Iniciante

OS EFEITOS DA FALTA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 2

A Constituição Federal de 1988 estabelece que um meio ambiente preservado é direito de todos e de responsabilidade estatal e social. Contudo, a análise de desastres ambientais recentes, como o rompimento da barragem em Mariana, no ano de 2015, reintegra a dificuldade brasileira no âmbito da proteção ecossistêmica. Nesse viés, convém avaliar tal quadro, o qual promove não apenas a destruição da biodiversidade nacional, como também a intensificação de mudanças climáticas.

A priori, é válido ressaltar que o desmatamento na Amazônia foi agravado pela redução de fiscalização ambiental em função do isolamento social, provocado pela pandemia de coronavírus. Consoante dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Ambientais), a devastação amazônica aumentou 34% em relação ao mesmo período de 2019. Por conseguinte, o número de espécies ameaçadas de extinção tende a subir, uma vez que o habitat natural dos bichos foi abalado, suscitando graves danos à biodiversidade brasileira. Sob esse prisma, pode-se citar o conceito de ética ambiental, proposto pelo filósofo Peter Singer, o qual manifesta o dever da sociedade em assumir uma postura moral em relação ao meio ambiente, respeitando todas as formas de vida na Terra.

A posteriori, é fato que a falta de preservação ambiental está diretamente relacionada às mudanças climáticas vigentes. De acordo com a organização não governamental WWF, as transformações no uso do solo e o desmatamento fazem o Brasil ser um dos líderes mundiais em emissão de gases de efeito estufa. Dessa forma, ainda que o país tenha sediado eventos como a ECO-92, a qual moldou ações com o objetivo de proteger o meio ambiente, não tem sido bem-sucedido na supressão dos impasses ecológicos. Assim, tal cenário representa um panorama preocupante, visto que evidencia uma real ameaça não só à sociedade atual, como também às gerações vindouras.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o MEC (Ministério de Educação e Cultura), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, promova, por meio de verbas governamentais, palestras em instituições educacionais de nível fundamental e médio, as quais devem ser ministradas por ativistas e ambientalistas, a fim de incentivar o debate acerca da primordialidade de uma efetiva proteção ambiental. Tais palestras devem estar também disponíveis nas redes sociais dos ministérios, para que alcancem um maior público. Somente assim, a sociedade brasileira terá seu direito previsto pela Constituição efetivado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oiii Yane, tudo bem ?? Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser ? Qualquer erro, me corrija, pfvr. =)

    INTRO
    -ausência de vírgula: “A Constituição Federal de 1988, estabelece…”
    -sem mais erros
    -tese bem apresentada e estruturada
    -2 problemáticas facilmente identificadas
    -o parágrafo obedece, corretamente, ao modelo padrão do Enem, muito bom

    D1 (destruição da biodiversidade nacional)
    -cuidado com termos tipo “a priori”, alguns corretores consideram ‘arcaico’, eu mesma não vejo problema, mas sempre bom tomar cuidado
    -ausência de vírgula: “…aumentou 34%, em relação ao mesmo período de 2019.”
    -gostei muito desse parágrafo, porque você trouxe 2 repertórios e, ainda sim, conseguiu bom espaço para sua argumentação, o que ficou muito bem colocado
    -argumentação pertinente e ótimo uso de repertórios

    D2 (intensificação de mudanças climáticas)
    -não identifiquei nenhum erro
    -argumentação pertinente
    -excelente uso de repertório vocabular e sociocultural

    CONCLUSÃO
    -ação: promova palestras em instituições educacionais de nível fundamental e médi
    -meio/modo: por meio de verbas governamentais
    -agente: MEC, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente
    -finalidade: a fim de incentivar o debate acerca da primordialidade de uma efetiva proteção ambiental
    -detalhamento: as quais devem ser ministradas por ativistas e ambientalistas. Tais palestras devem estar também disponíveis nas redes sociais dos ministérios, para que alcancem um maior público.
    -atendeu aos 5 critérios e ficou muito bem desenvolvida

    |FEEDBACK|
    Nossa, Yane, me ensinaaaa! Você escreve super bem, tem um ótimo dominio da norma culta padrão, além de ter argumentado perfeitamente mesmo com vários repertórios em um mesmo parágrafo. Sem palavras pra essa redação! Parabéns, pelo texto, com certeza você irá tirar uma nota muito boa no enem, se não os 1000. =)

    |NOTA POR COMP|
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 980

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

    • 2
  2. Evite usar a expressão “é mister”, “a priori”, “a posteriori”, assim como o famoso “hodiernamente” e outros preciosismos. É uma tentativa desnecessária de demonstrar erudição :)

    O segundo período da conclusão está gigante, porque você escreveu todos os elementos e ainda detalhou tudo na mesma frase. Sugiro uma reescrita.

    No mais a redação é boa, parabéns

    • 0
  3. Tenho que concordar com as outras redações, é um texto incrível! Só é necessário tomar cuidado com as vírgulas, mas pelo texto estar excelente talvez nem tirariam ponto por isso. Não vou entrar em detalhes, pois a primeira correção já disse tudo e apontou onde estão os erros.
    Pontos por competência:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Nota total: 960

    • 0
  4. Competência I: 200 (Excelente domínio da norma culta)
    Competência II: 200 (Argumentação consistente, estrutura impecável e repertório excelente)
    Competência III: 200 (Excelente organização das informações)
    Competência IV: 200 (Boa articulação e utilização de recursos coesivos)
    Competência V: 200 (Proposta de intervenção referente ao tema e detalhada)
    1000

    Parabéns pelo texto. Inclusive, vou adotá-lo como modelo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.