Os efeitos da falta de proteção ambiental na sociedade brasileira

  • 0

Segundo o sociólogo alemão Georg Simmel, o termo “Atitude Blasé” designa a indiferença da população frente a problemas que deveriam receber atenção. Dessa forma, percebe-se a normalização dos desastres ambientais causados pelo ser humano na contemporaneidade. Sendo assim, a sociedade capitalista e a ausência de medidas governamentais pioram essa questão.

Em primeiro lugar, com a ascensão da Primeira Revolução Industrial, a ideologia política do capitalismo surgiu fortemente em boa parte do mundo, visando o lucro de todas as formas, e por vezes agredindo o meio ambiente no seu processo de produção. Nessa conjuntura, fica clara a contribuição de grandes empresas capitalistas para a produção de materiais não biodegradáveis e emissão de gases poluentes na atmosfera, o que piora a condição do meio ambiente.

Ademais, a negligência do estado é outro fator preocupante para o aumento dessa problemática. Segundo um estudo feito pelas Nações Unidas, 527 ambientalistas foram assassinados no território brasileiro de 2000 a 2015. Nesse sentido, a preservação do meio ambiente é dificultada, evidenciando a ineficiência das leis ambientais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Tendo em vista os fatos apresentados, medidas de intervenção são essenciais. Primeiramente, é importante que o governo aumente as multas e penas de prisão para infratores das leis ambientais, para que a biodiversidade brasileira seja preservada da melhor forma. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente, deve proibir a comercialização de materiais não biodegradáveis, como sacolas e canudos plásticos, a fim de que haja menos poluição nas cidades brasileiras.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:
    Começou bem. Apresentou repertório de cara, isso é muito bom. Deu pra ver sua tese e ter uma noção do que será abordado. Bom trabalho.

    Desenvolvimento 1:
    Excelente. Fez uma alusão histórica e contextualizou para prosseguir com a argumentação em defesa de sua tese. Sua estrutura argumentativa é muito boa.

    Desenvolvimento 2:
    Seu uso de conectivos está ótimo, apresenta bom repertório. Só tenho uma ressalva, você falou que as leis ambientais não estão sendo cumpridas, entretanto, você não citou nenhuma lei ambiental, isso deixa uma pulga atrás da orelha do corretor. Tudo tem que estar muito bem especificado, então se você diz que uma lei não está sendo cumprida, diga qual é essa lei em algum momento do texto.

    Conclusão:
    Sua conclusão está um pouco incompleta, não satisfaz todos os requisitos de uma proposta de intervenção do Enem, sugiro que revise e pesquise sobre como elaborar melhor as propostas.

    Em suma, você escreve muito bem, não identifiquei nenhum desvio gramatical, você apresenta repertórios e usa bem os conectivos principais. Minha sugestão é que você busque aprimorar sua proposta de intervenção para melhorar ainda mais seu texto.

    Nota:
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 120
    Total: 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.