXI

  • 1

O socialista revolucionário Karl Marx afirmou que “Os filósofos se preocupam em entender o mundo. O que importa é transformá-lo”. Em analogia ao pensamento crítico do século XIX, o ser humano avança nos estudos tecnológicos em busca de mudanças. Entretanto, os efeitos da relação entre homem e as tecnologias no século XXI criam realidades reprováveis ao modo de vida conservador. No Brasil, isso ocorre ao analisar a irracionalidade sentimental e a substituição de pessoas. Logo, é fundamental mitigar as problemáticas para trazer plenitude à sociedade.

 

Em primeira análise, apenas humanos podem sentir o efeito dos sentimentos, diferentes das máquinas. Antes de tudo, o relacionamento social sofre alterações na atualidade devido ao aumento do distanciamento das pessoas e aos avanços tecnológicos. A exemplo dessa última, no filme “Ela”, lançado em 2013, o escritor Theodore sente-se tão isolado que se apaixona pela voz de Samantha, uma inteligência artificial. Desta forma, vê-se como é irracional os sentimentos deles, já que a robô é incapaz de realizar tal ação, fator agravante do isolamento dos indivíduos.

 

Em segunda análise, as tecnologias roubam o espaço conquistado pelo homem arduamente. Destaca-se, a ciência novamente progride ao trazer inovações ao mundo, como foram nas Revoluções Industriais – máquinas trabalhando pelos homens – e é na geração “homem-máquina” – invenções sendo o trabalhador. Neste viés, a reportagem de L. Restrepo no Jornal Vozes descreve o pesadelo do maquinário sendo fundamental, isso nas fábricas desemprega funcionários. Nessa ótica, a sociedade robótica abalará a economia e o fluxo trabalhista, substituindo e prejudicando cidadãos.

 

Portanto, alternativas para contornar os efeitos reprováveis da relação entre homem e as tecnologias no século XXI são urgentes. O Ministério Público – órgão com poder para decidir pela população – deve impedir o afastamento social dos brasileiros por meio do programa “Mais humano”. Esse projeto será direcionado nas prefeituras municipais semanalmente com palestras comunitárias, devendo ser repassado os resultados de aproximação social ao Ministério para que se confirme a redução da substituição de pessoas por objetos. Somente desta maneira, a analogia Marxista sobre transformar a sociedade será praticada e trará benefícios ao povo do século XXI.

Compartilhar

2 Correções

  1. sua redação está muito boa e cheia de conteudo sociocultural mas sua estrutura não segue os padroes enem o que acabaria descontando alguns pontos, você precisa organizar melhor as informações e evidenciar mais suas teses, deixando claro sua opnião que é objetivo da redação, os conteudos sociocultural (informações e analogias) servem apenas para validar seu argumentos.

    sua introdução está otima mas faltou a apresentação de suas teses na ultima oração.

    • 1
  2. uma coisa que senti falta foi a falta de argumentos construtivos. A tua redação teve uma boa introdução porem na parte que tu cita ” No Brasil, isso ocorre ao analisar a irracionalidade sentimental e a substituição de pessoas. ” não teve nenhuma parte citando pesquisas e dados comprovando o que foi dito ( o mesmo vale para ambos os desenvolvimentos). Já na conclusão você citou o mediador ( ministério publico) e o meio (palestras) mas não citou o que deve ser ressaltado em tais palestras, caso a tua redação seja destinada ao Enem isso tem um certo peso na nota final

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.