De acordo com o filósofo grego Sócrates, um indivíduo deve conhecer a si mesmo e concientizar-se de sua ignorância, para que, então, seja sábio. Assim, pode-se inferir que, na contemporâneidade, a falta de autoconhecimento submete o sujeito a influências e manipulações no âmbito digital, de modo a torná-lo dependente das instigações digitais.
Em primeiro lugar, vale mencionar que, ao acessar as plataformas de comunicação, o sujeito está inteiramente exposto a todo tipo de propaganda e conteúdo que, quando usados de modo precipitado, transformam-se em informações potencialmente alienaveis para o usuário. Em um relatório divulgado pela empresa Hootsuite, cerca de 54% dos compradores digitais são manipulados inconscientemente para adquirir o produto, resultado este, atingido través da obtenção dos dados de pesquisa do cidadão, e indução de suas ações.
Ademais, a imposição de um padrão para ser aceito pelos navegadores, tem levado significativa parcela da população conectada a realização de plásticas, e diversos procedimentos estéticos, para se enquadrarem nas normas requisitadas. Com isso, o número de selfies inovadoras aumentam, e as idealizações originam “pessoas falsas”, que se encontram em uma “bolha”, fora de sua realidade e de seu ser humano verdadeiro.
Contudo, os resultados da ausência de autoconhecimento do indivíduo na era digital se tornam avassaladores e desproporcionalmente parâmetrados. Dessa forma, compete às plataformas sociais, disponibilizarem manuais de prevenção aos ataques e influências cibernéticas, auxiliando, ainda, na proteção virtual do usuário contra golpes e manipulações. Adicionalmente, o Estado deve contratar especialistas em tecnologia e ajuda psicológica, para propagar em escolas e universidades, o ideal de conhecer a si próprio e seu posicionamento individual, por meio de reflexões e exercícios, contribuindo, assim, para a independência moral e obtenção da plena sabedoria, como propôs Sócrates.
Lucas Marinho
Boa tarde sou iniciante em redação mas gostei do seu texto.
Texto muito bem escrito e objetivo. No primeiro parágrafo, já há uma clara ligação histórica com o tema pedido e isso é importante, pois mostra conhecimento.
Conclusão: bastante completa, apresentado assim uma solução plausível para o problema.
Parabéns
OseiasTavar
Olá!
Deu para ver que você trabalhou bem com as citações e argumentos que ratificam sua tese, como os índices estatísticos apontados no segundo desenvolvimento.
Pontualmente quero dizer apenas para você tomar cuidado com as vírgulas, o excesso da mesma pode mudar a coesão textual.
Nota: 680
Kaique Dos Santos Almeida
Olá! Parabéns por escrever.
Vamos a redação:
Vou começar pelo segundo desenvolvimento, pois ele foi um divisor de águas em todo o seu texto, uma vez que você relacionou muito bem a introdução com o primeiro desenvolvimento. Sendo assim, seu terceiro parágrafo não fugiu do tema, mas tangenciou pela forma em que você abordou a superficialidade do meio digital, visto que o assunto está dentro do temática levantada, mas não como uma consequência exclusiva que seriam as plásticas, sendo que roupas, celulares, jogos e padrões de vida também são almejados nas redes digitais.
Nesse sentido, fica claro que tanto a introdução e o desenvolvimento um foram bem amarados, mas isso também não significa que o desenvolvimento dois foi todo desconexo a temática.
Logo, a conclusão traz uma boa resposta a alienação e a construção do autoconhecimento individual, porém seria mais interessante uma melhor relação entre as plataformas sociais e o Estado.
Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
Nota: 700
Rumo ao 1000!
Geraldo157
Desenvolvimento 2 sem correlação com a consequência proposta na introdução onde a dependência dos usuários não tem nenhuma ligação com a influencia sofrida por eles. Pelo menos não dá maneira desenvolvida.
Senti a falta de conhecimento sociocultural a fala de Sócrates foi boa e o uso de estatística ficou bem usada tbm porém faltou ligação entre elas nos outros parágrafos.
Proposta de intervenção que atende no máximo 3 dos 5 aspectos necessários pelo Enem.
Competência 1:200
Competência 2:120
Competencia 3:120
Competência 4:160
Competência 5:120
Total:720