Os efeitos da pandemia na educação

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A modalidade de ensino institucional sofreu diversas alterações diante da pandemia. De acordo com o Instituto Datafolha, os dados de evasão escolar aumentaram em 20% durante o cenário atual. Com isso, surge a problemática da falta de verba para o acesso à internet que persiste na diminuição da aprendizagem ligado à realidade do país. Nesse âmbito, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro, além do papel das escolas na educação da sociedade.

Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia dos cidadãos brasileiros, especificamente na educação. Contudo, o acesso à internet, normalmente, é limitado para indivíduos de classe média e alta da sociedade, visando apenas um pequeno público alvo. Desse modo, diversos alunos são obstruídos de ter acesso à educação na pandemia. Segundo o MEC, 4,8 milhões de alunos não tem acesso à internet e 96,6% são estudantes da rede pública.

Além disso, as dificuldades propostas para a reabertura das escolas provocam a evasão escolar. Assim, os alunos não possuem mais estímulos para voltar a estudar, visto que o ensino remoto não beneficia a todos os estudantes. Outro fator relevante remete a divisão de tarefas entre o colégio e emprego, porque a pandemia também dificultou a verba dos cidadãos.

Em virtude dos fatos mencionados, seria viável ao Ministério da Saúde (MEC) a implantação das redes de internet para alunos de escola pública, visando a participação dos mesmos na aula on-line. Ademais, o projeto beneficiará tanto a aprendizagem móvel quanto os colégios e estudantes. Quem sabe, assim, estimule a educação na pandemia e diminua os dados da evasão escolar.

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3 Correções

  1. Redação muito boa!
    Só notei alguns erros.

    Concordância.
    Segundo o MEC, 4,8 milhões de alunos não tem acesso à internet e 96,6% são estudantes da rede pública. (alunos não têm).

    Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia dos cidadãos brasileiros, especificamente na educação.
    dia-a-dia –> dia a dia (sem hífen)

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  2. Na conclusão seria bom colocar por que meio o Ministério irá fazer a implantação…. Exemplo: um programa por meio de investimento, etc…. Mas gostei da frase de efeito no final dela!
    Gosto dos dados que você colocou também, mas creio que seria bom colocar repertórios mais diversificados, como uma alusão histórica, citação de algum filósofo ou até mesmo sobre um filme, livro etc.
    Mas em geral, gostei da redação. Estrutura boa, com conectivos e nenhum erro de português pelo o que eu li. Eu daria 920 ou 940!

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  3. Olá! Tudo bem?
    Amei sua redação, parabéns! Está muito boa!
    Porém tem alguns detalhes que observei:

    – “Segundo o MEC, 4,8 milhões de alunos não tem acesso à internet e 96,6% são estudantes da rede pública.”

    >>> neste dado estatístico que tu trouxeste deu a entender que 96,6% da POPULAÇÃO são estudantes de rede pública, te aconselho a pôr algo como “4,8 milhões de alunos não tem acesso a internet, cerca de 96,6% desses, são estudantes de rede pública”

    – na conclusão, coloque sua proposta de intervenção mais detalhada, através de que meios, a fim de que o projeto deve ser criado.

    – acredito que a frase “quem sabe, assim…” Trouxe um ar de dúvida, o que não poder ter em uma redação argumentativa, mostre que você tem certeza do que está falando. Coloque “Assim, vai se estimular a educação…”

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