os efeitos da flexibilização do uso de agrotóxicos no Brasil

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Na obra “Utopia”, do Inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na atualidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que os efeitos da flexibilização do uso de agrotóxicos no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um impasse em virtude do alto consumo de agrotóxicos e base educacional lacunar.

Convém ressaltar, a princípio, que o aumento da ingestão dos pesticidas acentua o impasse. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988 institui direitos iguais e bem-estar social a todos. Entretanto, a lei torna-se incoerente, visto que ações do Estado para combater a ampliação do uso de defensores agrícolas são escassas, o que promove a ineficiência da Legislação. Diante disso, esse cenário é ocasionado pela carência de incentivos a produção e venda de produtos orgânicos, o que contribui para problemas de saúde – como intoxicações e alergias – e impactos ambientais – por exemplo, a erosão de solos-. Dessa forma, uma mazela na hodierna.

Outrossim, outra dificuldade é o sistema de educação ineficiente. Nessa conjuntura, segundo o filósofo Sêneca, “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”  Contudo, a afirmação é antagônica a atualidade, dado que as escolas não impulsionam palestras sobre as consequências da flexibilização dos agrotóxicos. Desse modo, favorece a banalização do entrave e a desinformação da população.

Portanto, medidas são necessárias para alterar o impasse. Logo, o Poder Executivo – órgão responsável por executar as leis do país – deve proporcionar campanhas públicas sobre a importância do consumo de produtos orgânicos e incentivos para a criação de hortas residenciais, por meio dos canais de comunicação – como televisão e redes sociais – a fim de desenvolver uma sociedade mais sustentável. Além disso, cabe ao Ministério da Educação direcionar palestras as escolas sobre as consequências da flexibilização do uso de defensores agrícolas. Assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.

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4 Correções

  1. Oi boa noite
    Caraca smei sua redação
    Introdução excelente
    Desenvolvimentos bons e argumentativos com otimas citações e alusões.
    So no segundo desenvolvimento podia ter argumentado mais.
    Otima escrita também
    E ótima proposta de intervenção.
    Desde já parabéns!!!!!!
    ((Obs: sei o básico de redação e tentei ajudar no que entendo)))

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  2. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 200

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

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  3. Olá, vou tentar te ajudar….

    C1: 200. Não vi erros, muito boa a sua escrita.

    C2: 160. Ótimos dados e repertório. Porém, não ficou explicito na sua introdução o motivo de abordar sobre o alto consumo de agrotóxicos e base educacional lacunar com o tema proposto, poderia ter explicado melhor.

    C3: 160. O primeiro argumento ficou ótimo, mas o segundo poderia ter explorado mais.

    C4: 200. Bons conectivos, parabéns!

    C5: 200
    AGENTE: Contém.
    AÇÃO: Contém.
    MODO: Contém.
    EFEITO: Contém.
    DETALHAMENTO: Contém.

    NOTA: 920.

    Parabéns, pelo o seu texto!

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  4. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 200

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
    (Ótimo e diversificado repertório, mas quanto à estrutura do texto, tente escrever parágrafos com um número aproximado de linhas entre eles, evite elaborar um parágrafo com 8 linhas e outro com só 5, por exemplo)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    (Procure detalhar melhor sua tese e diversificar seu ponto de vista no decorrer do texto. Seria interessante mostrar outras perspectivas sobre o tema, justamente como forma de embasar e enriquecer sua argumentação)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180
    (Não esqueça de deixar claro para quem se destina, e opte por concentrar sua proposta em uma única e bem detalhada ao invés de detalhar pouco uma delas)

    Nota final: 940
    Excelente!!!

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