Os efeitos da obesidade da sociedade brasileira

  • 0

 

Na série norte-americana “Insatiable” é retratada a vida de uma jovem acima do peso, que mantinha hábitos alimentares não saudáveis e, frequentemente, sofria preconceito por seu corpo. Fora da ficção, no cenário brasileiro, inúmeros indivíduos encontram-se em situação semelhante à da série, evidenciando o quadro preocupante em que a saúde brasileira está inserida. Dessa forma, convém discorrer sobre os efeitos e fatores que levam a esse panorama.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a manutenção de uma rotina repleta de alimentos industrializados e gordurosos, incluídos no cardápio de parcela significativa da população, implementados à negligenciação de atividade física regular, culminam no comprometimento da saúde física e psicológica a longo prazo, com surgimento de doenças como ansiedade e pressão alta. Nesse sentido, pesquisas dirigidas pelo IBGE apontam que cerca de 50% dos homens e 48% das mulheres estão acima do peso ideal, refletindo, por conseguinte, a falta de incentivo de se cuidar e a insuficiente condição para uma alimentação adequada.

Em segundo plano, é evidente que a prática do bullying, a partir da fisionomia fora dos “padrões” midiáticos e históricos da sociedade, corroboram para a degradação da autoestima e ampliação do método da automedicação. De maneira análoga, no livro “Sociedade do Espetáculo” elaborado pelo escritor marxista Guy Debord, é mostrada a mediação das relações interpessoais por imagens, perpetuando, desse modo, o uso de medicação não prescrita para perder peso ou obter outros efeitos. Logo, há a ocorrência do auto-abandono e do uso indiscriminado dessas drogas.

Portanto, os efeitos da obesidade para a sociedade brasileira são passíveis de ação imediata. Assim, compete ao Ministério da Saúde, em conjunto das plataformas digitais de acesso público, promover a disseminação de práticas fáceis e economicamente populares para uma rotina adequada de cuidados com a saúde, através da criação de páginas virtuais com conteúdo explicativo e profissionais de nutrição disponibilizados para acompanhamento dos cidadãos. Com o fito de que o país seja adotado de baixas taxas de peso exacerbado e comprometimento com a saúde nacional.

 

Edit: Adaptações feitas de acordo com  as correções. Se puderem ver se melhorou eu agradeço!!!

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá sou iniciante, mas irei deixar algumas considerações sobre a sua redação. Notei que o nome da série está escrito errado, o correto seria “insatiable”, talvez tenha sido apenas um deslize na hora de escrever, por isso é sempre importante revisar a redação.
    Sua introdução está boa, porém talvez no seu desenvolvimento você poderia ter se aprofundado um pouco mais no tema, por exemplo, ressaltando algumas doenças que a obesidade pode causar, como ansiedade, depressão e doenças fisiológicas.

    • 1
  2. 👉Primeiramente, boa redação, gostei muito dela. Entretanto, achei que o 2 parágrafo não esteja no mesmo nível que os outros.
    👉 Apesar das marcas argumentativas, vejo ele muito mais como expositivo. Perceba que no terceiro parágrafo você termina com uma boa análise argumentativa. Muito diferente, para mim, do que você faz no segundo.
    👉 Gostei da intervenção, está muito boa a estrutura. Mas me pergunto, será que as ações não poderiam ter sido tomadas em um órgão brasileiros. A proposta além de criativa, tem que ter soluções viáveis. Poderia mostrar como as autoridades e instituições brasileiras atuariam a longo prazo, e o que se espera da população a curto.
    👉 A estrutura textual em si tá muito boa. Além disso, é visível o seu conhecimento de outras áreas do conhecimento assim como de marcadores coesivos.
    .

    • 1
  3. Bom dia! Sua redação está bem feita.
    Evite escrever palavras na redação com final ….ndo. Pois é gerúndio e deve ser evitado na redação do ENEM.
    Seu desenvolvimento e conclusão ficaram incompleto, treine redações completas e com mais critica nos desfecho final ai no meu canal no Youtube.
    Sucesso nas próximas redações…

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 140

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Nota Final
    660

    • 1
  4. Olá , bom dia !

    A redação tem uma boa construção gramatical , com poucos desvios ortográficos e fazendo bom uso de pontuação. No entanto, no que diz respeito ao repertório sociocultural ,apesar de revelar um bom conhecimento de mundo e analogias de forte apreço,o texto careceu de uma perspectiva mais ampliada de modo que contextualizasse mais os argumentos defendidos ,assim, facilitando compreensão do leitor. A intervenção poderia ser mais enriquecida em detalhes ,e a falta de alguns conectivos nesta, colaborou para tal déficit.

    Nota : 600

    • 1
  5. Aconselho evitar a voz passiva, tal como você usou no segundo parágrafo.
    Os dois paragráfos de desenvolviomento não retomaram de maneira direta as suas respectivas introduções, deixando confuso a argumentação e o que apresentado na introdução. Por fim a intervenção estatal não envolve um agente estatal, pois a OMS é apenas um órgão de aconselhamento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.