Os efeitos da má gestão hídrica no setor energético brasileiro

  • 0

De acordo com o filósofo grego Tales de Mileto: ” tudo é feito de água “, o filósofo está se referindo à grande importância desse elemento para os seres vivos. A gestão dos recursos hídricos, tem como objetivo, garantir a qualidade e liberdade da água para seus mais variados usos. É notório que essa meta não está sendo bem sucedida no Brasil e por consequência disso, há a mudança climática que causa, também, a seca de reservas hídricas.

O mau uso da água no nosso país está sendo refletido nas mudanças climáticas percebidas em algumas regiões, como o Nordeste, que tem um clima bastante seco e quente por falta da chuva, o que pode causar e/ou agravar doenças respiratórias, como a bronquite asmática.

Por consequente, acontece a seca de reservas hídricas, que, por não estar chovendo, a natureza não consegue se autoregular, o que reduz a recarga de água. É um exemplo disso, a divulgação da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) que fala sobre a crise hídrica em Brasília ser bastante grave. Segundo a pesquisa, o reservatório de Santa Maria atingiu o menor níveil já registrado: 27,8%.

Portanto, é correto afirmar que o tema citado é um problema a ser solucionado no Brasil. Para que melhore a administração hídrica no país urge que o ministério do meio ambiente entre com um projeto de lei entregue a câmara para uma preservação e segurança mais rígidas das nascentes e matas ciliares, e também, cabe à sociedade desenvolver o uso consciente da água. Espera-se, assim, que desevolva uma sociedade mais consciente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite!
    Gostei bastante da sua redação e principalmente da conclusão.
    Só senti falta de argumentos mais detalhados ao longo do texto, como por exemplo no segundo parágrafo ( O que seria mau uso da água?) e também no ultimo parágrafo onde é falado como proposta de intervenção o uso consciente da água (mas o que seria uso consciente da água?).
    Temos que escrever a redação de uma forma detalhada que fique claro para alguém que não conhece nada sobre o assunto.
    Espero ter ajudado! Continue escrevendo, você vai longe!

    • 1
  2. “filósofo grego Tales de Mileto: ” tudo é feito de água “, o filósofo…” – vírgula para separar o aposto. E eu colocaria um ponto após a citação também.
    “recursos hídricos, tem como objetivo, garantir…” – erro nas duas vírgulas
    “variados usos. É notório que…” – falta de um conectivo
    “causar e/ou agravar” – não use “e/ou”
    No geral, a tese foi bem apresentada, porém, não muito bem trabalhada. Achei o segundo parágrafo um tanto quanto sem sentido no desenvolvimento do texto, talvez por conta da falta de conexão dos pontos, principalmente pela falta de conectivos (fator muito importante, que faz falta).
    A conclusão tem uma ideia central, mas ficou vaga, e aberta demais. Tente deixar ela bem explicadinha, afinal, corresponde a um quinto da nota. Eu, por exemplo, colocaria uma maneira de conscientizar a população no plano central, e em apoio um endurecimento do Governo acerca da legislação.
    Assim, acredito que a nota ficaria na casa dos 700 pontos, num modelo ENEM.

    • 0
  3. competência 1 = 160
    competência 2 = 160
    competência 3 = 120
    competência 4 = 160
    competência 5 = 160
    obs= os períodos estão muito longos. Ex= segundo paragrafo .
    faltou detalhar na conclusão.
    tente relacionar de forma mais coesa o seu repertório ao tema,por meios de
    conectivos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.