Os efeitos da falta de proteção ambiental na sociedade brasileira

  • 0

Em meados do século passado, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro cujo título é até hoje conhecido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, o cenário em que o país se encontra é diferente, graças à falta de proteção ambiental. Desse modo, pode-se analisar a omissão governamental e a falta de conhecimento populacional como causadores da problemática.

Sob esse viés, é lícito postular a falta de empenho do governo como estimulador desse revés. De acordo com a Constituição de 1988, é dever do Estado garantir a preservação do meio ambiente. Porém, existe uma brecha no regulamento, pois existem altos índices de desmatamento e queima de combustíveis fósseis, o que causa o aumento do aquecimento global e poluição do ar.

Ademais, outro fator a salientar é a alienação populacional. Segundo o pensamento de Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Por isso, ao desconhecer sobre os efeitos da poluição do ambiente, com descarte incorreto de lixo, a sociedade contribuí para a contaminação dos mares e, por consequência, a morte dos animais.

Sendo assim, medidas são necessárias para alterar esse cenário. É fundamental, portanto, que o governo, na figura do Ministério do Meio Ambiente, efetue ações de um modelo sustentável, ao diminuir a utilização dos recursos naturais para que as gerações futuras possam desfrutá-las. Além disso, é vital que o Ministério da Educação, utilize de mecanismos que interesse os estudantes sobre a importância da natureza, a fim de conscientizar e incentivar a preservação, através de propostas culturais com um aprendizado profundo do planeta. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país do futuro.

 

Ps: Se não for pedir muito, corrijam no modelo do ENEM. Desde já, grata!

Compartilhar

3 Correções

  1. Oie Laisla, vamos lá!
    Primeiro quero disser que estou aprendendo a como corrigir redações, caso veja algum erro!
    Sua redação está bem estruturada com poucos erros de pontuação, você tem um bom repertório, citou informações e conseguio desenvolver, parabéns! Sua solução foi muito boa.
    C1: 160
    C2:160
    C3: 160
    C4: 140
    C5:200
    Nota final: 840
    Bom estudos!!!

    • 1
  2. olá, gostei da redação. No início fiquei um pouco perdida em relação ao que você apresentou como repertório, mas vi que você retomou na conclusão e é compreensível sua contextualização. Só uma observação a respeito do parágrafo 2 linhas 3 e 4, houve uma repetição do verbo existir, acho que você poderia trocar por “Porém, existe uma brecha no regulamento, {evidenciada} pelos altos índices de desmatamento e queima de combustíveis fósseis…” por exemplo.

    • 1
  3. Olá Laisla,
    Primeiro quero dizer que estou aprendendo a como corrigir redações, caso veja algum erro!
    A sua contextualização foi ótima, você deixou claro qual seria a tese a ser abortada,gostei bastante. Os seus dois desenvolvimentos foram bem objetivos e você soube articular bem as suas ideias. Claro, tenho que lembrá-la para tomar mais cuidado nas pontuações, houveram alguns erros, então fique atenta a isso. A sua proposta de intervenção foi perfeita, pude ver que você soube colocar todos os requezitos que são preciso na conclusão. Bom, continue praticando e prestando mais atenção nas pontuações. Parabéns por desenvolver uma redação tem objetiva e firme! bons estudos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.