Na animação “Moriarty: O Patriota” é retratada uma crítica à sociedade de classes, na qual as mazelas sociais são consequências do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na contemporaneidade ao se analisar os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros, que é um problema ocasionado pela displicência social. Desse modo, constata-se um impacto motivado não só pela ineficiência governamental, mas também pela ineficácia midiática.
Primordialmente, a débil ação do poder público é um agravante do revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. Nessa óptica, as autoridades vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem papel inerte na garantia de saúde e bem-estar à população. Contudo, esse cenário decorre do fato das autoridades, ao orientarem-se por um viés individualista, negligenciam suas responsabilidades, agravando os efeitos da poluição provocada pelo som nas cidades brasileiras. Assim, devido a uma falha na esfera administrativa, a problemática perdura o país.
Ademais, a ineficiência da mídia é outro fator que perpetua o entrave. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não devem converte-se em instrumento de violência simbólica. Sob esse viés, a mídia, cujo dever é disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população acerca dos efeitos negativos da poluição sonora aliena a sociedade mediante conteúdos empobrecidos que não apresentam melhorias para o problema. Dessa forma, o setor midiático tem interferência interna na manutenção do infortúnio.
Portanto, torna-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas para a diminuição da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros. Para isso, compete ao Ministério das Comunicações, cujo dever é administrar os meios de comunicações no território nacional, orienta a população acerca dos perigos da poluição do som e maneiras de evitar. Tal ação será efetivada pela criação de campanhas educativas com a temática, a fim de reduzir os efeitos desse revés. Desse modo, será possível, finalmente, a criação de uma nação diferente da retrata na animação “Moriarty: O Patriota”.
Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros.
Compartilhar
Havila442
Olá tudo bem. Gostei bastante da maneira que você organizou sua ideais no texto e dá pra perceber que você possui um vocabulário desenvolvido, assim como o conhecimento de repertório. Todavia, no primeiro desenvolvimento você divaga muito sobre a responsabilidade do estado e não traduz o tema ao cotidiano real, assim as ideias vão começando a parecer as mesmas. Contudo, na metade só segundo parágrafo você traz exemplificações mais pertinentes e diretas, o que traz mais fluidez para o seu texto.
C1: 180
C2: 140
C3: 160
C4: 200
C5:200
Nota final: 880
JuliaBSs.
Pontos fortes: A redação está, em geral, bem escrita e com vocabulário formal, o que é adequado para uma dissertação-argumentativa.
Pontos a melhorar:
Há alguns pequenos deslizes gramaticais:
“ao invés de orientar a população acerca dos efeitos negativos da poluição sonora aliena a sociedade” → Sugiro: “ao invés de orientar a população acerca dos efeitos negativos da poluição sonora, aliena a sociedade”. Uma vírgula é necessária para separar as orações.
“o setor midiático tem interferência interna” → “interferência interna” soa redundante. Uma reformulação como “O setor midiático contribui para a manutenção do infortúnio” seria mais clara.
“contudo, esse cenário decorre do fato das autoridades” → O correto seria “fato de as autoridades”.
Pontos fortes: Você aborda o tema proposto de forma clara e relevante, relacionando a questão da poluição sonora com a sociedade contemporânea e suas instituições.
Pontos a melhorar: A analogia com a animação “Moriarty: O Patriota” está interessante, mas seria mais eficaz se fosse explicitado de forma mais direta como as mazelas sociais da animação se conectam com a questão da poluição sonora. Além disso, mencionar mais claramente o impacto direto da poluição sonora na saúde e bem-estar da população seria importante.
Pontos fortes: A argumentação é bem estruturada e baseada em dois fatores principais (ineficiência governamental e midiática), o que torna o texto coerente e coeso.
Pontos a melhorar: O argumento sobre a “ineficiência midiática” poderia ser desenvolvido com mais profundidade. Você poderia mencionar exemplos práticos de como a mídia não dá visibilidade suficiente ao problema da poluição sonora e como isso afeta o comportamento da sociedade. Também seria interessante citar ações já tomadas pelo governo ou a ausência delas, para fortalecer o primeiro argumento.
Pontos fortes: O uso de conectivos está bem distribuído ao longo do texto, favorecendo a coesão entre os parágrafos. Expressões como “nesse sentido”, “sob esse viés” e “contudo” são bem utilizadas.
Pontos a melhorar: Algumas expressões poderiam ser simplificadas para maior clareza. Por exemplo, ao invés de “Ao orientarem-se por um viés individualista”, você poderia dizer “Por adotarem uma postura individualista”.
Pontos fortes: A proposta de intervenção está bem articulada, com menção ao papel do Ministério das Comunicações e à necessidade de campanhas educativas.
Pontos a melhorar: A proposta poderia ser mais detalhada. Por exemplo, como essas campanhas seriam veiculadas? Na televisão, rádio, redes sociais? Como seria a fiscalização do cumprimento dessas campanhas? Um detalhamento maior reforçaria a viabilidade da intervenção.
Le.Le.Lê
Olá! Receio que essa estrutura pareça muito “coringa”. Sabe aqueles modelos que dá pra encaixar em qualquer tema? Se o corretor não notar, tudo bem. E se ele notar… Bem, não há nenhum critério que desconte pontos por causa de “modelo coringa”, desde que a redação não se torne incoerente ou aborde o tema de modo incompleto.
C1: G R A M Á T I C A 200/200
Último parágrafo: “compete ao Ministério das Comunicações, cujo dever é administrar os meios de comunicações no território nacional, *orienta* a população acerca dos perigos da poluição do som e maneiras de *evitar*”
=> orientar
=> evitar …? (o quê?)
Você repetiu muitas vezes “poluição sonora”, “poluição do som”, o texto não ficou tão rico no que concerne a palavras do eixo temático.
C2: ESTRUTURA, COMPREENSÃO DO TEMA E REPERTÓRIO PERTINENTE 80/100
A estrutura dissertativo-argumentativa está correta.
Porém, senti que o tema não foi abordado com profundidade e que os repertórios não foram suficientemente conectados ao assunto.
Preste atenção na frase temática: “Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros.”
Você não comentou os “efeitos” e não citou os “centros urbanos” em nenhum momento, só repetiu a expressão “poluição sonora” sem, entretanto, abordar seu sentido e argumentar sobre isso.
Receio que tenha se aproximado de tangenciar o tema.
C3: PROJETO DE TEXTO E COERÊNCIA 120/200
Projeto de texto presente e adequado:
– tópicos frasais e conclusão dos parágrafos;
– retomada, na conclusão, da contextualização usada na introdução.
Continue mantendo esses pontos.
Coerência: a sua abordagem pareceu não ser bem relacionada à poluição sonora. Você não conectou muito bem o papel do governo e da mídia com o problema. Pareceu que você apenas descreveu, de forma geral, o que o governo e a mídia deveriam fazer, mas não em relação à problemática especificamente. Faltou aprofundamento e análise.
C4: C O E S Ã O 200/200
Uso diversificado de recursos coesivos e conectivos.
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200/200
Completa, com os cinco elementos: ação, agente, detalhamento, meio e finalidade.
Nota final (na minha opinião): 800/1000
É uma ótima redação, mas pareceu desconexa da frase temática.
Continue treinando e aperfeiçoando sua escrita, você tem potencial!